Gran Turismo – Time Devourer de Natal


No dia 23 de dezembro de 1997 chegou às lojas o que seria o jogo mais vendido do PlayStation e uma das franquias que mudaria a história dos games.

Clique aqui e ouça a trilha sonora enquanto lê o artigo!

Gran Turismo x
O primeiro passo da série que mudaria os jogos de corrida para sempre

 

A Polyphony Digital era conhecida como Polys Entertainment até 1998, depois de o primeiro Gran Turismo ser lançado. Somente um jogo da empresa não é do gênero de corridas, Omega Boost.

 

Simuladores

Simuladores estão na história dos jogos desde seu início. Nem todos eram vistos como jogos e tinham aplicação profissional, principalmente na área aeronáutica (isso ainda é fato hoje).

BBC micro Revs gameplay x
REVS foi um dos pioneiros do automobilismo virtual

O inglês Geoff Crammond foi um dos primeiros a criar simuladores de corrida. REVS simulava um Formula 3 e foi lançado em 1984. O programador ficou mais famoso por sua série Grand Prix, de Formula 1.

Em 1987 A Papyrus surge como uma desenvolvedora especializada em jogos de corrida. Sendo americana, lança vários títulos de categorias locais, sempre com o realismo como alvo.

Simuladores e consoles tentaram conviver por um tempo, mas não houve a mesma química que nos PCs. Em 1992 Kazunori Yamauchi começou a projetar um jogo de corrida realista para o então novo PlayStation. Yamauchi já trabalhava na Sony, então teve apoio interno ao resolver criar um jogo.

No meio do caminho sua equipe criou dois jogos no estilo Mario Kart. Motor Toon Grand Prix saiu em 1994 e Motor Toon Grand Prix 2 em 1996. Ambos renderam dados importantes, principalmente na questão da física.

 

o jogo

Gran Turismo é um jogo de corrida com 173 carros licenciados e 11 pistas fictícias.

maxresdefault x
Corridas de longa duração com gastos de pneu e danos estão inclusos

Existem dois modos de jogo. O nome vem do termo em italiano para as carruagens usadas no Gran Tour, uma viagem pelos principais pontos da Europa feita por famílias ricas da Inglaterra desde o século XVII para educar os jovens.

 

Conforme as carruagens foram sendo substituídas por carros, os esportivos de 2 lugares eram os mais usados pelos jovens que faziam a viagem e este estilo de carro acabou por manter o nome Gran Turismo. Geralmente com motor dianteiro com tração traseira, com 2 ou quatro lugares e duas portas, são os cupês esportivos mas populares.

 

Subaru Impreza Rally Edition x
Carros de rua e lendários carros de corrida estão presentes

Arcade é onde o jogador escolhe um carro em determinada classe e corre com IAs com carros da mesma classe. Pode-se jogar com outro jogador humano, sem IAs.

O modo Gran Turismo (ou Simulation, dependendo da região) é uma carreira onde se compra um carro e compete por vários campeonatos, ganhando dinheiro e comprando carros melhores.

maxresdefault x
O menu em forma de mapa se manteve até o quarto título

Na carreira é possível comprar carros novos ou usados em concessionárias de cada marca.

Os campeonatos vão aumentando de dificuldade, duração e performance dos carros.

Um modo HiFi, que permite um time trial de duas voltas a 60fps pode ser desbloqueado nos dois modos de jogo. Ao vencer todas as corridas no modo Arcade no nível difícil o modo HiFi aparece na seção Bonus. No modo Gran Turismo o modo fica disponível na seção Special Event ao conquistar o GT World Championship

 

Música

Gran Turismo Original Game Soundtrack x
21 faixas completam o álbum japonês

Nos nos 80 a Formula 1 no Japão era transmitida pela Fuji TV. O tema usado nas transmissões era a música Truth da banda de jazz fusion T-Square. Yamauchi convidou o líder da banda, Masahiro Andoh, para compor a trilha sonora do jogo ao lado de Isamu Ohira.

Andoh compôs o tema Moon Over the Castle, que até hoje é revisitado na série e as músicas usadas nas corridas, menu de opções e créditos. Ohira compôs todas as faixas de menus. A trilha foi lançada no álbum Gran Turismo Original Soundtrack.

The Sound of Gran Turismo x
18 faixas licenciadas

Nas versões ocidentais toda a trilha foi trocada por músicas licenciadas nas corridas e eletrônicas/industriais para os menus.

David Bowie, The Dandy Warhols (que depois também fariam parte de outro jogo de corrida) e Garbage estão entre os artistas que se fazem ouvir.

A EMI Records lançou a trilha licenciada, sem as músicas dos menus em The Sound of Gran Turismo.

 

feliz natal!

Gran Turismo faz 20 anos neste natal. O jogo mais vendido do PlayStation e a série que hoje possui nomes de ruas reais, prêmios, carros conceituais dedicados e até escola de pilotagem real começaram em um natal como este.

Boas festas, feliz ano novo e tudo de ótimo no próximo ano que vem na cola. Tem alguma memória marcante com esse jogo ou com natal? Fala pra gente e nos desejem boas festas!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters