12 frases do Guia do Mochileiro das Galáxias para usar em sua mesa de RPG

  1. Hoje, dia 25 de maio é celebrado o dia da Toalha, uma homenagem ao grande Douglas Adams, autor da trilogia de cinco: O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Mas porque dia da Toalha? Após o falecimento de Douglas Adams os fãs buscaram uma forma apropriada de prestar sua homenagem. Logo o que poderia ser além da toalha? Um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar, e claro, que todos possuem em casa!

dia da toalha x

O guia do mochileiro das galáxias

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

E nós do R2PG,  como bons RPGistas,  estamos sempre em busca de inspirações para nossas próximas aventuras. Então decidimos separar hoje 12 passagens da serie do guia do mochileiro das galáxias que podem ser úteis de alguma forma em sua mesa.

dia-da-toalha-2 R2PG

”O Universo, como já foi dito anteriormente, é um lugar desconcertantemente grande, um fato que, para continuar levando uma vida tranquila, a maioria das pessoas tende a ignorar.”

Não apenas o universo literal, muitos preferem viver na ignorância a tentar entender o que acontece ao seu redor, e vão defender com unhas e dentes essa sua “bolha”, o que pode dificultar de a vida de aventureiros que desejam viajar a terras desconhecidas a solução de um crime relacionado a eventos sobrenaturais.

“Um dos maiores problemas encontrados em viajar no tempo não é vir a se tornar acidentalmente seu próprio pai ou mãe. Não há nenhum problema em tornar-se seu próprio pai ou mãe com que uma família de mente aberta e bem ajustada não possa lidar. Também não há nenhum problema em relação a mudar o curso da história – o curso da história não muda porque todas as peças se juntam como num quebra-cabeça. Todas as mudanças importantes já ocorreram antes das coisas que deveriam mudar e tudo se resolve no final. O problema maior é simplesmente gramatical.”

Não tenha medo de tratar de certos temas em sua mesa devido a sua complexidade, apenas faça seu melhor para que todos ali se divirtam!

“Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável. Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu.”

Sua mesa explorou cada masmorra existente em Arton, e esse mundo já não possui muitos mistérios que vão deixar seus jogadores intrigados? Talvez seja a hora de explorar novos mundos, mais estranhos e inexplicáveis.

” Foi o que eu sempre pensei sobre aquela história do Jardim do Éden – disse Ford.
– O quê?
– O Jardim do Éden. A árvore. A maçã. Essa parte, lembra?
– Lembro, claro que eu lembro.
– O tal de Deus põe uma macieira no meio de um jardim e diz “Vocês dois podem fazer o que vocês quiserem aqui, mas não comam essa maçã”. Obviamente eles comem a maçã, então Deus pula de trás de uma moita gritando: “Peguei vocês, peguei vocês!”. Não faria a menor diferença se eles não tivessem comido a maçã.
– Por que não?
– Olha, quando você está lidando com alguém que tem esse tipo de mentalidade – mais ou menos a mesma das pessoas que deixam um chapéu na calçada com um tijolo embaixo para os outros chutarem –  pode ter certeza de que ele não vai desistir. Ele vai acabar te pegando.”

Qualquer semelhança com os mestres de RPG é mera coincidência…

“A tecnologia para tornar algo invisível é tão infinitamente complexa que, é muito mais simples e eficaz remover a coisa e esquecer o assunto.”

É as vezes as coisas não saem como esperado, tipo bem errado mesmo, e as vezes tentar achar uma solução para isso pode ser bem complexo e maçante, então se em algum momento houve um erro na mesa, alguma modificação feita pelo grupo no sistema não deu muito certo ou ouve um erro no enredo… Apenas remova e esqueça o assunto, ficar remoendo erros do passado não irá acrescentar nenhuma diversão a sua mesa!

“Ah, a vida! Pode-se odiá-la ou ignorá-la, mas é impossível gostar dela.”

Afinal,  pra que vamos precisar de heróis se a vida esta uma maravilha? Qual seria a graça de os jogadores conseguirem tudo que desejam? O que os moveria então?

“É um erro acreditar que é possível resolver qualquer problema importante usando apenas batatas.”

O mesmo vale para os dados!

“O campo de Problema de Outra Pessoa é muito mais simples e mais eficaz. (…) Isso porque ele conta com a tendência natural das pessoas de não verem nada que não querem, que não estão esperando ou que não podem explicar.”

Algo que alguns mestres e jogadores já deviam ter aprendido… Porque eu iria salvar a princesa seilaquem? Não é problema meu!

“Nada viaja mais rápido do que a velocidade da luz, com exceção talvez das más notícias, que obedecem leis próprias e especiais.”

Bom, acho que ele já explicou direitinho ai neh…

“É um fato bem conhecido que todos os que querem governar as outras pessoas são, por isso mesmo, os menos indicados para isso.”

Isso é sem duvida algo que sempre tenho em mente ao criar governantes para minhas campanhas!

“É um fato importante, e conhecido por todos, que as coisas nem sempre são o que parecem ser.”

E o que seria de sua trama sem isso?

“A história de todas as grandes civilizações galácticas tende a atravessar três fases distintas e identificáveis – as da sobrevivência, da interrogação e da sofisticação, também conhecidas como as fases do como, do porquê e do onde.”

É sempre bom levar essas perguntas em consideração ao criar ou abordar uma civilização em sua mesa.

 

dia-da-toalha-3 r2pg

Bom ha mais duas passagens da serie que gostaria de compartilhar com vocês. Algo que se conseguirmos absorver parar nossas vidas vai melhorar nossa convivência não apenas na mesa mas em todo lugar onde formos! Afinal RPG é sobre diversão, mas também é sobre aprendizado e evolução!

“Tudo o que você vê, o que ouve ou vivencia de qualquer jeito que seja é especifico para você. Você cria um universo ao percebê-lo, então tudo no universo que percebe é especifico para você.”

“É loucura dizer que você sabe o que está acontecendo com as outras pessoas. Só elas sabem (…). Elas tem seus próprios Universos a partir de seus olhos e ouvidos.”

Então  galera, quem ai já leu a serie? Quais são suas frases favoritas dos livros? Conta pra gente aqui nos comentários!

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters