Animes de Corrida e Por Quê Assisti-los

Quantos animes de corrida você conhece? Bom, se você procurar uma lista, verá que há vários, mas provavelmente só vai conseguir ler a sinopse de cada um. Neste artigo vou pegar os que eu assisti e apontar os motivos para ver cada um.

No título de cada obra há um linkzinho esperto para você assistir. Infelizmente, o gênero de corridas não é tão difundido, apesar de haver sim um bom conteúdo. Por isso, nem todos estão disponíveis na nossa maravilhosa língua. Bora lá!!

 

Speed Racer

É bem provável que você reconheça

Speed Racer
O nome original é Mach GoGo

esse nome, mas se você só assistiu ao filme, também é provável que você não o respeite tanto. Porém, eu digo que esta animação que começou em 1967 tem tudo para te cativar. A originalidade e a intensidade das aventuras de Go Mifune (Speed Racer deste lado do mundo). Desde os mistérios da família aos grandes adversários, o que às vezes se misturam, Speed Racer é uma ótima pedida para quando você se sentir retrô.

 

Immortal grand prix

Immortal grand prix
O visual já é motivo o bastante para assistir

Abreviado como IGPX, é uma co-produção da Cartoon Network com o grande estúdio de animação japonês Production I.G. Duas séries saíram desta junção com o mesmo nome de IGPX. a primeira, com episódios de cerca de 5 minutos, é focada em combate de mechas. A segunda, com uma temporada normal de anime, cria um conceito com corridas de mechas e elementos de batalha.

Esta obra apresenta um novo esporte e constrói todo um cenário ao redor. Mundo, espectadores, drama, regras e apresenta tudo isso muito bem. Também é uma das melhores fontes para quem gosta de saber o que acontece dentro de uma equipe de corrida.

 

Initial D

Initial D
Um clássico muito fiel ao mangá

É óbvio que ele estaria aqui – é sem dúvida o mais popular do gênero hoje em dia. Seu estilo de corrida nas serras, ou tougepermite que tudo seja mais próximo da realidade do que a maioria dos animes de corrida e sua trilha eurobeat marcou sua identidade para sempre.

Ele é uma ótima pedida para te introduzir à cultura de carros por cobrir técnicas de corrida e mostrar modelos licenciados que todo fã de carros precisa conhecer.

 

Cyber formula

Cyber formula
Provavelmente a série mais completa do gênero

Produzido pela Sunrise, a mesma de Gundammanteve a qualidade do seu maior sucesso em Future GPX Cyber Formula. Nele, carros de corrida são dotados de AIs que auxiliam os pilotos em carros que podem chegar a mais de 400 km/h. Por isso, pistas maiores foram construídas no mundo todo para o campeonato mundial. A obra consiste de uma primeira temporada de 37 episódios e vários OVAs que continuam os outros anos do campeonato.

Motivos para assistir não faltam: são apresentados problemas que não ficam se arrastando para sempre – resolvem e pronto. Além disso, o realismo envolvendo todo o mundo das corridas profissionais surpreende para uma história que a primeira vista é só fantasiosa. Assistir a primeira temporada é como assistir a temporada de qualquer campeonato de corrida de verdade, algo muito bom e até agora sem igual para mim.

Como se não bastasse, o anime possui o melhor final de qualquer livro, filme, jogo ou anime que eu já vi. Recomendado fortemente para qualquer mestre.

 

yoroshiku mechadoc

yoroshiku mechadoc
O anime foi ao ar na Itália com o nome de ‘A Tutto Gas’

Uma pequena oficina sonha em preparar carros  cada vez melhores e passam por várias situações e campeonatos em busca desse sonho.

Um anime cativante onde muita coisa acontece nas pistas e não se gasta tempo demais fora delas. Além disso, o foco na parte mecânica e não em algum talento de pilotagem divino do protagonista (ok, ele é muito bom) já é um diferencial e tanto onde se pode aprender uma coisa ou duas e conhecer carros tão ‘raiz’ que fazem Initial D parecer um grande pote de ‘nutella’. E, de quebra, possui uma trilha sonora fantástica.

 

Capeta

Capeta
Uma história muito aclamada por quem entende de automobilismo

Se sua avó é daquelas que acha que toda animação japonesa é do diabo por algum motivo, ela pode achar que finalmente encontrou a prova, mas estará enganada. Apesar do nome, Capeta é a obra mais realista do gênero em todos os aspectos, desde a parte técnica ao drama pessoal.

A obra conta a história de Taira Kappeita, um pequeno garoto cuja mãe falecera. Ele nunca expressava suas vontades para não ser mais um peso para a vida já difícil de seu pai, mas um dia sua paixão pela velocidade se acendeu e falou mais alto. Daí em diante, uma brilhante carreira é contada com muitos detalhes.

A obra representa muito bem como é o início de carreira de um piloto de monopostos, ainda mais no caso de um garoto pobre. A família, os mentores e rivalidades são muito bem construídos, e a animação em 3D recebeu um cuidado muito especial. É uma pena que a animação não cubra todo o mangá.

 

Redline

Redline
Obrigatório para todos os amantes de animação

A paixão por corridas se estende por toda a galáxia e todos sonham em participar da maior de todas: a Redline. Um evento sem muitas regras, mas que neste ano particular tem um desafio ainda maior quando o exército do planeta escolhido como sede tenta proteger uma arma secreta…

Redline é um filme do mais alto nível de produção. Com ação incessante, bom humor e temas fortes, uma boa pedida para qualquer um que queira assistir um bom filme. O traço único e a trilha magnífica só somam á já ótima história.

 

wangan midnight

wangan midnightSe Initial D mostra o mundo do touge, Wangan Midnight nos apresenta o shutoko, rachas nas rodovias de Tóquio que focam em máquinas potentes e velocidades altíssimas.

Akio Asakura é um apaixonado por carros que encontra o chassi de um Fairlady Z (S30) e decide restaurá-lo. Coincidentemente, o nome do antigo dono do carro era igual ao seu e o carro misterioso acaba trazendo à tona seu próprio passado de várias maneiras…

A aura que envolve o chamado ‘Devil Z’  não tem nada de místico, mas na verdade reflete com maestria a paixão por correr de cada personagem.

 

além disso…

Além das animações, outros mangás de corrida nunca foram para as telas, mas não é por isso que não mereçam atenção. Entre eles há Over Rev!, Countach e Kanojo no Carrera, além dos já citados acima, que sempre tem algo a mais na versão de papel.

É isso por hoje pessoal. Eu não sou o Dimitri, mas tudo que está acima eu juro que é bom!

Vocês tem mais algum para adicionar à essa lista? Ela ainda está com espaço para mais. Quer tirar algum que não gostou? Nos diga o porquê nos comentários. Até a próxima!

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters