Fire Emblem: The Sacred Stones – Time Devourer

Um ser maléfico quase destruiu o continente de Magvel há séculos atrás, mas foi derrotado e desde então a terra vive em paz… até agora.

Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo!

Fire Emblem
O oitavo jogo da franquia que trouxe o gênero de RPG tático ao mundo.

A empresa Intelligent Systems começou em 1986 fazendo kits de desenvolvimento e outras soluções de hardware para a Nintendo. Começou a fazer jogos como Wars e o primeiro Fire Emblem e seu sucesso firmou a empresa como uma desenvolvedora de jogos.

 

a série

A franquia Fire Emblem começou em 1990 no NES com Fire Emblem: Shadow Dragon and the Blade of Light. Este foi o primeiro jogo de RPG tático, que consiste basicamente em batalhas usando um sistema de movimento parecido com um tabuleiro.

coleção Fire Emblem
A pioneira em seu gênero continua a todo vapor depois de quase 30 anos

A série foi exclusiva do mercado japonês até 2003 quando Fire Emblem:  The Blazing Blade teve lançamento mundial para GameBoy Advance. Seu sucessor, Fire Emblem: The Sacred Stones foi lançado em 2004 no Japão e 2005 para o resto do mundo, também no GBA. O interesse ocidental na série começou quando seus personagens Marth e Roy apareceram em Super Smash Bros. Melee.

A série nunca teve um índice de vendas que se destacasse e o décimo terceiro jogo da série, Fire Emblem Awakening, seria o último, porém a tentativa de fazer a melhor despedida possível rendeu um jogo tão bom que o sucesso aumentou. O décimo quinto jogo,  Fire Emblem Awakening, foi lançado em maio de 2017 para 3DS e outro está previsto para 2018 no Nintendo Switch.

 

o jogo

Fire Emblem: The Sacred Stones é o único da série a não ter ligação com os outros, contendo um continente exclusivo. Ele também explora os personagens mais do que a média da franquia, deixando-os mais cativantes. Porém, isso pode gerar um perigo a mais, já que na série se um personagem morre em batalha nunca mais pode ser utilizado.

mapa Fire Emblem
O jogador usa o mapa para ir até batalhas e lojas

Algumas mecânicas são modificadas e outras reutilizadas depois de muitos títulos da série. Uma delas é o mapa do mundo, onde o jogador pode escolher para onde ir além de seguir a campanha. Isso permite maior controle da evolução de cada personagem se o jogador utilizar as batalhas e mini campanhas opcionais.

Paladino Fire Emblem
O paladino Seth usa uma lança contra um monstro.

O gênero RPG tático apresenta batalhas baseadas em turnos onde o jogador move suas unidades pelo campo. Quando uma unidade entra no alcance de um inimigo ou vice-versa, uma batalha entre os dois começa onde não se pode fazer nenhuma ação – o personagem muda suas ações na luta conforme a arma previamente selecionada.

As armas podem ser físicas, como espadas, machados e arcos ou mágicas, onde vários elementos podem ser usados. Fire Emblem usa um sistema de triângulo para determinar a vantagem de uma arma sobre a outra, como um “pedra, tesoura ou papel”. Além disso, outros detalhes são incluídos, como as unidades voadoras serem especialmente vulneráveis a flechas.

 

enredo

Eprahim e Eirika Fire Emblem
Eprahim e Eirika em frente à Pedra Sagrada de Renais

O continente de Magvel é divido em seis reinos que viviam em paz entre si, até que o Império de Grado invade o reino de Renais de surpresa. Incapaz de resistir ao ataque, o rei Fado envia sua filha Eirika e uma companhia para o reino aliado de Frelia até conseguir descobrir o motivo do ataque.

Eirika vai a Frelia, de onde parte para Grado em busca de seu irmão, o príncipe Ephraim. No caminho, a princesa descobre que o plano do imperador de Grado é destruir as Pedras Sagradas guardadas em cada reino para libertar Formortiis, o rei demônio que devastou a terra mas foi aprisionado pelas pedras há muito tempo.

Fire Emblem
Grandes guerreiros lutam dos dois lados

Ao se reunir com seu irmão, Eirika decide começar uma campanha para avisar todas as nações do plano maléfico, enquanto Ephraim parte para a capital de Grado para acabar a guerra. Neste ponto o jogador pode escolher entre com qual dos dois seguir a história.

A urgência da situação faz com que a origem do intento do mal em um líder tão bondoso como o de Grado fique em segundo plano – e isso custará caro…

 

música

Yoshihiko Kitamura, Saki Haruyama e Yoshito Hirano produziram 70 faixas originais. Orquestras poderosas dão som aos temas instigantes e inspiradores para as batalhas e melódicos e profundos para as cenas mais tocantes.

A capacidade sonora do GBA foi muito bem aproveitada e vários instrumentos tocam ao mesmo tempo sem perder a qualidade. A trilha não está disponível à parte, mas pode ser ouvida na galeria do jogo.

Uma versão remasterizada foi feita por um fã e pode ser conferida aqui!

 

uma jornada cativante

O carisma dos personagens, a seriedade do enredo e o romantismo da narrativa são os ingredientes perfeitos para um jogo marcante. A maleabilidade dos eventos do jogo fazem deste o melhor título para se iniciar na série e sua variedade de caminhos garante uma grande rejogabilidade. Se surpreenda neste jogo lindo e muito divertido!

E aí galera? Tudo bem? Estamos afim de saber o que vocês acham do nosso conteúdo. Comente, critique, palpite. Você é sempre bem vindo!

 

links

Rom do jogo

Emuladores de GBA

Trilha sonora (Game Rip)

Salvar

Salvar

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters