Final Fantasy VI – Time Devourer

A loucura de um homem põe o mundo inteiro em colapso. Só um sentimento ilógico como o amor pode reverter a história. Mesmo que o amor caia, ele se levantará novamente!

Ouça a trilha enquanto lê o artigo!

Final Fantasy VI x
Um épico surpreendente e emocionante que vem sendo continuamente relançado

Masafumi Miyamoto começou uma divisão de jogos na empresa de seu pai em 1983. Numa época em que jogos eram feitos geralmente por uma pessoa só, Miyamoto preferiu que cada área de criação fosse tarefa de um colaborador diferente. Em 1986 a divisão se tornou uma empresa independente, chamada Square Co.

Em 2003 outra empresa famosa por seus RPGs, a Enix, se fundiu com a Square e formou o que hoje se conhece por Square Enix.

 

final fantasy

Após alguns RPGs ocidentais ganharem fama no Japão, desenvolvedores japoneses começaram a investir no gênero. The Legend of Zelda Dragon Quest foram dois grandes sucessos desta iniciativa que ajudaram a definir o gênero. Enquanto isso, a Square lançava fracasso após fracasso.

FF jap MSX battle x
O primeiro jogo era fortemente baseado em RPGs medievais como D&D

Em 1988 Hironobu Sakaguchi criou o jogo que decidiria sua vida. Era sua última tentativa no ramo de jogos, um dos motivos para o nome conter a palavra final. Por capricho do destino, o jogo foi um grande sucesso e garantiu a continuidade da empresa.

Os três primeiros títulos da série Final Fantasy  foram lançados para NES e do quarto ao sexto no SNES. A partir de então, o jogo deixou de ser baseado em consoles da Nintendo (houveram ports para outros consoles) e migrou para o PlayStation, cuja tecnologia em CD oferecia mais espaço para os jogos.

Deste Lado do Mundo

No ocidente, a série não apareceu completa. Somente FF, FFIV FFVI  vieram para este lado do mundo até uma antologia ser lançada posteriormente. Final Fantasy IV foi renomeado para Final Fantasy II  e o sexto jogo continha o III em sua versão americana. Depois da antologia, eles tiveram suas numerações corrigidas.

Mudanças nas localizações foram feitas em relação a símbolos religiosos e temas sexuais.

 

final fantasy vi

Logo depois do lançamento de FFV, a produção de Final Fantasy VI começou. Hironobu Sakaguchi criou um mundo com uma temática steampunk e projetou a ideia de que todos os personagens jogáveis seriam protagonistas e não só ajudantes.

Várias pessoas ajudaram a escrever o roteiro e o background dos 14 personagens, e coube ao diretor Yoshinori Kitase juntar todos eles.

Além do maior cuidado no enredo de cada personagem, a jogabilidade foi repensada. Cada membro da equipe possui uma técnica ou mecânica exclusiva relacionada à sua classe. Outros grandes nomes continuaram a fazer parte da série, como Nobuo Uematsu na trilha sonora e Yoshitaka Amano no design.

O jogo foi lançado em 1994  para Super Famicom e recebeu ports para PlayStation, GBA, Wii Virtual Console, PSN, Android, Android Amazon (compatível com Kindle), iOS, PC e, por último até agora, SNES Classic em 2017.

 

 

enredo

Três deuses guerreavam entre si para dominar o planeta. Nenhum deles nunca sobrepujava o outro e, enquanto sua luta sem fim continuava, a terra era cada vez mais consumida. Durante a guerra, que ficou conhecida com a Grande Guerra Magi, alguns animais e humanos foram transformados em seres dotados de magia chamados Espers.

 

Quando os três deuses perceberam o dano que causavam ao mundo resolveram parar com a disputa, petrificando um ao outro. Seu desejo final foi o mesmo, que os Espers não deixassem o poder da magia ser usado para a destruição. Os Espers então criaram uma outra dimensão e levaram as estátuas dos deuses, lavando a magia para longe dos humanos.

Amano FFVI Unknown x
Máquinas a vapor dividem espaço com castelos medievais

Mil anos se passaram e a Terra ainda é um fragmento quebrado do que costumava ser. A magia foi substituída por ferro e vapor. O homem avançou em sua tecnologia, mas sua sede de poder ainda estava intacta. O imperador Gestahl conseguiu unir o poder da magia à sua tecnologia bélica e começou uma campanha para dominar todo o globo.

Um oficial do império une sua loucura à sua megalomania e procura um poder que pode levar a terra novamente ao caos…

 

 

Os Heróis

Terra Branford é fruto da união de um esper e uma humana. Sua habilidade em usar magia é tão grande quanto a dificuldade em entender sentimentos humanos. Ela é usada pelo Império Gestahliano para pesquisas sobre magia. Ela pode se transformar em Esper durante as batalhas.

Party Artwork x
O trabalho de Amano é único e ajudou a caracterizar a série

Locke Cole é um caçador de tesouros. Aventureiro por natureza, sempre arriscou sua vida por seus tesouros, mas arriscar a vida da pessoa a quem ele dava mais valor o deixou com um peso que ouro nenhum pode tirar. Ele é aliado dos Returners, uma facção anti-Gestahl. Locke consegue roubar itens dos inimigos.

Edgar Figaro é o rei de Figaro, nação aliada do império, mas que secretamente ajuda os rebeldes. Mulherengo incontrolável, vive tentando ser um rei tão bom quanto seu pai fora e quer reencontrar seu amado irmão. Possui uma variedade de máquinas poderosas a seu dispor na batalha.

Sabin Figaro fugiu do trono quando seu pai morrera. Passou anos como um monge e se tornou um mestre em artes marciais. Ama seu irmão tanto quanto é amado por ele. Seus golpes poderosos são únicos no campo de batalha.

Cyan Garamonde é um verdadeiro samurai que serviu o reino de Doma até o império cometer um horrendo crime de guerra e só ele sair vivo. Ele perdeu não só o reino, mas sua esposa e filho. Sua habilidade com a espada permite que seus golpes tenham efeitos variados.

Gau é um garoto que viveu nas terras selvagens de Veldt. Filho de um pai que enlouqueceu e o deixou lá sem pensar. Ele aprende os golpes de inimigos encontrados em Veldt.

Celes Chere é uma poderosa general do Império Gestahliano que desertou. Foi cobaia de experimentos que a deixaram com poderes mágicos. Ela é capaz de absorver qualquer magia usando sua espada.

Setzer Gabbiani é um jogador de azar que viaja o mundo com seu veloz dirigível. Ele desbrava os céus sozinho, sentindo falta de sua amiga que o acompanhava com suas próprias asas. Seu caça-níquel pode resultar nos mais variados poderes nas batalhas.

Shadow é um ninja mercenário que é acompanhado de seu fiel cão Interceptor. Sua máscara esconde o passado onde família e amigos eram palavras conhecidas para ele. Sua habilidade de lançar shuriken e outras armas é avassaladora.

Relm Arrowny é uma garota de 10 anos que ama pintar. Sua habilidade é tamanha que seus retratos possuem até os poderes de quem ela quiser pintar.

Strago Magus é um velho morador da pacata vila de Thamasa e avô adotivo de Relm. Ele guarda um segredo que permite que ele aprenda a magia dos inimigos.

Mog é um moogle, um bichinho muito fofo que aprendeu a falar a língua humana e usa suas danças para evocar magias de vários elementos.

Umaro é um pé grande que foi salvo por moogles e é um fiel protetor dos mesmos. Somente Mog consegue dar ordens a ele.

Gogo é um mestre da mímica. Até sua aparência é um mistério, mas sua capacidade de copiar cada movimento de quem quer que seja mostra seu valor.

Locke salva Terra do controle do império e a leva aos Returners. Sua busca para erradicar a ameaça de Gestahl os leva a encontrar os outros personagens. Seus laços se fortalecem e seus passados se revelam enquanto o sádico Kefka Palazzo usurpa o império e tenta tirar os três deuses de seu sono.

 

a música de Final Fantasy vi

Nobuo Uematsu descreveu sua obra em FFVI como um ponto marcante em sua carreira. A qualidade do jogo como um todo o fez pensar que, se parasse de fazer jogos, estaria satisfeito.

A tilha foi criada à moda clássica italiana, assim como outros elementos do jogo remetem à literatura do país. Cada personagem possui seu tema, além de temas para cada localidade, batalha e chefes. Situações específicas, como momentos cômicos, também possuem músicas dedicadas.

Uma das trilhas mais memoráveis é a ópera Aria de Mezzo Carattere, que soa durante a ópera que o jogador deve performar com a personagem Celes. Apesar de no jogo a voz não ser humana, a Orquestra Sinfônica de Milão gravou a peça com a soprano Svetla Krasteva com letra em italiano.

A trilha original Final Fantasy VI: Original Sound Version é um álbum triplo que contém todas as 61 faixas do jogo.

FF grand
A arte de Grand Finale é de Amano

Final Fantasy VI: Grand Finale é uma seleção de 11 faixas tocadas pela Orquestra Sinfônica de Milão, incluindo Aria de Mezzo Carattere. 

Piano Collections: Final Fantasy VI contém 13 faixas soladas no piano por Reiko Nomura. O lançamento original acompanhava um livro com as partituras de todas as peças.

 

 

o melhor jogo do universo

Hironobu Sakaguchi fez um discurso na festa de lançamento de Final Fantasy VI agradecendo a todos por fazerem o melhor jogo do universo. Uematsu considera este o ponto onde sua carreira culmina. Não sou eu quem vai discutir.

Chrono Trigger é geralmente considerado o melhor RPG de todos os tempos, mas se algum outro jogo deixa isso em dúvida, é Final Fantasy VI. Talvez fazer parte de uma série com outros jogos tão memoráveis ofusque um pouco a grandeza desta obra prima. é jogar para crer.

Muitos temas são tratados, sempre com grande profundidade. A tragédia sem muitas amenidades deixa a história realista e dura, o que só reforça a importância dos sentimentos e laços construídos.

O vilão também é um caso à parte. Kefka Palazzo é um homem sádico e realmente insano. Nós do R2PG já tratamos sobre o que é um personagem louco, caótico aqui e Kefka é o exemplo perfeito. Ele é imprevisível e aparentemente ilógico. Na batalha final isso fica ainda mais claro enquanto ele dialoga com os heróis. Kefka por si só já faz o jogo ser incrível, como um bom Coringa garante um bom Batman.

Final Fantasy VI especial de um ano do Time Devourerapareceu no por um bom motivo. Um jogo maravilhoso que com certeza merece ser jogado e apreciado em toda a sua majestade.

 

links

Versão americana para SNES (FF III)

FFVI Advance

Versão para PSX, com CGs em 3d

Trilha Original

Grand Finale parte 1

Grand Finale parte 2

Grand Finale parte 3

Piano Collections

 

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters