Não consigo terminar uma maldita campanha!

Olá, Beholder aqui e lá vou eu de novo compartilhar uma experiência de RPG com vocês, mas dessa vez o assunto é bem sério.

Apesar de todas as minhas ocupações ainda encontro um dia ou outro para jogar esse jogo maravilindo! Contudo, faz meses que não consigo começar e terminar uma campanha seja como jogador ou mestre. Essa situação perturbadora é consequente dos seguintes pontos:

  • Mortes: sempre que ocorre a morte de algum personagem, aparentemente um desânimo toma alguns dos meus companheiros fazendo-os perder a vontade de continuar jogando.
  • Frustrações: todo momento em que algo não contido nas expectativas dos meus companheiros, seja dos jogadores para com os dados ou comportamentos uns dos outros, seja do mestre para com os jogadores e suas escolhas, há um desanimo na continuidade daquele jogo.
  • Distrações: aparentemente, sempre que a jogatina se torna entediante para um dos jogadores, ele se deixa levar por qualquer outra distração, além disso, induz aos demais a mesma coisa, aos poucos a jogatina é ignorada levando ao desanimo quanto ao jogo.
Morte na mesa de RPGMinhas opiniões particulares quanto a esses três pontos são:
  • Mortes em RPG de mesa são naturais e não devem ser razão para os demais simplesmente descartarem a história e jogo até ali.
  • A vida é frustrante, se o RPG de mesa é um jogo que simula a vida em outros cenários, ter decepções é natural e devem ser enfrentadas de maneira madura não se deixando levar.
  • Se você não quer jogar RPG, não está gostando do jogo, etc., apenas saia, ninguém irá ficar magoado e ninguém é obrigado a jogar.

Eu realmente não sei o que fazer quanto a minha situação, se devo ser mais radical e levar o RPG mais a sério para cobrar maior determinação dos jogadores ou se isso de não terminar campanhas é algo comum e se trata apenas de uma fase que todo jogador sofre conforme ganha experiência.

Pra quem ler esse artigo, por favor, peço conselhos ou esclarecimentos para o novato aqui, e se você se identifica com meu problema, comenta ai pra que eu não me sinta o único cheio de personagens e histórias que nunca tiveram um fim merecido.

Salvar

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Malikovsky Marquardt

Eu me identifico com este problema.. das minhas últimas 5 mesas, 4 delas acabaram sem nenhuma conclusão, ou por que alguém morreu.. algo do tipo. n duvido que seja bem comum isso acontecer..

Raul Tribuzi

Acho que toda mesa passa por isso, mas felizmente isso aconteceu poucas vezes em meu grupo… Mas teve uma vez que depois de uns 5anos de campanha meu personagem morreu e a mesa toda aziou, e eu mo empolgado pra fazer um personagem novo e continuar (pq o cenário era muito legal e tudo mais)… Mas um ano depois resolvemos voltar ao cenário e jogar uma nova campanha com os filhos dos personagens antigos. Foi épico!

Angelo Moreira

Em 10 anos de RPG eu só terminei uma campanha (mas campanhas que eu participei já foram finalizadas)…
Mas a culpa é minha mesmo, eu que nunca consegui ser um jogador assíduo.

Marcelo De Carvalho Ortolani

Acho que em 24 anos como jogador só terminei uma campanha e em uns 2 anos como mestre também terminei uma campanha.

Acho que seu principal problema é que está querendo campanhas muito longas. Quem sabe a sua realidade e a das pessoas que jogam com você pedem campanhas mais curtas.

Quanto a morte de jogadores e frustração dos dados, talvez ajude mudar o sistema. Se joga D&D pode tentar jogar Dungeon World. Os resultados dos dados são ligeiramente mais previsíveis, o nível de dificuldade pode ser adaptado mais facilmente de forma dinâmica pelo mestre, e a morte nunca é absoluta sempre tem uma maneira de resolver nem que seja ir pro inferno, encher o deus da morte de porrada e trazer o personagem morto a força pro mundo dos vivos.

Ary Eyan

joquei rpg por 3 anos, so consequi terminar uma campanha quando mestrei uma mesa com jogadores fora do meu habitual, literalmente larquei meu velho grupo e fui para um novo. A sensação de terminar uma campanha foi uma otima experiencia para mim, pena que não tinha um personagem para chamar de meu para deixar pra tras. (tambem tive em mente fazer uma campanha curta, 7 meses para a galera nao enjuar da minha cara kkk)

Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters