Twisted Metal Head-on – Time Devourer

Você terá direito a um desejo, não importa o valor, tamanho ou mesmo a realidade. Basta destruir todos os outros que também buscam o prêmio usando seu veículo predileto. Muito sangue, gasolina e óleo de motor serão derramados por todo o mundo.

Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo!

teaser big x
O jogo que revela o passado enterrado

A Incognito foi uma subsidiária da Sony baseada nos EUA criada em 1999. A maioria da equipe veio da SingleTrac, criadora do primeiro Twisted Metal e na época prestes a fechar. Em 2009 a Incognito também fechou as portas e a maioria de seus empregados continuou sob o nome de Eat Sleep Play.

 

O gênero

Combate veicular é um gênero de jogos que atingiu seu auge no fim dos anos 90, mas que hoje está praticamente extinto. A mistura de veículos e armas não é nada novo. Em 1980 um jogo de tabuleiro chamado Car Wars foi lançado, com um sistema versátil e expansível que permitia até jogos de RPG. Inspirado nisto, em 1985 o RPG eletrônico Autoduel chegou aos PCs e consoles da época.

teaser big x
Ô vontade de fazer uma mesa de RPG com isso

Em 1991 Galaxy 5000 já mostrava uma corrida com armas extremamente divertida antes de Mario Kart e afins. Entretanto, trocar o foco de ‘velocidade com armas’ para ‘armas com velocidade’ é algo mais recente.

Em 1994 Quarantine mostrava uma cidade sem lei onde ser taxista significava explodir todos os criminosos enlouquecidos à frente usando as armas no lugar dos faróis.

Apesar de todas as variantes, um jogo de batalha no estilo arena que definiu o gênero só apareceu com Twisted Metal em 1995.

A Série

O diretor da série Twisted Metal é David Jaffe, que também dirigiu God of War.

YHF VTWL xO primeiro Twisted Metal foi lançado em 1995 pela SingleTrac. O gênero de combate veicular ainda estava em sua germinação. O jogo foi o primeiro a colocar carros em uma batalha no estilo arena.
Vários personagens selecionáveis, cada um com um tipo de veículo, de esportivo a carro de polícia, combatem entre si até sobrar um. O jogo possui várias características própria de sua época, como a visão em primeira pessoa com HUD em 2D e cutscenes gravadas em live action, que foram completadas, porém excluídas do produto final.

O sucesso do primeiro jogo encorajou a equipe a trabalhar em uma sequência. Com mais tempo de produção disponível, vários detalhes foram adicionados. O campo de batalha deixou de ser Los Angeles para ser o mundo todo. O jogo foi um sucesso ainda maior que seu antecessor.

Uma disputa contratual entre a SingleTrac e a Sony deu à última os direitos da série, que passou a ser desenvolvida por sua subsidiária 989 Studios. Twisted Metal III foi lançado com um desenvolvimento feito do zero que não agradou. É considerado o pior jogo da série.

Twisted Metal  4 apresentou inovações, mas também não foi suficiente para reconquistar todos os fãs.

toca race driver playstation back cover x
Sweet Tooth, o ‘mascote’ da série

A Incognito consegue reaver os direitos da franquia e lança Twisted Metal: Black, primeiro jogo da série a sair para PlayStation 2. Ele possui um clima ainda mais sombrio do que os outros .

Depois de Black, o último TM de PlayStation 1 apareceu: Twisted Metal Small Brawl retrata os personagens em versões infantis lutando por meio de carrinhos de controle remoto.

Uma continuação de TM:B estava em produção, assim como outros conceitos, porém a morte de seis desenvolvedores em um acidente aéreo levou todos ao cancelamento.

Twisted Metal  Head-On apareceu no portátil PSP e foi relançado para PS2 já sob a etiqueta da Eat Sleep Play.

Finalmente no PS3, Twisted Metal foi lançado em 2012 e é o último até hoje.

 

o jogo

Twisted Metal Head-On  foi lançado para PlayStation Portable em 2005. Foi o primeiro Twisted Metal  com modo online integrado. Em 2008  ele foi portado para PlayStation 2 com o subtítulo Extra Twisted Edition.

photo toca race driver x
Um grande conteúdo pode ser desbloqueado

Ele é um jogo de combate veicular, onde vários tipos de armas estão à disposição em uma arena para que os competidores se destruam até sobrar um só.

Cada personagem tem seu veículo, com características de força, velocidade e manobra próprias, além de um final próprio para a campanha.

18 veículos jogáveis estão presentes, mas 8 deles são desbloqueáveis. 10 estágios estão presentes na versão original e mais um na versão para PS2.

Extra Twisted Edition

Na versão para PS2 o jogo é o mesmo, porém vários extras estão presentes. Um documentário sobre a série, galeria de arte conceitual, conteúdo jogável da continuação cancelada de Black e os finais em live action  descartados do primeiro jogo.

 

enredo

William Sparks era um homem aparentemente comum e morre em um acidente de carro, que também clamou a vida de sua filha. No inferno, o diabo oferece a ele o poder de conceder desejos, contanto que ele organize torneios de corridas de demolição insanas. Ele aceita e passa a ser chamado de Calypso.

gran turismo playstation back cover x
Calypso no diálogo antes de conceder o desejo à vencedora

O primeiro torneio aconteceu em 1995. Calypso promete como prêmio um desejo, não importa o valor, tamanho ou mesmo a realidade. Calypso realmente tem o poder para garantir isso, mas ele sempre acaba iludindo o vencedor de alguma maneira.

Em 2006, o evento macabro passou a ser sediado em várias partes do mundo.  Anos mais tarde, chegamos ao nosso ponto inicial. Várias pessoas entram no torneio, buscando seus desejos realizados. Alguns querem dinheiro, outros poder, alguns querem o fim do Twisted Metal  e do próprio Calypso.

Mais uma turnê mundial de caos está prestes a começar. Nenhum lugar é seguro, mas só atrás do volante há alguma chance de atacar de volta.

 

música

Inon Zur é um compositor israelense que fez trilhas de jogos como Ace Combat Joint Assault Fallout 4. Suas trilhas orquestradas dão um clima cinematográfico aos jogos e com TM HO não foi diferente. Com uma ou mais músicas temáticas para cada estágio, o jogo conta com 21 faixas no total.

Uma das faixas é licenciada, Disaster Proof, da banda  LeVel.

 

Bem vindos ao twisted metal!

Um pacto com o diabo sempre é furada, e este jogo utiliza muito bem este conceito. Apesar de ser um jogo à primeira vista arcade, possui uma história muito elaborada e bem contada ao longo dos jogos canônicos. Como seria uma mesa com um mestre ao estilo Calypso?

Apesar de ser um gênero decadente atualmente, jogos de combate veicular ainda são extremamente divertidos e nada melhor do que revisitar os primórdios para encontrar um exemplar de qualidade. Agora é só jogar!

 

links

ISO de PSP

Emuladores de PSP

ISO de PS2

Emuladores de PS2

 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters