Fahrenheit – Time Devourer

Assassinatos são comuns em New York. Serial killers talvez, mas algo muito mais profundo e perigoso está acontecendo. Algo que pode ser o fim de tudo o que se conhece…

Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo!

Fahrenheit
O segundo jogo da Quantic Dream é a base dos seus sucessos seguintes

 

Fahreiheit (Indigo Prophecy) na América do Norte é um jogo de 2005 desenvolvido pela Quantic Dream e distribuído originalmente pela Atari para Xbox, PlayStation 2 e Windows. Uma versão remasterizada para Windows, OS X, Linux e iOS saiu em 2015 além de um port para PS4 em 2016 via PSN.

A desenvolvedora francesa comandada por David Cage começou em 1997 e além de jogos fornece serviços de captura de movimento. O primeiro jogo, Omikron: the Nomad Soul foi lançado em 1999 e tem participação de David Bowie na trilha e como personagem.

 

O Jogo

Fahrenheit gameplay
Um filme bem dirigido e imersivo como um bom jogo

Fahrenheit tem a proposta de um filme interativo. O conceito que morrera nos anos 90 volta à vida de uma maneira mais complexa e consistente.

O grande foco no enredo e a liberdade do jogador poderiam atrapalhar um ao outro se pararmos para pensar, mas Cage conseguiu a fórmula certa para que os dois elementos se complementem.

Fahrenheit minigame gameplay
Detalhes como minigames dão riqueza à obra

Os cenários detalhados e interativos dão dão imersão e consistência ao jogo enquanto os personagens e a trama inovadora garantem uma experiência completa e satisfatória.

Vários temas e mecânicas de Fahrenheit foram reaproveitados em seus sucessores Heavy Rain Beyond: Two Souls. Clima como obstáculo, estilo de direção, ambientação e várias mecânicas estão presentes nos três jogos.

A versão americana sofreu mudança de nome para evitar confusão com o filme Fahrenheit 9/11, lançado no ano anterior. Ela também sofreu cortes para diminuir a classificação de 18 para 16 anos.

 

Enredo

Fahrenheit playable caracters
Além de Lucas, Carla e Tyler também são jogáveis

New York, 2009. Um homem é esfaqueado no banheiro de um restaurante. Os agentes Carla Valenti e Tyler Miles investigam o caso.

O assassino, Lucas Kane, estava em um estado de transe e não sabe o que exatamente aconteceu. Enquanto foge da lei, ele tenta resolver o mesmo mistério que os detetives descobrem por trás de vários assassinatos.

Fahrenheit gameplay
A saúde mental é levada em consideração

O inverno é cada dia mais extremo ao ponto de temperaturas quase insuportáveis, o que se revela ser uma intervenção sobrenatural, a mesma dos assassinatos em série.

Mais de uma poderosa força oculta busca a dominação e Kane é o único capaz de detê-las devido a um acontecimento em sua infância…

 

A Música de Fahrenheit

A trilha segue o estilo cinematográfico do jogo, então David Cage procurou o compositor de cinema americano Angelo Badalamenti. Cage queria uma trilha mais ‘atmosférica’ do que épica e achou que Badalamenti cumpria o requisito.

Além das faixas originais, 14 músicas licenciadas completam o rol. Elas tocam em rádios e cenas secundárias em relação ao enredo.

A trilha foi lançada em 3 CDs somando 32 faixas.

 

Um legado a ser lembrado

Todos conhecem e veneram Heavy Rain e Beyond, mas poucos conhecem Fahrenheit. O que é uma pena, pois o jogo tem tanta qualidade quanto seus sucessores e merece ser jogado. A remasterização é a chance perfeita para recuperar o tempo perdido.

Este jogo vai abrir os olhos de qualquer mestre quanto a campanhas na era atual. A mistura de ficção com o ambiente urbano são ideais para uma boa mesa.

 

Links

Fahrenheit PS2 – versão europeia, sem cortes

Fahrenheit Xbox – talvez o melhor jogo do console

Remastered – site oficial com versões para todas as plataformas

Trilha sonora – as composições de Badalamenti

Triha sonora licenciada – as 14 faixas, de rock a jazz

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters