Mobile Gamer – Shadowrun Returns

Senhoras e senhores, o Mobile Gamer é um novo bloco do R2PG que vai tratar sobre jogos para celulares, nesse tempo de Pokemon Go o mundo virou seus olhos para os celulares, mas games para telefones é um mercado em ascensão há muito tempo.

shadowrun_returns_logo

shadowrun returns mobile celularAntes de tratar sobre Shadowrun Returns quero comentar um pouco sobre o mercado de mobile games, em tempos remotos pouco tempo atrás o mercado de videogames portáteis estava em alta, com a Nintendo dominando e a Sony copiando tudo, dificilmente alguém que gosta de jogos vai dizer que nunca ouviu falar do Game Boy.

Ocorre que os celulares no mercado começaram a se desenvolver a tal ponto que jogos cada vez mais elaborados começaram a ser possíveis de serem fabricados para os mesmos. O que ameaçou de maneira estrondosa o mercado de consoles portáteis e se tornou uma preocupação crescente no coração dos amantes de videogames móveis, o celular se tornou uma ameça para a existência desse tipo de console.

shadowrun returns concept art human female mage achetype arquétipo humana maga

Na minha visão era uma faca de dois gumes, por um lado bons jogos seriam lançados para o celular, mas os consoles portáteis deixariam de existir, e jogos de alto nível para aparelhos móveis não aconteceriam por que os usuários de celular não gastariam tanto na compra de um game. Mas uma coisa aconteceu, muitos jogadores não casuais voltaram sua atenção para os celulares e o público deixou de ser composta quase que totalmente por casual gamers, nascendo assim os Mobile Gamers.

shadowrun returns concept art pub bar

 

Nessa bela história de amor e ódio eu me encontrei com uma resistência total, eu era um PC Gamer, um Master Racer, não ia ficar perdendo meu tempo com joguinho de celular, mas o deus dos games agiu e eu me vi sem um PC que rodasse bons games e nesse período a fada da tecnologia transformou os celulares em verdadeiras máquinas e eu não tive escolha a não ser me converter.

Como já disse os celulares tinham melhorado de tecnologia e grandes games de indies de PCs foram parar nos aparelhos móveis e aí que entra o  Shadowrun Returns.

shadowrun_returns_logo elfa street samurai

Shadowrun Returns saiu primeiro para PC e foi magnificamente adaptado para celular. Segue o link pra você comprar:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.harebrainedschemes.shadowrun&hl=pt_BR

Shadowrun_SNES_coverHoje está menos de seis reais, mas quando eu comprei estava vinte reais na promoção.

Shadowrun recebe o Reutrns por que ele seria a volta do grandioso Shadowrun do Super Nintendo (apesar de terem sido lançados outros games no mesmo universo), eu não posso falar muito sobre ele, pois nunca consegui passar de uma parte, talvez meu colega Gabriel Mota, o Time Devourer trate sobre ele num futuro.

Shadowrun Segunda edição - A ultima lançada no Brasil
Shadowrun Segunda edição – A ultima lançada no Brasil

 

O universo do Shadowrun é baseado num RPG homônimo que fala de um mundo Cyber Punk, onde a magia e as raças de elfos, anões etc… voltaram no grande despertar. O mundo é cercado de magia e tecnologia, onde grandes prédios rasgam os céus deixando apenas sombras no chão e os jogadores são homens e mulheres de várias raças que correm por essas sombras fazendo serviços que ninguém mais pode.

O Returns é completamente fiel à essa temática e você terá várias aventuras nesse estranho mundo com seu personagem, o começo e o fim é praticamente o mesmo, mas sua classe e suas escolhas influenciam em como você procederá durante o jogo. De soltar bolas de fogo pelas mãos, até controlar drones por implantes cibernéticos na cabeça.

shadowrun returns criando personagens character cra

Você será capaz de no início do jogo personalizar seu personagem, escolhendo gênero e aparência. Há cinco raças para escolher: humanos, elfos, anões, orcs e trolls, há também seis classes, Street Samurai (o lutador sem magia, nem capacidades cibernéticas), Mago, Decker (que é o hacker do game) , Shaman (invoca espíritos para ajudarem na luta), Rigger (controla drones), ou Adepto Físico (cara que amplia as próprias capacidades físicas com magia), ou optar por começar sem classe.

shadowrun_returns_combate

Shadowrun tem um sistema de RPG tático, assim como o Final Fantasy Tactics, o que ajuda em muito a imersão naquele mundo, cada fase, cada batalha que eu superava dava uma sensação de: Só eu sei o que eu passei. Quando você sobrevive e passa, vai ganhando Karma, que são pontos que podem ser usados para melhorar o personagem.

shadowrun returns mago
mago utilizando as linhas de Ley

Como já disse o jogo é completamente linear, mas as habilidades mudam o gameplay completamente, dá vontade de zerar infinitas vezes. Apesar da linearidade, o jogo permite uma certa quantidade de exploração. Você pode conversar com vários personagens, e a distribuição de pontos de Karma em suas habilidades dão várias opções de diálogos.

Acredito que um dos maiores trunfos desse game é a incrível capacidade de interação com o ambiente, nunca vi em nenhum outro RPG Tactics algo assim. Por exemplo, hakear terminais de segurança para ganhar visibilidade, passar drone por pequenos buracos para cercar o inimigo. Você basicamente abre caminho para o seu objetivo, da maneira que você quiser. Magos são capazes de ver também as linhas ley e ficar sobre elas dá mais poderes para esses usuários de magia, já Shamans podem ver pontos que lhes permitam chamar os espíritos do local.

shadowrun returns decker na matrix
Decker na matrix

Finalmente, Deckers são capazes de logar na Matrix em pontos específico, mas seus corpos ficam desprotegidos no mundo real. Na Matrix, suas estatísticas são determinadas pelos Cyberdeck que são itens compráveis, você pode comprar programas, tais programas fazem você influenciar diretamente na Matrix, como por exemplo invocar programas de combate que lutam ao seu lado, ou raios que explodem, mas esses programas não podem ser invocados no mundo real, só tem utilidade na Matrix. Mas valem cada centavo, se você controla a Matrix pode usar turrents e câmeras dos inimigos ao seu favor, além de informações e muitas outras coisas.

Espero que tenham se empolgado com a ideia de correrem nas sombras pelo celular. Vou me despedir dando o aviso, seu celular é uma máquina espetacular esperando pra mostrar todo seu potencial.

 

 

Save

Save

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters