Phoenix Wright: Ace Attorney – Time Devourer

Um advogado de defesa precisa acreditar em seu cliente, custe o que custar. Mas tanta fé pode mudar a verdade no final?

Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo!

AA cover art x
Um grande exemplo de localização que conquistou o mundo

A Capcom surgiu em 1979  desenvolvendo e distribuindo máquinas de fliperama. Quatro anos mais tarde apostou na criação  de jogos. A união entre software e hardware resultou em um sucesso atrás do outro.

A empresa japonesa lançou Ace Attorney em 2001 para GBA somente no Japão e o portou para DS em 2004 em escala mundial. O jogo também está disponível para Windows e várias outras plataformas digitais e coletâneas.

 

O Jogo

Phoenix Wright: Ace Attorney é um adventure com duas partes básicas: a investigação, onde se explora locais e fala com pessoas em busca de itens e pistas e o tribunal, onde se examinam as testemunhas e as questionam de acordo com o que se consegue na investigação.

Phoenix Wright Ace Attorney cross examination x
Comandos de toque foram adicionados para a versão de DS

O jogo tem um conceito bom,  que ficou ainda melhor com a complexidade do roteiro. Mesmo tendo vários casos separados, muitos deles se ligam diretamente para formar uma trama maior.

Os personagens são icônicos, com aparência, estilo de linguagem e personalidades diferentes, mas sempre vibrantes. Eles podem ser cruciais em um caso ou secundários em vários deles, mas sempre conseguem nos cativar. O jogo tem um humor muito acentuado, começando pelos nomes de alguns personagens e terminando em seus diálogos. O contraste entre a seriedade de um jogo investigativo e as partes de comédia lembram até a série Tex Murphy.

Todo o ar que o jogo tem, seu grande tom de humor, boa história e personagens marcantes fazem de Ace Attorney um jogo extremamente cativante.

Localização

Gyakuten Saiban foi lançado em 2001 para GameBoy Advance.  O jogo conta a história de Ryuichi Naruhodo, um advogado de defesa recém-formado que enfrenta os casos com uma seriedade escondida por trás de uma atmosfera cômica. Em 2004, o jogo foi portado para Nintendo DS e localizado para a língua inglesa, onde foi renomeado Phoenix Wright: Ace Attorney.

Ace Attorney foi criado para o público japonês, contendo hábitos e piadas que só que é introduzido à cultura local entende. Por isso, um árduo trabalho para acrescentar cuidadosas adaptações foi realizado na tradução para o inglês para que os ocidentais estivessem familiarizados com o conteúdo. As versões em línguas europeias como italiano e alemão mantiveram a adaptação americana.

Os nomes foram totalmente modificados para manter os trocadilhos da versão original. Naruhodo, o sobrenome do protagonista, significa “entendi”. Em inglês ele passou a se chamar Phoenix Wright, para que desse a ideia de right, ou “certo, entendi”. Praticamente todos os personagens sofreram o mesmo processo.

 

Enredo

Phoenix Wright é um advogado recém formado e aprendiz da grande Mia Fey, uma advogada renomada conhecida por sempre crer em seus clientes.

hrlsdcx x
Os personagens principais.

Certo dia um amigo de infância de Wright é suspeito de um assassinato. É a chance do novato salvar seu amigo e começar sua carreira. E realmente, é só o início: a morte espreita alguém próximo a ele e amigos do passado retornam como inimigos. Nada é o que parece neste mundo de reviravoltas.

O jogo possuía quatro casos, ou capítulos, na versão original. A partir do DS, um quinto caso foi adicionado. Eles ocorrem em ordem cronológica e revelam uma trama maior que engloba a maioria deles.

Uma adaptação para o cinema foi lançada em 2012 e, ao contrário da maioria dos filmes baseados em jogos, recebeu boas críticas. Uma série em anime  englobando os enredos dos dois primeiros jogos foi lançada em 2016.

 

Musica

Gs soundtrack
62 faixas totalizam os discos

O compositor Masakazu Sugimori fez uma trilha sonora clássica com um quê que agrada até quem não gosta de música clássica. Os timbres de chiptune são agradáveis e preenchem bem o som, deixando as músicas envolventes.

 

Sugimori também dublou o personagem Gou Karuma (Manfred von Karma neste lado do mundo) nos dois primeiros jogos.

Um álbum contendo as músicas dos dois primeiros jogos foi lançado em 2004.  O pacote contém dois CDs, um com a trilha de cada jogo. As músicas do quinto caso do primeiro jogo, que não estava na versão original para GBA, não estão inclusas.

Vários álbuns de arranjo existem. Versões de Jazz e orquestradas de vários jogos da série foram lançadas.

 

Objection !

Tudo em Ace Attorney cativa o jogador, que passa a amar a série instantaneamente. Os jargões são usados como memes, edições como Phoenix Wrong criadas e uma das melhores adaptações para o cinema são legados mais que merecidos desta obra ímpar.

E aí, já fez algum tribunal em sua mesa? Saiba que pode ser uma cena incrível ou até mesmo o foco do jogo. Concorda? Conta pra gente!

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters