The World Ends With You – Time Devourer

Às vezes a vida pode ser cruel a ponto de querermos sair dela. Mas e se já estivermos fora e não percebemos?

Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo!

the world ends with you nintendo ds front cover x
Um RPG que explora tudo o que o DS pode oferecer

A Square Enix é a junção uma empresa que quase foi à falência, não fosse pelo sucesso de Final Fantasy e a que fez Dragon Quest, que inspirou o primeiro.

A Jupiter é uma softhouse especializada em consoles portáteis que produziu jogos como Kingdom Hearts: Chain of Memories e o software para a Game Boy Camera. A empresa foi criada em 1992 e até hoje lança jogos para os portáteis da Nintendo.

As duas empresas criaram The World Ends With You, que foi lançado em 2007 para Nintendo DS e portado para iOS em 2012 e Android em 2014 com o subtítulo Solo Remix. No Japão o jogo saiu com o nome de It´s A Wonderful World, ou Subarashiki Kono Sekai.

 o jogo

The World Ends With You é um RPG incomum. A história discorre em capítulos, cada um deles com um dia de duração. Seguindo o ambiente atual, o celular dos personagens é usado como menu.

O jogo não se passa em tempo real, então o horário mostrado no celular é o do sistema do console. Os cenários são ricos e cheios de um estilo urbano, dispostos em camadas que dão uma impressão de profundidade enquanto dão vida à cena.

O jogador pode comprar peças de roupas e bottons cujas marcas mudam de efeito de acordo com a moda em cada região e fast food que aumenta permanentemente algum aspecto.

Shibuya
shutterstock x
Scramble crossing, onde passam mais pessoas do que carros

O jogo se passa em Shibuya, um famoso bairro de Tóquio, conhecido por seus cruzamentos sempre inundados por um mar de pessoas de todos os estilos e gostos. A área contém muitos pontos icônicos, como a estátua do cão Hachiko, suas lojas e estação de metrô.

O bairro que fora o lugar onde a família Shibuya tinha seu castelo desde o século XI é hoje um centro da moda, principalmente do público jovem.

Todos os pontos e a cultura de Shibuya são incorporados no jogo, com imagens, palavras e sons.

Batalha

Na batalha, os parceiros vão para planos de realidade diferentes para que nenhum fique vulnerável. Os planos são representados pelas duas telas do DS.

the world ends with you stride cross battle system x
Cada botton tem um poder ,a tela de baixo

Neku fica na tela de toque e seus ataques são executados com gestos da stylus ou com o microfone. Seu(sua) parceiro(a) fica na tela de cima e é controlado pelos botões (o direcional possui as mesmas funções que os botões de ação para agradar destros e canhotos).

 

Uma luz verde chamada light puck viaja entre os personagens durante a batalha. Quem tiver o puck possui mais poder de destruição naquele momento. Além disso, o parceiro de Neku pode ter controle automático em vários níveis conforme o gosto do jogador.

 

Enredo

Neku Sakuraba é um adolescente antissocial que acorda em Shibuya sem se lembrar de nada. Andando pela miríade de pessoas, ele percebe que é ignorado por todos, além da normal apatia de ema multidão. Ninguém pode vê-lo.

unnamed x
O botton inicial dá o poder de ler mentes das pessoas que não estão jogando

Ao vagar tentando lembrar de como chegara ali Neku é atacado por estranhos animais que pareciam ter saltado de algum graffiti dos muros.
Uma garota aparece e pede para que os dois façam um pacto, pois seria o único jeito de sobreviver.

Ao vencer os inimigos a garota se apresenta como Shiki.
Shiki explica que eles fazem parte de um jogo onde precisam cumprir missões e sobreviver por uma semana. O preço de entrada para o jogo é aquilo que a pessoa mais valoriza.

Teria Neku apostado sua memória? O que ele sabia de tão importante? E Shiki, o que teria apostado?
Uma história com muitas revelações e sentimentos se abre diante de você.

 

Tin pin slammer

Além de conceder poderes e influenciar a moda, os bottons são usados no Tin Pin Slammer, um mini-game que poderia muito bem ser um jogo à parte. Nele, os competidores usam seu botton para empurrar o do adversário para fora da mesa.

aaa x
A física é bem elaborada e o resultado é divertido

Os bottons podem ter quatro tipos de poderes: um martelo que gira ao seu redor, uma cobertura de espinhos ou voar e cair em cima de outro botton. Se um botton recebe algum desses ataques, fica nocauteado e sem reação por um tempo.

Caso os poderes sejam liberados simultaneamente, a tríade estilo pedra-papel-tesoura resolve a dividida. Cada botton tem suas características como peso, velocidade e tempo de recuperação, que podem ser checados junto com o seu poder de batalha normal, mas em outra aba do menu. As mesas também variam de tamanho, forma e obstáculos, o que deixa o jogo mais variado ainda.

Tudo isso mais a possibilidade de jogar com até 4 pessoas em rede fazem esse mini-game ser tão bom que ganhou um capítulo extra dedicado a ele ao terminar o jogo.

 

Música

Rap, R&B, eletrônica e rock juntos não só no mesmo jogo, mas na mesma faixa. A mistura de ritmos e vocais são a marca registrada de The World Ends With You.

Cover
O álbum original contém somente as trilhas da versão japonesa.

A trilha original foi composta por Takeharu Ishimoto, que trabalha na Square desde Legend of Mana. The World Ends with You Original Soundtrack contém 36 faixas, contando as 4 de remixes.

Subarashiki Kono Sekai + The World Ends with You é um álbum de remixes, mas contém as seis músicas adicionadas na versão ocidental do jogo. No total são 19 faixas.

Subarashiki Kono Sekai -Crossover- foi lançado junto com a versão para celular, subtititulada Solo Remix. Contém faixas que são compartilhadas com  Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, onde Neku e sua turma dão o ar da graça. O álbum contém 9 faixas.

 

O limite do mundo é o seu limite

A maneira em que as coisas são reveladas neste jogo é um prato cheio para qualquer mestre. Tudo parece uma reviravolta incrível, mas o jogo nunca sai do senso e exagera para parecer sensacional.

O roteiro consistente é a cereja do bolo nessa explosão de arte visual e sonora. Um jogo essencial para quem quer conhecer o Nintendo DS e as maravilhas que ele tem a oferecer.

Ah, feliz ano novo! Tudo de melhor para vocês e muito RPG na nossa vida!!! Comentem aí suas aventuras, já fizeram algum cenário urbano na pegada desse jogo? Como foi? Fiquem à vontade, a casa é de vocês!

 

links

ROM para DS

Emulador de DS

Todos os álbuns juntos!!!

Solo Remix para iOS

Solo Remix para Android

 

 

 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters