TD Arena – GT4 vs ToCA RD 3 vs Enthusia

Time devourer arena

Olá aventureiros! Nesta edição especial do Time Devourer vamos assistir o embate entre três grandes jogos, mas o veredito final é de vocês! Então não deixem de comentar qual jogo merece seu polegar virado para cima. Ao combate!

gladiador joaquin phoenix x

Introduzindo os competidores

O anos de 2005 e 2006 foram provavelmente a melhor época para o PlayStation 2 em termos de títulos épicos. God of War, Shadow of the Colossus, Okami e Fahrenheit são alguns dos exemplos disso.
As pistas virtuais também não ficaram de fora nesse pedacinho da história dos games. Hoje vamos por no grid heróis para uma batalha tripla. Você decidirá quem merece o topo do pódio!

Gran Turismo capa pt x

Gran Turismo 4

Um gigante em uma nova forma. Gran Turismo 4 saiu com clima mais austero que seus antecessores. Só de olhar se percebe que a Poliphony não estava de brincadeira ao fazer o último título da série para o PlayStation 2.
O suporte de desenvolvimento da Sony e seu know how podem ser rivalizados?

tocard boxshot ps box xToCa Race Driver 3

A série tradicional da Codemasters, a softhouse especializada em jogos de corrida criou um jogo com um conteúdo imenso, englobando todas as faces do automobilismo. Sua veia de simulador oferece uma experiência completa.
Será que alguém pode bater um especialista em seu próprio campo?

Enthusia Professional Racing Coverart xEnthusia – Professional Racing

A Konami leva toda a sua supremacia ao gênero de corridas depois de muito tempo. Trazendo elementos de outros gêneros, ela pensa fora da caixa para revolucionar. Será que uma revolução de uma desenvolvedora tão grande pode falhar?

História

O que cada um passou para chegar até aqui? Vamos descobrir seus backgrounds agora!

Kazunori Yamauchi sonhou com um jogo de corridas e batalhou para torná-lo realidade. O primeiro Gran Turismo foi o jogo mais vendido do PlayStation. Desde então, a série se tornou um verdadeiro museu da indústria automobilística do mundo todo, trazendo máquinas históricas de todas as eras.
Agora a série influencia a indústria e o esporte. Montadoras desenvolvem projetos específicos pra o jogo e pilotos baseiam suas carreiras nele.
Em 2005 Gran Turismo 4 foi lançado, trazendo os quase cem anos da invenção dos carros com ele.

A Codemasters é uma das pioneiras em jogos na Inglaterra. Seus anos de história renderam muitos sucessos no gênero de corrida, de modo que a empresa anunciou que só desenvolveria jogos deste tipo.
Já discutimos a diferença entre jogo e simulador em outros artigos e a Codemasters procura oferecer o melhor dos dois mundos. O contrato para usar o nome ToCa (Touring Cars), o campeonato de stock car inglês da época se estendeu enquanto o jogo evoluía. ToCa Race Driver 3 é o sétimo jogo da franquia e cobre oficialmente não só campeonatos ingleses, mas alemães e australianos.

A Konami fez poucos jogos de corrida, o mais famoso sendo Road Fighter de 1986. Outros títulos também merecem fama, como Biker Mice From Mars . Enthusia é sua primeira entrada com uma proposta focada no realismo, mas a empresa fez sua lição de casa e apresenta um trabalho muito digno.

Jogabilidade

Usaremos aqui somente experiências obtidas usando um controle padrão. Todos os jogos possuem suporte para vários volantes que podem mudar a experiência.

Gran Turismo 4 trás o subtítulo ‘the drive of your life‘. Entretanto, a resposta analógica para virar é mais brusca do que com o botão direcional, o que leva a perdas de controle, maior gasto nos pneus, tempos mais lentos e, claro, frustração. Não é nada drástico, mas quem jogou jogos mais sensíveis, como até mesmo Gran Turismo 3, sente a diferença.

ToCa usa todas as opções de controle de sua versão para PC. é o único dos três totalmente customizável, até mesmo na sensibilidade e zona morta dos analógicos. Ironicamente, é o que menos necessita de ajustes, com controles precisos e práticos.

Enthusia tem uma direção boa, mas seu problema são os pedais. Se acelerar com a alavanca analógica a chance de queimar os pneus sem sair do lugar é grande. Usando o botão X, que também é sensível à pressão, o jogo responde melhor. O mesmo se aplica aos freios. Um vídeo promocional destaca o realismo do motor de física do jogo.

 

conteúdo

gran turismo playstation back cover xGT4 possui mais de 700 carros de 80 montadoras diferentes, incluindo desde a carruagem a motor Daimler de 1886 até um conceito futurístico da Nike de 2022. 51 pistas estão disponíveis, incluindo grandes pistas como Sarthe e Nurburgring. O modo carreira possui não só campeonatos avulsos, mas missões, corridas de marca única e de resistência.

toca race driver playstation back cover xToCa RD 3 engloba todas as áreas do automobilismo. Desde rally baja até a Fórmula 1, com carros licenciados para todas as categorias. 32 categorias estão disponíveis no modo World Tour e mais de 170 no modo Pro Career. O imenso conteúdo se desbloqueia conforme o jogo progride, deixando o clima de novidade sempre no ar. Pistas reais de 13 países somam 80 traçados diferentes para correr com os 70 carros disponíveis no jogo.

downloadEnthusia  possui 211 carros, englobando carros históricos tanto de rua quanto de corrida e os atuais mais relevantes. Cerca de 50 traçados variam de ovais a desertos, contendo duas pistas reais: Tsukuba e Nurburgring. A campanha é diferente de tudo, contendo elementos de RPG que são a base das regras do jogo. Uma estratégia cuidadosa sobre qual carro escolher e que corridas atender deixa tudo mais emocionante.

 

Visual

xGT4 sai do preto e laranja de seus antecessores e adota um estilo muito mais clássico. A interface é agradável e mostra tudo o que o jogo tem a oferecer. Na questão gráfica o jogo é imbatível. Um grande esforço foi feito para criar um visual fotorrealista que mesmo em um console e 1999 tem suporte para 1080i, além de rodar em vários monitores e várias outras opções. Os modelos 3D carros de GT4 foram utilizados no GT5 (do PS3) sem nenhum tipo de melhoria, por que simplesmente não precisava.

photo toca race driver xToCa RD 3 tem um visual leve e sucinto. A qualidade gráfica é digna da Codemasters e os danos visuais dos carros, algo que ToCa é o único dos três a apresentar, funciona tão bem que eles fazem parecer ser fácil de fazer. As custscenes também são muito detalhadas.

YHF VTWL xEnthusia possui um ar austero que os shaders expressam muito bem. O jogo de luz e sombra é incrível. A interface é nostálgica e dá um formato mais linear há muito deixado de lado, mas que não deixa de ser divertido.

 

Música

GT4 continua com Isamu Ohira e Masahiro Ando, guitarrista da banda T-Square, como compositores. Ambos, um com as músicas do menu e outro na das corridas, adotam um estilo mais clássico e rearranjam trilhas dos três jogos anteriores. Yasuo Sako gravou 15 músicas clássicas para o modo slideshow. Além disso, músicas licenciadas de todos os estilos, incluindo duas exclusivas de will.i.am, integrante dos Black Eyed Peas, totalizam mais de 110 faixas customizáveis para todos os gostos.

ToCa RD 3 possui um típico acid jazz inglês produzido pela Nimrod Productions nos menus, mas mantém uma tradição do lado dos simuladores de não incluir música na hora das corridas.

Enthusia  tem um clima austero, mas inovador. A trilha de Masanori Akita e Shinji Ushiroda basicamente clássica se mescla com eletrônica e rock em algumas faixas e sintetiza o significado de ‘música de videogame’. No álbum foram incluídos arranjos de algumas faixas em jazz e bossa nova por Shusei Murai. A especial atenção à trilha é um diferencial. Uma suite com quatro movimentos  foi composta especialmente para uma volta em Nurburgring.

 

você decide

Use nossa enquete no Facebook para votar em seu preferido. O destino deles está em suas mãos.

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters