Arcanos e Suas Torres

“Nunca me esqueci do dia em que estava vagando pelas terras de Nilfgaard e após uma tempestade, uma torre surgiu do nada sobre um monte. Depois de investigar esse evento, descobri que se tratava da morada de um mago que, quando invadida, se teleportava como uma forma de proteção…” – Geraldo de Rivia.

torres magicas por Michal Kus
Arte por Michal Kus

Se existe algo que varia muito de RPG para RPG, é a magia. Em Tormenta, a magia se trata de uma força presente, ativa e muito influente. Já em Forgotten Healms, muitas vezes é vista como algo perigoso e incompreendido. Não preciso nem argumentar sobre a presença mágica em Harry Potter, algo bem diferente de cenários mais realistas como os usados em Call of Cthulhu.

Eu sempre me questionei sobre a melhor forma de se usar a magia em uma mesa de RPG e claro que não existe a resposta certa pra isso, afinal cada grupo de jogadores vai ter sua preferência, entretanto, existem alguns tipos de “exemplos” que Mestres iniciantes ou até mesmo experientes poderiam tirar proveito.

Se estamos falando de um mundo medieval fantástico onde a magia arcana é algo incomum como em Game of Thrones, fazer com que os arcanos, raros e incomuns, fossem pessoas procuradas, seja para serem mortas ou para uso particular de nobres já trará inúmeras fontes de heróis, vilões e aventuras para a mesa. Outra sugestão nestes casos é usar dos magos como professores reclusos que por serem tementes do uso da magia para o mal, ensinam apenas uma pessoa em toda sua vida. Estes mesmos magos, com toda certeza, não verão feiticeiros que usam a magia deliberadamente sem o sacrifício do estudo como algo benéfico ao mundo.

Legend of Korra EqualistsMas e se o cenário for tão mágico quando o castelo da Disney? Neste caso é sempre bom se preocupar com a liberdade caótica que isso dará ao mundo. Porque alguém se tornaria um guerreiro, quando ele pode usar de encantos para fortalecer seus músculos e conjurar armas brutais? A resposta mais viável seria: porque ele não é capaz de conjurar. Essa limitação pode vir de uma falta de capacidades mentais ou de um problema em sua genealogia. Esse guerreiro, incapaz de conjurar em um mundo de magia, poderia se tornar um vilão vingativo que usará de artefatos para destruir o mundo dos conjuradores. Em A Lenda de Korra existe um grupo de vilões que pretendem dar fim aos dobradores dos elementos, pois estes apresentam uma clara ameaça ao mundo tecnológico e normal dos humanos que já perderam essa capacidade.

Uma divisão clássica de cenários mágicos é o high fantasy onde o preço para se manipular a magia é quase nulo, algo prático e muitas vezes tão mundano quanto escrever uma história. Nos universos dark fantasy a magia costuma ser assustadora e incomum, consequências de seus preços altíssimos como aceitar a insanidade do chamado de Cthulhu ou a perda de escrúpulos em rituais insanos.

Vectora, o Mercado nas Nuvens
Vectora, o Mercado nas Nuvens

Uma enorme vantagem de se possuir um mundo mágico é a liberdade de se criar cenários absurdamente impressionantes. Em Final Fantasy nós temos cidades flutuantes, animais biologicamente impossíveis e itens mundanos tecnologicamente mágicos. Para quem conhece o mundo de Arton, A Academia Arcana e a cidade de Vectora são totalmente dependentes de magias e a população se resume a conjuradores de todos os tipos. É bem diferente das ruas fedidas e dos prédios cinzentos que permeiam o medievo ocidental de nosso planeta, entretanto, tome cuidado com os exageros! Um bom Mestre deve saber quando limitar a liberdade maluca que a magia rende e você pode aprender mais sobre neste artigo: Limitações Necessárias.

Brave magic doorPor fim, gostaria de comentar sobre como seria a morada de um conjurador, afinal se você pode levitar vassouras para limpar o chão enquanto uma música toca, por qual razão o local seria sujo? No filme Valente, uma bruxa usa de sua morada como um semi-plano mágico, toda vez que abre a porta de entrada pensando aonde se quer ir, a velha senhora da acesso a um de seus planos mágicos, seja uma casa comum ou um laboratório de poções. E imagine como deve ser a torre do famoso Merlin!

No livro do jogador da 5ª Edição de D&D existem magias como Dificultar Detecção, Controlar Água, Porta Dimensional, Tentáculos Negros de Evard entre outras que podem ajudar qualquer Mestre a preencher a morada deste conjurador com surpresas assustadoras! No manual dos monstros dessa mesma edição de D&D, onde são citados os dragões, existem tópicos falando sobre como seria o Covil de cada tipo de dragão. É uma ótima fonte de inspiração!

Mas e quanto a você? Como utiliza os arcanos e suas moradas? Os quão influentes eles são em seus mundos? Comenta ai!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Esvobda

Muito bom. Gostaria de ler um comentário sobre a magia no mundo de Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy).

r2pg

Opa ainda não sacamos Aventuras Fantásticas, mas assim que pudermos falamos sobre okay? =D

Nix

http://aminoapps.com/c/rpg-mundo-sombrio-1/

Conheça nossa comunidade de rpg. Com certeza, irá gostar!

Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters