Por que recomendamos animes e mangás?

Olá caros amigos roleplayers, hoje o assunto vai ser um pouco diferente, vou tentar justificar para vocês o porquê de nós fazermos tantos posts sobre animes e mangás. Vou falar um pouco sobre minha opinião e por quais motivos acho isso importante/interessante!

porque-recomendamos-animes-e-mangas-finn

Para começo de conversa, por que animes e mangás? Há três motivos principais por traz disso, o primeiro é que o volume de obras nessa área é muito grande e abrangem todos os tipos de temas, HQs por exemplo em sua maioria são sobre super-heróis, mas mangas você encontra no balde sobre os mais diversos temas.

O segundo é a facilidade de acesso e recursos visuais, é muito fácil encontrar animes e mangas para download ou em streaming/leitura online, você pode ler mangas no celular enquanto está no ônibus ou antes de dormir tranquilamente. Livros eu já acho um pouco mais complicado e cansativo, claro que isso não se aplica tanto a quem já tem hábitos de leitura. E os recursos visuais ajudam bastante na compreensão dos cenários, a entender coreografias de combate, etc… (ah mais livro é mais descritivo… como eu falei no Técnicas de narração: Descrição eu creio que o melhor modo de melhorar sua descrição é a pratica e nada melhor do que descrever coisas que está vendo em vez de tentar replicar descrições)

E o terceiro motivo é que a grande maioria dos integrantes do R2PG lê e assiste muito mais mangás e animes do que HQs e cartoons.

-Tá, mas e ai? O que isso tem a ver com RPG? Não é sobre RPG essa budega de site?

Tá bom vamos lá de novo, o que é RPG?

-Jogo de interpretação de personagens ué!

Mas você interpreta esses personagens onde? Fazendo o que? Todo jogo precisa ter uma história e um cenário, certo? Agora segura essa ideia ai!

Narrar uma sessão de RPG é uma arte, a arte de contar histórias, de criar histórias, e a parte mais legal disso é que você faz isso com seus amigos, você cria uma história junto com eles, você vive essa história junto com eles, eles são os personagens principais! A experiência de viver historias numa mesa de RPG é sem dúvida única. Uma última campanha é uma crônica escrita pelo Saqueador de Charadas que retrata muito bem essa experiência.

porque-recomendamos-animes-e-mangas

Então narrar é uma arte, e todo artista precisa de inspiração, de estudo e pratica, muita pratica! Em toda obra literária/cinematográfica, sei lá como me referir a animes dessa forma… você pode encontrar inspiração e referencias! Assim como músicos aprendem centenas músicas para se aperfeiçoar em seus instrumentos um bom narrador deve consumir milhares de obras para ter referencias, para entender como desenrolar uma trama, como criar situações e transmitir emoções a suas cenas.

Então consumindo obras não importa quais sejam: livros, HQs, cartoons, animes, mangás, series ou filmes, você sempre pode tirar algum proveito para se aperfeiçoar como narrador… história, enredo, desenvolvimento de personagens e suas personalidades, e também os conhecimentos históricos e fictícios sobre cenários, sua criação e utilização.

Sobre alguns artigos publicados anteriormente:

Vamos ler um manhwa, ou será manhua? – Além de apresentar os quadrinhos coreanos com desenhos coloridos e mais bem trabalhados que os japoneses, recomendamos algumas obras de cunho histórico e de artes marciais, assuntos bem comuns nessas vertentes. O que pode ser de bom proveito para mestres que precisam de referências para sua ambientação e se acostumar com técnicas de combate corporal.

Não Gosta de Anime? – Assista Baccano! – Juro que é Bom! – Apresenta uma temática não muito explorada nos livros mainstream de rpg, mistérios. Tem uma linha um pouco diferente dos animes normais, não segue uma ordem cronológica e não possui um personagem principal, uma ótima referencia para jogos de mistério.

Juro que é Bom – Ghost in The Shell – Obra obrigatória para quem quer falar sobre ficção científica, influenciou fortemente Matrix… acho que já disse tudo né?

Dica de leitura Mangá: Vinland Saga – Um mangá de ficção histórica que retrata os países nórdicos com grande riqueza de detalhes, ótima fonte para referencias históricas, sem contar a aula de enredo dada por Makoto Yukimura, que corre de forma bem semelhante à das mesas de rpg.

Então esses são os motivos de falar tanto sobre animes e mangás, espero continuar recomendando obras que vão trazer diversão, conhecimento e inspiração para vocês. Acha valido? Discorda de nossa opinião? Deixa um comentário falando a SUA opinião. Tem alguma obra que acha interessaste ser citada aqui? Manda pra gente!

200 de XP e até a próxima!

Salvar

Salvar

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters