Uma lenda milenar conta como dragões já viveram em harmonia com os humanos, até que um dragão se rendeu ao poder das trevas e levou sua raça à extinção. Talvez seja mais do que uma lenda para Ryu Hayabusa e seu clã.

Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo!

Um grande título no cânon épico da Tecmo

A Tecmo surgiu em 1967, distribuindo equipamento de limpeza. Dois anos depois seguiu para a área de entretenimento.  Em 1995 foi criada uma subsidiária chamada Team Ninja, responsável pelas séries Dead or Alive e a nova versão de Ninja Gaiden. 

Ninja Gaiden Dragon Sword foi lançado em 2008 para o Nintendo DS. Ele segue o reboot da saga do ninja Ryu Hayabusa, se passando 6 meses depois do primeiro jogo. Na Europa o jogo foi distribuído pela Ubisoft.

 

O Jogo

Ninja Gaiden DS é um jogo de ação em terceira pessoa. A história se passa no vilarejo do clã Hayabusa, que mesmo nos dias atuais mantém um estilo de vida típico da era feudal.

A jogabilidade é intuitiva

Todas as ações, exceto bloquear, são executadas com o toque. O jogador segura o DS de lado para jogar na tela em modo retrato, o que favorece a jogabilidade. Apesar de o bloqueio ser nos botões do console, é possível defender com a caneta aplicando um parry no momento certo.

 

Os golpes de espada são desferidos ao arrastar a caneta pela tela. Todos os movimentos são fáceis de se executar, deixando o jogo fluido e agradável.  Os golpes e combos são variados e bonitos, além de serem tão coerentes quanto em um jogo de luta.

Ninpo sendo ativado

É possível desbloquear poderes especiais, chamados Ninpo. Ao escrever o caractere correspondente com a caneta, pode-se usar poderes de vários elementos da natureza para atacar ou se curar.

O jogo também marca a estreia da personagem Momiji, que depois passou a aparecer na série Dead or Alive.

 

 

Enredo

Há muitos séculos, os dragões conviviam com os humanos, mas um dragão obscuro quis sobrepujar a todos. Não havia esperança contra o poder das trevas, até que os dragões restantes se sacrificaram para que sua essência se tornasse uma arma confiada a um humano – a Espada do Dragão.

Com ela, o dragão obscuro foi derrotado e a espada passou de geração em geração pelo clã Hayabusa, descendente do herói.

As pedras mostram o caminho

Agora, forças obscuras capturam a sacerdotisa do clã Hayabusa, Momiji, em busca de seu poder. O grande ninja Ryu vai em busca de sua sacerdotisa e aprendiz, enquanto descobre quem está por trás do ataque.

No caminho, ele encontra pedras que um dia foram o dragão obscuro. Elas ressoam, guiando-o para seu destino macabro, mas que também é onde está Momiji.

 

Música

Uma mistura de orquestra épica, e música tradicional japonesa soam dos alto falantes do DS.

O compositor Hiroyuki Akiyama tem um histórico com o Team Ninja e com a Grasshopper, sempre com grandes títulos.

O jogo contém 52 faixas, que não foram lançadas separadamente.

 

Ninja Gaiden sendo Ninja Gaiden

Conhecida por sua dificuldade extrema, a série dos anos 80 renasceu mantendo sua qualidade e fazendo jus à antiga fama.

Entretanto, ele não é difícil por que você erra o pulo ou não consegue apertar o combo corretamente. Você está em pleno controle do que faz, mas seus inimigos também. Não deixe espaço para eles baterem, porque ele vão bater e forte.

 

links

ROM para DS

Emulador de DS

Trilha Sonora

 

mm

Classes: Compositor 6º, Viajante para o Passado 4º, Leitura não-popular 5º