Music 2000 – Time Devourer

Os consoles com tecnologia de CD começaram a apresentar outras coisas além de jogos. Um centro multimídia que podia rodar programas, jogos e música. Mas além de reproduzir música, que tal criar?

Ouça músicas feitas com este programa aqui!

Music E x
Um estúdio virtual acessível para qualquer um

A Jester Interactive é um estúdio galês fundado em 1997. Pioneiro na criação de programas para consoles de videogames, focaram em sua série musical até sua decadência em 2003. Ao ressurgir em 2007, focando em jogos de corrida.

daw

Digital Audio Workstation  é o nome dado a programas de criação de música virtual. Hoje em dia eles são abundantes e variam de preço, plataforma e uso profissional ou recreativo. Um exemplo famoso é o FL Studio, muito usado por vários artistas famosos ou não. Até eu uso hehe.

cpubach x
Sid Meier inovou mais uma vez com C.P.U Bach

Jogos como Grim Fandango tiveram suas trilhas originalmente criadas em DAWs. No caso de Grim o programa utilizado foi o Pro Tools, um dos preferidos dos profissionais. Entretanto, nem todo PC que alegrava as casas das famílias na virada do milênio conseguia aguentar programas assim.

Os consoles começaram a despontar a ideia de criação de música desde Mario Paint e talvez antes. Um grande passo com relação à qualidade sonora foi Sid Meier’s C.P.U. Bach que saiu em 1994 para 3DO, porém o jogo criava as músicas, não o jogador.

 

a série

hqdefault x
O primeiro produto da empresa recebeu grandes elogios

A Jester lançou seu primeiro editor de músicas em 1998. Chamado MUSIC – Music Creation for the PlayStationque lhes rendeu o prêmio de Jogo Mais Inovador pela revista oficial do PlayStation. Foi o primeiro programa para console inteiramente dedicado à criação musical.

Um ano depois chega às lojas Music 2000, chamado de MTV Music Generator nos EUA. Uma grande variedade de amostras de som e modos de jogo dão liberdade ao jogador para fazer músicas de qualquer estilo. Além do PlayStation, o jogo teve uma versão para PC

Sua interface foi otimizada em relação ao primeiro, que desperdiçava muito espaço da tela. Além disso, todos os botões do controle são utilizados, uns para funções primárias e outros como atalhos. Esta melhora rendeu á Jester a nomeação final ao prêmio BAFTA por melhor interface de usuário em 2000.

Em 2001 MTV Music Generator 2, ou Music 3000,00 saiu para o PS2. Sua linha de tempo mudou para uma rolagem vertical, algo pouco visto. Continha basicamente as mesmas funcionalidades de seu predecessor.

MTV Music Generator 3 saiu também  para PS2, porém era focado na criação de remixes das músicas licenciadas contidas no jogo e desmontadas em samples editáveis (o que é só uma das funções do 2000).O jogo continha até uma música do brasileiro DJ Marky.

 

O JOGO

akai mpk flstudio software jpg a bd e d d c f cb c f x
Qual botão aperta? FL Studio nos deixa com essa pergunta

Quem nunca mexeu em uma DAW estranha qualquer uma que apareça em seu caminho, mas os pequenos textos introdutórios do Music 2000 ajudam a confortar os novatos. Não é necessário dominar tudo o que o programa tem a oferecer para compor, então é natural que você comece com algo simples, mas logo suas músicas terão efeitos e clipes visuais.

O básico de qualquer DAW é a timeline. Nela você vai organizar quando cada frase criada vai tocar. “Mas que gnomos seria uma frase?” ótima pergunta, jovem padawan. Frase é uma sequência de notas de um determinado instrumento, que em nosso caso é criada no Piano Roll.

maxresdefault x
É possível mudar os parâmetros de cada nota individualmente
Mão na massa

Não vou fazer um tutorial dos atalhos no controle já que o jogo o faz muito bem. Só escolha um instrumento e vá para seu Piano Roll, que tem esse nome por usar a imagem de teclas para representar as notas. É o melhor instrumento para compor e é usado por praticamente todo compositor. Lá você escolhe a sequência de notas e sua duração, podendo ouvir sua criação em tempo real.

Os instrumentos disponíveis variam de clássicos, exóticos, vozes e eletrônicos, todos com três opções de frequência. Quanto maior a frequência, mais qualidade e mais peso para a RAM.

maxresdefault x
Mude cores e ícones de cada instrumento para organizar seu projeto

Também é possível extrair amostras de qualquer CD que você tenha em sua casa, mas é um recurso que toma muita memória, então não tente incrementar tanto, ok?

Além das amostras, Music 2000 conta com uma variedade de efeitos como segunda voz, equalizadores, mudança de velocidade e pós-produção que dão uma cara totalmente diferente à sua música.

CLIPES

Depois de fazer as músicas, por quê não deixar um visual maneiro na TV para animar sua festa?

psx x
Você muda para a edição de clipes simplesmente trocando uma aba no menu

Music 2000 lê as batidas do seu som e cria efeitos visuais que deixam qualquer Windows Media Player no chinelo, além de vários modelos 3D dançantes à sua escolha.

Você pode fazer uma playlist de suas músicas salvas e fazer uma sessão de clipes que garantem qualquer festa anos 2000!

 

 

MULTIPLAYER

Até quatro pessoas podem fazer músicas juntas no modo Music-Jam. Cada botão de cada controle vira uma frase pré-definida (que pode ser criada pelo jogador). Os botões pressionados tocam suas frases e a sinfonia começa. A criação pode ser gravada e salva.

 

UM BOM COMEÇO

Eu sempre gostei de música, mas só com Music 2000 eu percebi que eu podia me expressar por meio dela. É uma ferramenta datada para hoje, mas ainda é divertida e um ótimo primeiro passo para descobrir sua veia musical.

Quer brincar de fazer música, mas não quer ocupar espaço no PC ou está sem paciência para algo hardcoreMusic 2000 pode ser a solução. Apesar de todos os seus recursos, é possível fazer algo simples e rápido com ele.

 

links

ISO para PSX

ISO para PC

Emuladores de PSX

 

 

 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters