Mutantes e Malfeitores: O RPG dos Herois

Mutantes e malfeitores

Caros amigos roladores de D20, vocês já se imaginaram com grandes poderes e grandes responsabilidades? Imagino que todos já nos imaginamos voando, soltando rajadas de energia pela mão ou controlando objetos com a mente para pegar aquele controle remoto que está longe do sofá. Se você é fã de quadrinhos ou amantes de super-heróis esse é o sistema perfeito para sair da mesmice dos sistemas de jogos medievais.

– Ficha Técnica: M&M 2ª edição

Criado por Steve Kenson (Responsável pela adaptação para o RPG de mesa baseado em Ragnarok e por algumas aventuras de PathFinder como Orcs of Golarion e o Dragon Slasher além de muitas outras obras que você pode ver aqui).

Publicado Originalmente pela Green Ronin e traduzida pela Jambô por Leonel Caldela, Mutantes e Malfeitores está atualmente em sua terceira edição, apesar de termos traduzido para português apenas a segunda edição e seus complementos.

Mutantes e Malfeitores, também chamado de M&M, possui um sistema simples de aprender a jogar, usando apenas o D20 para realizar todas as ações do seu personagem o jogo flui de forma bem fácil, instintiva e faz com que seus jogadores sintam que estão dentro das paginas de uma historia em quadrinhos ou de um filme de super-heróis.

mm-basico2_g
Capa do livro básico da 2ª Edição Revisada

Com uma lista de 107 poderes, 88 feitos e 29 pericias, além de equipamentos diversos disponíveis no livro básico, o seu herói, anti-herói ou vilão ficará do jeito como imaginou ou seu dinheiro de volta. Mas se não quiseres perder tempo e arrebentar a cara de alguns bandidos pelas ruas o livro básico traz a ficha pronta de 12 heróis distintos para você amiguinho preguiçoso.

Além das fichas prontas para os heróis, os mestres inexperientes no sistema poderão bolar aventuras rapidamente visto que o livro traz 100 (literalmente 100) idéias para aventuras, 14 fichas de super-vilões e fichas de personagens secundários na trama, como por exemplo, Policiais, Civis, Bandidos, criaturas como Cachorro, Baleia, Macaco ou monstros secundários como Demônios, Golens, Robôs e Zumbis.

O sistema de combate de M&M é rápido e, na maioria dos casos, só serão necessárias 2 rolagens de dado: uma para o atacante acertar o ataque e outra para o defensor não receber o dano se o ataque passar sua defesa. No caso de um ataque bem sucedido e uma defesa falha o defensor tomará dano e estará com um marcador de machucado, e para cada machucado, sua resistência cai em 1 ponto fazendo com que cada dano seja sentido pelo oponente e o deixando mais perto da morte. Se seu dano passar em 5 da resistência do inimigo ele estará Atordoado, se passar por 10 estará Abatido e se passar por 15 ele estará Inconsciente e lutando para continuar vivo rolando testes de Constituição para se recuperar.

-Impressões pessoais do sistema:

Sendo um sistema simples me parece ser um ótimo sistema para começar a jogar RPG e se familiarizar com as regras básicas de rolagens de dado e interpretação de personagem. Digo por experiência própria, pois pus meus primos menores (10 e 12 anos) para jogar e em mais ou menos 1 hora de jogo eles já tinham se familiarizado com seus Feitos, Pericias e o sistema de combate e não ficavam apenas declarando ataques o tempo todo e resolveram coisas com conversas e estratégias até mesmo encontrando uma forma de tirar a maldição de um Lobisomem (Sim, um lobisomem).

Já que falei do Lobisomem, algo que me chama muito a atenção neste sistema é que ele pode ser usado bem mais além do que um jogo somente baseado em super-heróis. Quer fazer um jogo de Terror? Esse é um bom sistema. Quer fazer um jogo de Sobrevivencia? Esse é um ótimo sistema pra isso. Quer fazer uma Aventura nas Ilhas dos Pôneis albinos que comem acelga e tomam achocolatado enquanto cantam Hip-Hop? Você provavelmente deveria procurar um médico, mas tudo bem, esse sistema serve pra isso também.

Dedalo
Imagem do Heroi Dédalo (Criado por mim)

 Outra vantagem clara é que com uma infinidade de poderes e habilidades seus personagens ficarão fieis a sua idealização, quem sabe até melhor já que você pode ter algumas idéias novas dando algumas folheadas no livro.
Mutantes e Malfeitores acaba por se tornar um jogo bem livre dependendo do seu mestre, e como eu gosto da liberdade minhas sessões acabam por dar bastante liberdade aos meus jogadores, às vezes até demais como o personagem palhaço cujo monociclo com lança foguetes voava e ficava invisível, mas só o monociclo o que dava a impressão de que um palhaço estava voando pedalando no ar. Bizarro? Sim, mas tudo é possível nesse jogo e quando se tem amigos estranhos não poderia sair muita coisa boa.

Mas é claro que nada é perfeito e em minha opinião essa liberdade pode ser um ponto fraco também, pois podem surgir heróis com Combos bem feitos em uma mesa de personagens não tão bem construídos apesar de o livro impor limitações, os chamados Níveis de Poder, que seria equivalente ao Nível/Level de seu personagem como em qualquer RPG.

Outro ponto que pode ser prejudicial ao jogo é a construção da ficha que ao primeiro momento é bem complicada, pois você recebe uma certa quantidade de Pontos de Poder para distribuir entre tudo que existe na sua ficha, que como já disse é bem ampla apesar de simples, o que pode levar seus jogadores a perder algumas horas só na contrução do personagem se não tiverem planejado algo com antecedência.

unlimited poweeeeer
Unlimited Poweeeeer

-Considerações finais:

Apesar de suas falhas Mutantes e Malfeitores tem crescido cada vez mais entre fãs de RPG e Super-Heróis, é um sistema simples e divertido e que cumpre seu papel quando o assunto é se divertir entre amigos ou desconhecidos seja para um One-Shot (única sessão) ou para uma campanha densa de meses de aventura.
No fim das contas este se tornou o sistema favorito daquele que vos escreve e espero que isso valha de alguma coisa.

Save

Save

Save

Save

Save

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters