Alita – O que você NÃO ENTENDEU ao assistir

O mangá cyberpunk Battle Angel Alita, ou Gunnm no original, é uma obra de Yukito Kishiro que começou a ser serializada em 1990.

Q DbpUKL

A obra rendeu três séries de mangás, um livro, um OVA, um clipe em 3D, um jogo e, agora, uma adaptação de Hollywood.

ATENÇÃO: Este artigo contém spoilers. Ele é destinado a quem já assistiu o filme ou não liga em receber revelações gratuitas.

Nas Telonas

O aclamado diretor James Cameron se interessou pessoalmente pela história de Alita (ou Gally na versão japonesa) que reivindicou os direitos para a produção de um filme, que há varios anos vem sido planejado. Finalmente o projeto foi finalizado em 2019, com a tentativa bem sucedida de unir filmagem real e computação gráfica na mesma imagem.

c a f e bd

O filme se baseia nos primeiros quatro volumes do mangá. Porém, a jornada pela identidade perdida da protagonista se estende não só pelos nove volumes do primeiro mangá, mas por todas as séries lançadas.

Para resolver o problema, alguns elementos mostrados em partes mais avançadas da história foram trazidos e outros foram modificados.

A seguir o R2PG mostrará alguns elementos que mudaram ou não ficaram perfeitamente claros no filme.

Passado de Ido

Daisuke Ido, no filme chamado Dyson Ido, é o cybermédico responsável por resgatar Alita.

No filme, ele dá esse nome à garota por ser o nome de sua falecida filha com sua ex esposa Chiren.

No mangá, o nome Alita (ou Gally na versão japonesa) vem de seu falecido gato de estimação.

Capturar
Ido e Gonzo encontram Alita/Gally

A personagem Chiren não está presente no mangá. Ela foi introduzida na OVA e somente no filme o casamento e a filha existem.

Também é só no filme que Ido retira a tatuagem na testa que marca sua iniciação como cidadão de Zalem.

Sua ajudante no filme é uma mulher, mas no original é um homem chamado Gonzo.

Curte cyberpunk? Da uma conferida nos Wallpapers que separamos para vocês!

Amigos

No filme, Alita conhece Hugo e sua turma jogando motorball de rua e saindo como jovens comuns. No original, não existe nenhum estilo de vida tão “sadio” na sucatópole.

Os únicos amigos que Alita faz são os outros guerreiros-caçadores, que têm um estilo de vida muito mais adulto e violento.

yugo
Hugo roubando uma coluna no OVA

Hugo é praticamente a única pessoa que Alita conhece no mangá com sua mesma idade mental. Apesar de todo o relacionamento dos dois ser muito fiel no filme, Hugo originalmente rouba colunas espinhais de ciborgues, ao invés de peças especiais.

Inimigos

Grewishka é uma adaptação de Makaku, o primeiro grande inimigo de Alita. O background é bem fiel ao do mangá, mas adiciona a intervenção de Chiren como no OVA. A origem do seu Grind Cutter também é modificada. Hugo não a rouba de um vencedor do motorball, mas a arma já vem no corpo de luta do campeão da arena de batalha.

zapan berserker
Zapan com o corpo Berserker

Zapan é um inimigo que, apesar de aproveitado em suas ações, possui uma profundidade psicológica maior e mais obscura no mangá. Na obra, ele não possui a Damascus Blade, que só aparece muito depois, mas se apodera de um corpo Berserker.

Desty Nova é mostrado no filme como o inimigo das forças marcianas e pode ser considerado o símbolo de Zalem. No mangá, entretanto, ele é um cientista brilhante e insano que é exilado da cidade voadora. Ele segue seus estudos sobre o karma sem nenhum escrúpulo e se põe contra Alita em diversas situações em muitas ocasiões, mas em outras também serve como aliado.

Motorball

O esporte criado para o universo de Battle Angel Alita é bem aproveitado no filme, mas seu funcionamento não é esclarecido.

O “Motorball de rua” que os amigos de Hugo jogam simplesmente não existe no mangá. O objetivo parecido com o basquete também não. Uma liga amadora é citada, que aconteceria nas ruas, mas não é mostrada,

A bola do motorball possui várias elevações que são ativadas como um acelerômetro, criando um movimento constante e aleatório. o movimento pára quando um jogador introduz os dedos em buracos que lembram uma bola de boliche.

when motorball goes
Motorball em toda a sua ação

A velocidade dos jogadores é em média de 300 km/h. As voltas da corrida são contadas quando a bola, e não os jogadores, cruza a linha de chegada. Quem possuir a bola quando esta completar a quinta volta (ou se for o último jogador restante).

Um Spin-off que se passa antes dos eventos de Alita, mostra como o esporte deixou de ser baseado nas habilidades de corrida para se tornar a carnificina que o público preferia.

Existem 10 circuitos de motorball na sucatópole. O esporte é separado em três ligas. A liga da primeira divisão é transmitida para Zalem, mas ao contrário do filme, o grande campeão não recebe a chance de morar lá.

Universo

O filme cita a data como 2563 D.C. No mangá, foi adotado um calendário chamado Era Sputnik, que começa em 1957, quando o satélite soviético foi lançado.

No filme, Ido diz que pessoas de todo o mundo se refugiaram ao redor da sucatópole como se todo o resto do mundo fosse desabitado. No mangá porém, várias partes da terra são habitadas.

Zalem e a sucatópole se encontram onde uma vez fora Kansas City. Toda a parte do mangá em que Alita viaja pela terra é para algum lugar que pertencia aos EUA.

image
Esquema do anel orbital da Terra

Além de Zalem, uma cidade espacial divide o mesmo eixo vertical e se chama Jeru. Estes nomes vêm da versão japonesa, onde Alita se chama Gally. Na versão americana, a referência judaica continua e as cidades foram batizadas Tiphares e Ketheres.

Os flashbacks que ocorrem a Alita durante o filme não existem no mangá àquela altura da história.

O corpo Berserker, com o quela Alita sente uma conexão no filme, é encontrado por Ido no mangá, antes dele encontrar Alita.

Um grande mundo

Yukito Kishiro criou um mundo extremamente complexo e completo. Mesmo o que está neste artigo não passa do topo do iceberg.

Se você gostou do filme, com certeza vai amar o mangá e se encantar com o universo cheio de lutas, jornadas e filosofias.

Comentem o que acharam. Deixamos passar algum ponto digno de nota? Gostariam de ver um Juro que é Bom desse filme? fala com a gente!

Por hoje é isso, galerinha. Sejam felizes!

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters