Time Devourer – Policenauts

Tudo ao seu redor evoluiu, mas você só piscou os olhos:

Acordar após 25 anos de congelamento é um choque tremendo. Talvez fosse até melhor não ter acordado. Será que relacionamentos ainda continuam? Será que é possível criar novos laços?

Clique e ouça a trilha enquanto lê o artigo!

maxresdefault
Uma das obras primas de Hideo Kojima. Só saiu do Japão depois de anos de espera

Policenauts é um jogo da Konami lançado para PC 98 em 1994, 3DO em 1995 e PSX e Saturn em 1996. Como vários jogos da Konami na época, tem uma forte inspiração em um sucesso de Hollywood.

 

Depois de Snatcher

images
Muito conteúdo foi criado com o jogo, mas nada saiu do Japão oficialmente

Snatcher foi um grande sucesso em 1988. Hideo Kojima criou um adventure inspirado no filme cyberpunk Blade Runner com toda a genialidade que só ele tem.

Em 1994 ele repetiu a dose com Policenauts. Cada detalhe foi feito com cuidado, dos personagens aos easter eggs. Um adventure com muita pinta de visual novel cheio de suspense e reviravoltas, tratando de diversos temas com a profundidade típica de Kojima.

Ao contrário de seu predecessor, Policenauts nunca foi lançado fora do japão e somente em 2009 um grupo de fãs concluiu a tradução da versão de PSX. A espera valeu a pena e o trabalho foi muito bem feito.

Conceito

O jogo foi descaradamente inspirado no filme Máquina

policenauts_vs_lethal_weapon-v2
Qualquer semelhança é tentativa de ganhar dinheiro

Mortífera. Não só o protagonista Jonathan Ingram e seu parceiro Ed Brown são idênticos a Mel Gibson e Danny Glover, mas a trilha sonora também espelha o trabalho de Michael Kamen e Eric Clapton no filme.

Como Hideo Kojima tem uma veia cinematográfica, a ligação com o filme foi muito bem aproveitada e nem de longe é um plágio barato. Os temas semelhantes são tratados de formas diferentes e o jogo não fica preso à história ou ambiente do longa.

O jogo é basicamente uma visual novel, com diálogos dublados, mas ao contrário do costume desse gênero, a grande maioria das cenas e personagens são animados. Essa diferença, os temas tratados e outras mecânicas inclusas (como tiro) fazem com que a obra seja tratada geralmente como um adventure. 

 

Enredo

145630-policenauts
Os cinco pioneiros na força policial espacial carregam um forte valor de união e ordem entre os povos

Em 2013 a primeira colônia espacial estava prestes a ser inaugurada e uma força especial de segurança foi criada para a nova era em que a humanidade se via. Cinco oficiais
de várias partes do mundo receberam um intenso treinamento especial e se tornaram os prestigiosos policenauts, termo que combina ‘policial’ e ‘astronauta’. Em um teste com um equipamento para flutuar no espaço, um dos oficiais, Jonathan Ingram, perde o controle e sai do alcance da nave.

policenauts-psone3
Lorraine pede que Jonathan reconsidere aceitar o caso e lembranças vêm à tona

25 anos depois, o pod de sobrevivência de Jonathan é encontrado perto de Marte e ele é reanimado do
sono criogênico em que se encontrava. Nesse espaço de tempo, tudo havia mudado. Após três anos tentando reencontrar seu lugar no mundo, Ingram é um detetive particular em Old Los Angeles. Seus casos são resolvidos à ‘moda antiga’ e um dia segue o outro até que sua ex-mulher, Lorraine, o procura para descobrir o paradeiro de seu atual esposo, Kenzo Hojo. Jonathan recusa de início, mas ao sair de seu escritório Lorraine é assassinada. Jonathan então decide descobrir até onde vai o caso e vai para a colônia que ele um dia se preparou para proteger e que era o novo lar de Lorraine.

images (1)
Ed apresenta a Jonathan a família que construiu durante o sono frio do amigo. Sua esposa até mesmo falecera

Na colônia cheia de vida, Jonathan encontra seu antigo amigo e co-policenaut, Ed Brown trabalhando na delegacia com dois oficiais sob seu comando, Dave e Meryl (a original e melhor que a do Metal Gear). Eles são uma divisão em decadência, pois a polícia está sendo renovada com os frozeners, pessoas com variações que permitem a vida no espaço sem os efeitos colaterais que humanos normais sofrem. Ed ajuda Jonathan no caso e juntos eles descobrem um esquema de drogas ilícitas e tráfico de órgãos, e os envolvidos são velhos conhecidos…

 

A música de Policenauts

images (2)
A trilha original contém 38 faixas.

A música foi composta pelo Konami Kukeiha Club, responsável por inúmeros jogos da empresa. Ela em geral segue o mesmo estilo blues de sax e guitarra do filme Máquina Mortífera, mas algumas faixas vão de bossa nova a música tradicional japonesa, conforme a situação da trama. Algumas faixas de Snatcher podem  ser ouvidas no jogo. A trilha sofre algumas alterações dependendo da versão do jogo.

Um álbum de remixes foi lançado sob o nome de Plicenauts F/N. O arranjo de Motoaki Furukawa e Koichi Namiki foi executado com instrumentos reais ao invés do midi usado no jogo. O CD contém 10 faixas.

 

Arte Visual

Os gráficos da versão de PC 98 foram feitos em pixel art e nas versões posteriores em cel art. Todas as versões contém as cenas animadas nenhuma foi retirada ou adicionada de uma plataforma para outra. A maior diferença é o conteúdo adicional, como concepts e trailers, que vêm em um CD extra ou como conteúdo desbloqueável.

download
Arte no PC98
images (3)
Arte no PSX

Uma verdadeira jóia

Policenauts é o tipo de jogo que não envelhece. Não há por que não jogá-lo agora mesmo e mergulhar nessa longa e maravilhosa obra. Há muito mais no jogo do que foi escrito aqui. Isso se deve tanto à falta de espaço quanto ao cuidado de não tirar o elemento surpresa de quem vai jogar.

Até a próxima volta no tempo!!!

Policenauts_cast
O jogo rende muitas horas de diversão

 

Links

ISO do jogo em inglês – finalmente os reles mortais que não falam japonês podem jogar o clássico no PSX.

Emulador de PSX – disponível em vários SOs.

Trilha sonora – uma compilação feita por fãs que reúne as músicas de todas as versões.

Trilha extra – o rearranjo Policenauts F/N.

 

 

 

 

 

 

 

Save

Save

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters