Metal Gear – Time Devourer

Uma potência militar surge praticamente do nada e se torna uma ameaça para os maiores exércitos do mundo quando uma inovadora arma nuclear é construída. Sabotar a ameaça parece a coisa mais sensata a se fazer, mas o soldado designado para isso vê que nada é o que parece…

Metal Gear - Time Devourer
A lenda de Hideo Kojima começa aqui

A Konami começou em 1969 vendendo e consertando jukeboxes e em 1973 entrou no mercado de jogos eletrônicos. Hideo Kojima se uniu à empresa em 1986 e no ano seguinte Metal Gear era lançado.

 

o jogo

Hideo Kojima foi contratado pela Konami em 1986 e foi posto na divisão responsável por desenvolver jogos para o MSX, um padrão de PCs com processador de 8 bits que fazia grande sucesso no Japão, Brasil e outros países. Sua biblioteca de jogos é vasta e muitas empresas focavam seus esforços criativos na plataforma.

MSX2 Metal Gear
O MSX2 lançado em 1995 foi o solo dos primeiros Metal Gear

Depois de alguns projetos inacabados, Kojima recebeu a ordem de fazer um jogo sobre guerra. As especificações da plataforma faziam com que as mecânicas de tiro fossem previsíveis antes mesmo de o jogo ser concebido. Para sair da mesmice, o game designer decidiu focar na tentativa de passar despercebido pelos inimigos.

Uma visão de cima permitia que o jogador tivesse noção da direção em que o inimigo estava olhando e dava opções de esconderijo. O fato de o inimigo só perceber o jogador quando está de frente para ele dá uma sensação de interatividade nova para a época, mesmo que não houvesse visão periférica alguma.

Snake Metal Gear 1987
Snake pode usar um item e uma arma por vez

A nova proposta de se infiltrar furtivamente ao invés de invadir com chuvas de balas era original. Os chefes eram outro ponto forte. Com passados militares diferentes e de respeito, cada um possui sua especialidade e exige uma estratégia diferente para ser derrotado.

Prisioneiros de guerra e aliados da resistência contra Outer Heaven dão dicas sobre inimigos e caminhos a seguir, além dos diálogos que revelam a história profunda e cheia de reviravoltas.

 

enredo

A 200 km da região de Galzburg, na África do Sul, uma fortaleza militar foi construída por um lendário soldado na década de 80. Chamada de Outer Heaven, era o abrigo de qualquer soldado sem propósito ou que fugia de seu propósito anterior. Um exército mercenário com toda a atenção de uma nação a seu dispor.

Em 1995, inteligências das grandes potências mundiais descobriram que Outer Heaven havia desenvolvido uma arma de destruição em massa. Tal arma era um trunfo estratégico imbatível e precisava ser destruída antes que fosse utilizada.

As forças armadas norte-americanas designam a unidade de elite FOXHOUND para cuidar do problema. Especializados em missões solo secretas, eram o grupo perfeito para o trabalho. Gray Fox era o melhor agente da unidade e foi designado para sabotar o tanque, mas acabou sendo preso. Sua última mensagem de rádio dizia “Metal Gear…”. 

Codec Metal Gear 1987
O Codec é o contato de Skane com Big Boss e outros

Além de eliminar a ameaça nuclear, a FOXHOUND agora também precisava salvar Gray Fox. Para isso, o chefe da unidade, Big Boss, designa Solid Snake. Snake era o menos experiente do grupo, mas mesmo assim era um soldado formidável. Ele se infiltra na fortaleza e entra em contato com a resistência ao regime de Outer Heaven e outros prisioneiros que o informam a localização de Fox. 

Snake se deixa ser preso para se encontrar com o colega e descobre que Metal Gear é um tanque bípede capaz de lançar mísseis nucleares de qualquer terreno. Cada segundo importa na caçada por uma maneira de destruir a ameaça.

 

referências?

Kurt Russel Metal Gear 1987
Kurt Russel começou a moda dos tapa-olhos que dominaram a série posteriormente

Assim como Policenauts e Contra, Metal Gear também entrou na moda da Konami de se inspirar em Hollywood. O nome Snake vem do personagem Snake Plissken dos filmes Fuga de Nova Iorque Fuga de Los Angeles. 

A capa do jogo remete a Kyle Reese do filme O Exterminador do Futuro. A partir do segundo jogo as artes dos personagens também foram retiradas de filmes.

 

Música

A trilha de Metal Gear ficou por conta de Iku Mizutani, Shigehiro Takenouchi e Motoaki Furukawa. Os temas casam com os momentos do jogo. A música de ‘infiltração’, chamada Theme of Tara é compassada, mas com notas longas, dando um ar de cautela. Red Alert toca quando Snake é detectado e dá um clima de fuga frenética.

Uma curiosidade revelada em Metal Gear Solid 4 é que o nome ‘Theme of Tara’ vem do fato de Kojima se referir à música cantarolando ‘tâ-râ’ durante o desenvolvimento do jogo.

 

Quando hideo se tornou kojima

Metal Gear é a primeira prova do gênio de seu criador, que continuaria evoluindo a série sempre na mesma veia inovadora por mais de 20 anos. Apesar de outros trabalhos, como Policenauts  e Zone of the Enders, a série Metal Gear é a maior parte de seu legado. Uma pena que teve um fim tão trágico…

O primeiro jogo teve um port tão modificado que recebeu uma sequência não-canônica para NES. Hoje ele pode ser jogado em celulares, seções retro das lojas virtuais dos novos consoles e em algumas coletâneas da série. Nunca é tarde para viver um clássico, obrigatório para fãs.

 

Links

ROM para MSX

Emulador de MSX

 

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Mais Votados
O mais novo Mais antigo
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Angelo Moreira

Recentemente a galera do 99Vidas fez um cast sobre o Kojima. Vale muito a pena e serve como complemento a esse artigo.
http://99vidas.com.br/99vidas-287-hideo-kojima/

Bem legal!

Gabriel Mota

Ótima dica!!

Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters