Subindo o nível – Biomas: O que são? E porque vamos falar sobre eles?

Olá meus queridos roleplayers, quantas vezes você já guiou seu grupo por florestas, bosques, planícies e ficou sem respostas quando eles perguntavam se tinha alguma arvore frutífera, algum animal para caçar… nesse quadro vamos falar sobre biomas, então vamos falar sobre ambientes, fauna e flora!

jade-dupuy-de-la-grandrive-temple

Vamos a algumas nomenclaturas só para deixar claro do que estamos falando:

Biótopo: é a base onde estão assentados os seres vivos, o chão, o solo, o ar do ambiente e as águas. O biótipo significa o conjunto dos fatores do meio ambiente que não têm vida tais como a areia, as rochas, a argila, os minerais, as substâncias inorgânicas, o ar, a energia do ambiente, os raios, os trovões, os relâmpagos, o calor, a radioatividade, a luz solar, a energia de uma forma geral compõe o biótipo.

slide_8Biocenose: A fauna e a flora, os micróbios, os seres vivos em geral, incluindo monstros.

Ecossistema: O conjunto formado pela biocenose e pelo biótopo.

Bioma: é um conjunto de ecossistemas.

Biosfera: conjunto de todos biomas da terra, ou seu mundo de fantasia.

Os biomas são divididos em 3 grupos, biociclos: Terrestre, Marinhos e Dulcícola (água doce).

8ec1a28b9e64e9689857237529ebdbec71688c2b199de4-wLthLg_fw658Então como todos já sabem o ambiente influencia na vida, dependendo da altitude teremos temperaturas baixas, pouco oxigênio, o que implica poucas plantas e poucos animais, em baixa altitude, próximo a linha do equador (ou o que quer que seja a área central do seu mundo) teremos mais climas áridos, florestas tropicais em locais de grande umidade e grande incidência de luz solar, ricas em plantas e animais…

Em nossa serie trataremos mais de biociclos terrestres, falaremos sobre seu clima, que tipos de animais e monstros podem ser encontrados, que plantas existem (quais são comestíveis, venenosas, boas para fazer fogo etc…), incidência de luz, temperatura, facilidade para encontrar água, fazer fogo, encontrar comida.

Como os cenários de campanha são semi-infinitos não vamos tratar de nenhum em especifico, e tentar abranger os temas de forma que você possa adapta-los para qualquer quer que seja seu cenário. Use as informações que encontrar aqui para somar na sua campanha e ajuda-lo na ambientação mas lembre-se que mundos de fantasia nem sempre serão fieis a realidade e não se sinta preso ao que for falado aqui.

Como não abordaremos cenários específicos use os dados do seu cenário ou simples bom senso para determinar qual o bioma dos lugares por onde seus PJs passarem. Não necessariamente um reino possuirá apenas um bioma, o brasil por exemplo possui 6: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

104-distribuicao-vegetacao-relacao-altitudeNão se esqueça que as características dos biomas se alteram de acordo com as estações, em cada bioma falaremos sobre suas alterações, as vezes por morar no brasil (alguns mais ao norte que outros) esquecemos o peso das estações por não estarmos habituados. Por exemplo onde eu moro, costumamos dizer que temos dois verões, o seco e o chuvoso, o calor infernal impera durante todo o ano, mas por alguns meses chove bastante e de resto praticamente não chove nunca.

Em ambientes de fantasia com presença de magia e criaturas místicas os climas podem ficar um pouco loucos, assim como os biomas. Por exemplo as montanhas uivantes em arton, que ficam quase no centro do continente, o normal seria que apenas houve-se neve no topo das montanhas, mas o lugar inteiro é uma pedra de gelo graças a presença de Beluga, a rainha dos dragões brancos.

Outro fator importante com presença de heróis e monstros poderosos é que lugares podem ser moldados por guerras, magias e outros fatores. Se a vegetação for destruída por um incêndio causado por uma magia de fogo por exemplo, isso vai pesar nas formas de vida daquele habitat.

gabriel-reid-pestilence-and-iniquity-by-gabrielreid-d9v5kl0A natureza é implacável e com certeza vai dar seu jeito de reconstruir, mas isso demora muito tempo. Por exemplo uma floresta que foi degradada por uma queimada, começa um difícil processo de reabilitação desenvolvendo gramíneas, vegetação rasteira, depois com o passar de muitos anos nessa vegetação rasteira começam a se desenvolver gramíneas mais altas, aparecem os primeiros arbustos. Essa vegetação arbustiva vai se desenvolvendo ao longo de muitas décadas, aparecem árvores de porte médio até recuperar seu desenvolvimento completo. O que também pode ser influenciado por druidas e criaturas místicas.

Não esqueçam de deixar nos comentários o que estão achando da série “Subindo o nível”, suas críticas e sugestões de temas.

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Mais Votados
O mais novo Mais antigo
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gustavo Conopca

Excelente. Uma dificuldade que costumo ter ao descrever biomas é que todos eles são meio genéricos. Todo pântano parece igual, toda floresta é só um lugar com árvores. Agora subi de nível o/

r2pg

Pode ficar tranquilo que vamos falar mais especificadamente de cada bioma e sua descrição vai subir vários e vários níveis! Toda quarta feira tem uma dica nova sobre ambientação!

Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters