6 Dicas para criar NPCs cativantes

1 – Identifique-se com o Personagem

Ter um personagem com o qual nos identificamos é de suma importância para poder cativar seus jogadores. Quando nos identificamos com o personagem, fica mais fácil tornar suas características marcantes e envolventes.

oswin-neumann-hyde-v19

Se você gostar do personagem, ou seja, se você se identifica com o personagem, ao narrar sua história, as situações serão naturais e verdadeiras, pois você colocará mais sentimentos nele, tentando representar aquela pessoa que você gostaria que ele fosse.

Por exemplo, se você é um aventureiro, uma pessoa que sempre está disposta a conhecer novas pessoas, novos lugares e experimentar novos sentimentos, criar um personagem aventureiro não será problema algum para você, pois muitas das situações você já viveu, você pode expressar sentimentos reais de uma forma mais viva, mais ativa e certeira.

Outra dica é usar pessoas que você conheça bem, como seus melhores amigos e/ou familiares, e usar suas histórias de vida para guiá-lo nas decisões que esse NPC terá de tomar durante o jogo.

Portanto, procure colocar um pouco das suas experiências ou de amigos próximos no personagem.

2 – Defina as características do Personagem

Antes de apresentar seu NPC aos jogadores pense em como ele será fisicamente. Será ele ou ela? Será alto, baixo, careca, cabeludo, novo, velho; magro, atlético, ocioso, curioso, brincalhão, sorridente, ingênuo, animado, romântico, ranzinza… Como ele será?

alfonso-pardo-martinez-tik-ako-kkeinh-pardoartDeterminar as características físicas e psicológicas do personagem é uma das formas de posicioná-lo corretamente na história. Tente não inventar muita moda, certos arquétipos não devem ser alterados. Por exemplo, não invente de criar um personagem atlético e ao mesmo tempo intelectual. Essa combinação pode existir, porém, não é o que vemos todos os dias. Seja atrevido, mas mantenha as aparências.

Tudo isso acaba de certa forma influenciando como os jogadores irão interagir com esse NPC. Às vezes é melhor que seja uma personagem feminina, ou uma criança para criar um peso maior no papel desse NPC na sua trama. Tudo dependendo do papel que ele terá em sua história e como as suas ações e/ou acontecimentos que envolvam esse personagem irão atingir e influenciar seus jogadores.

3 – Dê profundidade ao Personagem

Se você já se identificou com o personagem e já determinou as suas características físicas. Agora você precisa dar profundidade a ele.

bamuth-lai-f4

Aprofundar o personagem é criar uma história anterior à história que você está escrevendo. É mostrar que o teu personagem possuía uma vida anterior, trazendo para a história atual uma bagagem de experiências, amarguras e desejos.

Quando o personagem já possui essa bagagem, dependendo da história que você irá narrar, os jogadores podem se identificar com maior facilidade, cativando-os à história e, ao mesmo tempo, ao personagem. Por exemplo, se teu personagem tiver uma idade avançada, é de se esperar que ele possua experiência suficiente para ajudar os jogadores no desenrolar da trama, dar lições de vida e explicar sobre coisas até então desconhecidas para os jogadores sobre o cenário por exemplo.

Portanto, nunca deixe de pensar nesses pequenos acontecimentos que se deram antes da atual história, pois eles podem ser úteis durante toda a trama. Mas, evite contar toda a história dos seus NPCs, deixe que a trama traga essas experiências à tona.

4 – Evite excessos

t-p-artwork-doodle1Seu personagem deve possuir boas e más características. Criar um personagem exemplar não irá cativar seus leitores, pois verão que aquilo é uma pura farsa. Ninguém é perfeito, ninguém fica rindo todo o tempo, ninguém é engraçado todo o tempo, ninguém é legal a todo o tempo.

O seu personagem deve estar sempre no meio fio. Tente trabalhar as contradições do seu personagem.

Essa dica vale para tudo na história. Evitar os excessos ajudará a criar um personagem “real”, e são as pessoas reais que nos interessam e nos cativam.

5 – Antes de ser mestre, seja um jogador.

Esse é um dos passos mais importantes. Após criar seus NPCs se imagine como jogador daquele personagem, seria interessante jogar uma aventura com ele? Ele te cativa, te faz criar alguma expectativa, ele te faz querer escrever histórias sobre ele?

Se o personagem te cativar, acredite, ele irá cativar outras pessoas.

6 – Converse com seus jogadores.

Diferente dos autores para diversas mídias (livros, quadrinhos, filmes, series) você estará contando sua história para um grupo fechado de pessoas. Então você pode ter um feedback de seu grupo inteiro e logo após as sessões.

the-big-bang-theory-6x11-stuart-raj-sheldon-leonard-howard

Conheça seus jogares e leve em consideração suas opiniões! Conhecendo seu grupo fica fácil saber do que eles gostam ou não e isso irá ajudar bastante a criar personagens que irão envolver seus jogadores.

Caso não tenham visto o artigo anterior sobre Criação de NPCs basta clicar aqui!

600 de XP e até a próxima!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters