Mitos e Lendas no RPG de mesa!

Yo! Beholder de volta para falar sobre um tema que eu considero importantíssimo dentro dos cenários de RPG de Mesa! Os Mitos e Lendas que permeiam os mundos!

Tupã - por Bianca Lima Duarte
Da cultura tupi-guarani, Tupã é considerado o senhor do relâmpago, do raio e do trovão. Ele também é o criador da terra, dos mares, dos céus e dos mundos animal e vegetal. Ilustração por Bianca Lima Duarte

“Tupã, com a ajuda da deusa Araci, desceu à terra em um monte da região do Aregúa e lá criou mares, florestas, animais e tudo que existe colocando até mesmo as estrelas no céu…” – Mito da Criação dos Tupi-Guarani.

Nos filmes O Senhor dos Anéis isso se torna óbvio com a narrativa introdutória que afirma o mito da grande guerra de humanos e elfos contra Sauron e o Anel de Poder.

Harry Potter - The boy how lived

Nos filmes de Harry Potter a lenda do “menino que sobreviveu àquele que não pode ser nomeado” é de vital importância para o enredo.

Em Guerra dos Tronos há vários mitos e lendas, mas alguns que recebem maior destaque se tratam da famosa frase “o inverno está chegando” e sobre a volta da magia e dos dragões.

Além disso, nem toda lenda precisa ser tão grandiosa. Que brasileiro não cresceu permeado de nossa cultura folclórica e das lendas urbanas? Somos um povo bastante místico em termos culturais e isso se reflete em muitas outras possibilidades dos usos dos mitos de maneiras menos grandiosas.

guerreiros folcloricosAquele filho, nascido após seis irmãs, que tem sua natureza humana possuída por um instinto lupino.

Aquele clérigo nobre, respeitado por todos, mas que sempre no mesmo dia desaparece do templo, dia este que a vila sempre tem que se defender de uma besta mágica quadrúpede e inflamada.

Nem preciso começar a citar os casos de fantasmas, espíritos e assombrações que invadem nossas conversas nas altas horas da noite.

Não é porque você é Mestre que precisa sempre inventar coisas novas em cada mundo, pelo contrário, o RPG de Mesa lhe permite abusar de inúmeras referências e isso, com certeza, deve ser aplicado na construção de Lendas e Mitos, pois são essas histórias que encherão seu mundo de profundidade, dúvida e mistério!

Será mesmo que todo monstro anunciado por uma vila existe de verdade? Até que ponto um aventureiro deve acreditar na clássica caça as bruxas? E se a profecia que anuncia a chegada de um demônio se refere a um aventureiro e não a um monstro?

Dependendo da influência de uma lenda, ela poderá reger todo o comportamento de um reino! Afinal, não foi o Japão que por milênios considerava seu imperador algo além do humano? Espera… Acho que eles não eram os únicos, afinal os Egípcios também pensavam assim quanto aos seus líderes!

the_puppet_king-motli
Ilustração por motli

Seria uma pena se os aventureiros descobrissem que aquele poderoso rei não passa de uma criança movida por políticos malignos não é mesmo? Ou que aquela sábia anciã é apenas um espírito buscando refúgio de um lorde do mundo espiritual?

Boatos, profecias, previsões, etc., todas perfeitas ferramentas para manipular os seus aventureiros contra ou a favor de suas verdadeiras intenções como Mestre! E por mais experientes que ele forem, sempre é uma sensação muito satisfatória como jogador, sentir que seu personagem faz parte de algo maior!

Mas e quanto a você? Costuma utilizar esse recurso em sua mesa? Que tipo de lendas utiliza como referencia em suas aventuras? Cria seus próprios mitos? Comenta ai!

Salvar

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters