Rule of Rose – Time Devourer

Você deve sobreviver ou se unir a uma aristocracia cheia de toda a crueldade de que a inocência pueril é capaz?

Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo!

rule_of_rose_-_north-american_cover
Um horror psicológico que faz jus ao gênero

Rule of Rose é um survival horror da Punchline lançado somente para PlayStation 2. O jogo foi distribuído pela Atlus, Sony, 505 e Ingram Entertainment dependendo da região.

 

Enredo

loveletter-1
Jennifer, a ‘princesa triste’

Inglaterra, 1930. Jennifer, uma jovem de 19 anos viaja em um ônibus praticamente vazio. Um garotinho ocupa outro banco. Ao parar em um lugar deserto, o garoto sai do ônibus e acaba atraindo Jennifer, que não vê escolha senão segui-lo depois que o ônibus vai embora.

Ao investigar o que parece a entrada para uma casa, a jovem é atacada por um grupo de crianças e acaba enterrada viva. Ela acorda em um dirigível praticamente desprovido de vida. O único som é o zumbir dos motores e o ranger da estrutura, que não permite que esqueçam que estão no ar e o quão frágil é a nave.

09
Algumas integrantes da Aristocracia

Em pouco tempo Jennifer é apresentada aos outros passageiros. São todos crianças de diferentes idades e formam a Aristocracia do Giz de Cera Vermelho. Nessa sociedade, os de classe mais estariam melhor mortos e os de classe mais alta não se incomodam de fazê-los sofrer.

Para subir na hierarquia, oferendas devem ser entregues ao príncipe e à princesa da Aristocracia mensalmente. A custa de inúmeros perigos insanos, Jennifer tenta sobreviver em meio às crianças, que não sabem dividir o bem do mal.

07
Livrinhos com desenhos a giz contam partes da história

Sozinha e quase indefesa, Jennifer encontra um labrador chamado Brown. Ele passa a acompanhá-la e a ajuda a farejar objetos e atacar inimigos. Vários seres estranhos surgem no caminho, o que a faz questionar a realidade de tudo aquilo.

Após várias oferendas e muitas tribulações e torturas, Jennifer descobre que o príncipe da Aristocracia é o garoto do ônibus e perde a consciência. Ela acorda em um orfanato onde todos os integrantes estão vivendo. Lá pistas sobre o porquê de tudo aquilo começam a surgir…

 

Game Design

Rule of Rose é um conceito inovador em um gênero nem tão novo. Ele não contém cenas fortes de nenhuma natureza, mas toda a ambientação, os personagens infantis, a música e a fantasia imergem o jogador de uma maneira irresistível e perturbadora ao mesmo tempo.

rule-rose-10
Cada detalhe tem um significado, mesmo que pareça ‘coisa de criança’

Com uma personagem tímida em meio a outros mais novos e mais expressivos, um inventário pequeno e golpes limitados, Jennifer é uma presa fácil e o jogador sente isso. A adição de Brown se torna imediatamente essencial e os laços com ele se estabelecem instantaneamente.

Jennifer pode atacar geralmente usando armas contundentes, como bastões ou canos. Um cutelo e até uma arma de fogo podem ser usados também. O movimento de ataque é lento e precisa ser calculado para que o tempo entre um golpe e outro não a deixe vulnerável. A mecânica de batalha é claramente menos trabalhada que o resto do jogo, mas não é tão abundante para estragar a obra.

claram
Os chefes são um dos pontos mais perturbadores

O jogo é separado em capítulos que representam os meses e as oferendas de cada mês para a Aristocracia. A história geralmente de desenvolve ao entregar a oferenda, mas há exceções. Os CGs foram produzidos pela Shirogumi e são magníficos.

A complexidade dos cenários e a busca por objetivos lembra um metroidvania, além de alguns detalhes e inimigos mudarem em cada capítulo do jogo. Itens e roupas secretos podem ser encontrados.

 

 

 

A Música de Rule of Rose

rule-rose-soundtrack
A trilha foi feita para dar um tom humano ao jogo

Composta por Yutaka Minobe, a trilha é essencialmente clássica, com técnicas usadas em músicas ambientes de terror. A influência de tristeza do blues está presente em algumas faixas, mas só domina no tema cantado A Love Suicide.

A natureza ambiente misturada com a intensidade emocional da trilha sonora a deixam tanto imersiva quanto agradável de ouvir fora do jogo. Talvez um dos maiores exemplos do equilíbrio entre os dois extremos.

Um CD com 6 faixas foi produzido pela Atlus e só estava disponível com a pré-venda do jogo. O disco continha partituras, papéis de parede e vídeos para serem usados no PC.

 

Um Terror Irresistível

Rule of Rose é dá uma experiência única. Mesmo tendo semelhanças com Clock Tower e seu sucessor Hauting Ground (que também é um survival de 2006 com uma garota e um cão), sua história fantástica e polêmica é contada de um modo que deixa incertezas e fortes impressões.

Uma mesa de RPG com um terror psicológico que não vem do simples medo, mas da natureza dos temas tratados seria um sucesso garantido.

 

Links

Rule of Rose – ISO da versão americana

Emuladores de PS2 – três opções para você

Wikia – Wiki do jogo com todas as informações e 10 anos de especulações e teorias de fãs

Trilha sonora – A completa, não só as 6 do disco

 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters