Melhores e piores adaptações de livros para o cinema

Imaginem a comoção das pessoas que estavam no Salão Grand Café em Paris, quando os irmãos Lumièri apresentavam a sua invenção o Cinematógrafo, assim surgia o grande marco da nossa amada 7ª Arte. O cinema nos trouxe muitas alegrias, como adaptações de nossos livros favoritos, o fato de deslumbrar nossos heróis em carne e osso em movimento, sentimos até frio na espinha, o momento em que realmente o vilão pode finalmente matar o mocinho e como no ultimo instante ele escapa de forma brilhante e ate mesmo impossível é maravilhoso. Esses mesmos sentimentos que tivemos nos livros e em nossas imaginações agora estavam diante de nossos olhos.

Mas como “a arte imita a vida” ou é “A vida imita a arte” nem tudo são flores. Quantas vezes já ouvimos ou até mesmo nos pegamos dizendo “ah, o filme é legal, mas o livro é bem melhor”, ou “eu amei o livro, mas o filme não conseguiu fazer jus.”

Temos de levar em consideração que a adaptação do livro para o cinema possui vários problemas, o custo e o tamanho do filme só para pegar cada pagina e cena do livro e mostra na tela serie totalmente insano teríamos de simplesmente fazer series não filmes e que o roteiro tem que ser feito para agradar a todos tantos os que já possuem os livros e os que não.

Fiz uma lista dos filmes que considero os melhores e piores filmes adaptados de livros, lembrado que é minha humilde opinião pessoal.

Os piores:

o-codigo-da-vinci-tom-hanks-wallpaper-17455

5 – O Código Da Vinci

A adaptação tentou acertar onde a grande maioria peca: a fidelidade. Grande parte das falas do filme era tirada diretamente das páginas do livro mesmo assim não foram suficientes para que a trama fosse desenvolvida de maneira adequada. O Código da Vinci é um livro extremamente rico em detalhes e são justamente esses detalhes que tornam sua leitura tão fascinante e divertida.

15dUFKuix2NINEiaSYNFNo49oao

4 – A Bússola de Ouro

Para os amantes de Philip Pullman o filme foi uma grande decepção tirando totalmente a essência do livro, mesmo com atores de sucesso como Nicole Kidman e Daniel Craig, e bastante investimento, foi um total fracasso.

eragon-movies
3 – Eragon

Mesmo o livro aclamado pelos críticos, foi muito criticado em sua adaptação para a telona. O seus grandes problemas foram simplesmente má atuação, má adaptação não começado pelo primeiro livro da trilogia, falta de vários personagens que deixaria a trama mais rica.

A-Saga-Crepusculo-Amanhecer-Parte-1

2 – Crepúsculo:

Não levando em conta o sucesso de bilheteria, o filme é fraco, os personagens são fracos: Bella fazendo caras e bocas em todos os filmes, Edward, personagem totalmente sem graça e passivo e Jacob, sempre sem camisa, mesmo assim os livros são bons, tem profundidade, muito bem escritos.

why-i-believe-percy-jackson-deserves-more-recognition-333992

1 – Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Talvez por medo de ficar à sombra de Harry Potter a adaptação da saga de Rick Riordan ficou cheio de alterações desnecessárias da obra original, idade dos personagens, aparência e principalmente personalidade, mesmo possuindo uma boa temática e elenco de apoio o filme não agradou os seus fãs.

Os melhores:

harry-potter-play-jk-rowling

5 – Harry Potter

Devo dizer que fique na balança em deixar a obra de J.K Rowling na lista de melhores ou piores por vários fatores; a obra deixou a desejar em relação aos ricos e divertido mundo cheio de curiosidades pertencentes aos acontecimentos em Hogwarts e com alguns personagens secundários. Os filmes “Harry Potter e as Reliquias da Morte” foram os melhores adaptados tendo tempo para mostrar vários detalhes do livro, todos os outros filmes tiveram seus méritos pela escolha de efeitos, o elenco e trilha sonora fazendo com que torna-se um grande sucesso nos cinemas.

wfJh4peEIwRhWYW86hrjVnSgQXR

4 – O Silencio dos Inocentes

Posso falar que neste caso o filme ficou melhor que o livro, o livro é bom mas a atuação de Anthony Hopkins e companhia junto com um ótimo roteiro e direção fez com que tornasse um dos únicos três filmes da história a ganhar todos os cinco Oscars principais: melhor filme, diretor, ator, atriz e roteiro.

tropadelite

3 – Tropa de Elite

Baseado em um livro brasileiro “Elite da Tropa”, de Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel, fala sobre o Bope, o esquadrão de elite da PM do Rio de Janeiro, uma tropa aparentemente incorruptível e extremamente violenta. O livro vendeu bem, mas sua adaptação para o cinema voou mais longe. O filme de Padilha criou um dos personagens mais icônicos da cultura nacional recente, o Capitão Nascimento, e ainda faturou o Leão de Ouro no Festival de Berlim e deu abertura para o diretor brasileiro José Padilha fazer o filme Robocop de 2014.

godfather

 2 – O Poderoso Chefão

O próprio escritor Mario Puzo admitia: seu livro sobre o a saga do clã Corleone não era a melhor coisa que ele já tinha escrito. Só topou escrever sobre máfia por causa de dividas, e a editora acreditava que uma história de gângsteres podia render um bom dinheiro. O livro virou best-seller e a Paramount comprou os direitos para adaptação – que se tornou um dos melhores filmes de todos os tempos.

senhor-dos-aneis

1 – O Senhor dos Anéis

A maior e melhor adaptação de todas baseado na trilogia do escritor britânico J. R. R. Tolkien, o primeiro filme da saga épica, ‘A Sociedade do Anel’, de 2001, ganhou 4 Oscars. O segundo filme “As duas Torres”, de 2002, ganhou 2 Oscars e  com o terceiro “O Retorno do Rei”,de 2003, ganhou 11 Oscars nas categorias: Direção, melhor filme, roteiro adaptado, efeitos visuais, direção de arte, efeitos sonoros, montagem, figurino, som, trilha sonora, e canção original. Constituindo um marco na cultura pop mundial.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters