Crash Team Racing – Time Devourer

A corrida pelo futuro do planeta nunca foi tão divertida!

Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo

crash team racing
Um dos mais aclamados jogos de corrida de todos os tempos

Crash Team Racing foi lançado em 1999 para PlayStation e o último a ser desenvolvido pela Naughty Dog. A empresa fundada em 1984 como JAM Software começou com jogos para Apple II e em 1999 foi comprada pela Sony. O jogo também foi disponibilizado na PSN.

 

A Série

Crash Bandicoot é uma série de jogos de plataforma criada em 1996 pela Naughty Dog, mas já passou pelas mãos de mais de 7 softhouses diferentes.

bandicoot
O bandicoot não possui nome em português

A história mostra um bandicoot, uma espécie de marsupial pequeno nativo da Austrália e arredores, que foi geneticamente modificado por dois cientistas. Esses doutores, Neo Cortex e Nitrus Brio, queriam criar animais mutantes para dominarem o mundo.

Antes de completar a fase de testes Crash é escolhido como cobaia, mas o resultado foi um mutante sem maldade. Ele então parte para impedir o plano de seus criadores.

Depois do primeiro jogo a história foi evoluindo e novos personagens aparecendo. Hoje são mais de 17 jogos lançados na série, incluindo spin-offs.

 

O Jogo

Crash Team Racing, ou CTR, é um jogo no estilo Mario Kart lançado depois de Crash 3. 

cart video game
A estética e personalidade cativantes são uma marca da série

Com 5 modos de jogo, incluindo uma campanha robusta, o jogo garante várias horas de diversão.

Os controles são muito amigáveis e coerentes, mas o nível de dificuldade resulta em uma longa e agradável curva de aprendizado.

As mais de 20 pistas são muito variadas em ambiente, traçado e desafios, como saltos e áreas escorregadias. Áreas de nitro e atalhos podem ser explorados.

crash_team_racing_by_bandicoot9898
O ‘grid’ pela Terra

Há 14 personagens jogáveis, incluindo os desbloqueáveis, com mais 2 acessados somente por código ou gameshark. Eles variam entre Aceleração, Velocidade Máxima e Dirigibilidade

Além dos power-ups muito bem engenhados, a própria direção pode dar vantagem a quem dominar as técnicas de salto e drifting. É possível ganhar impulsos extras com essas técnicas.

 

Enredo

nitros_oxide
N. Oxide, o desafiante/conquistador

Crash e outros personagens da série estão se preparando para um torneio de kart quando um alienígena se aproxima da terra. Ele se chama Nitrous Oxide e se proclama o maior corredor da galáxia. Ele então desafia o melhor piloto da Terra para uma corrida valendo o planeta todo.

Vários personagens podem ser escolhidos para a carreira, e serão ajudados pelas máscaras Aku Aku ou Uka Uka dependendo de sua parte entre os vilões ou mocinhos na série, mas aqui isso não faz diferença.

ctr key
Os chefes das chaves possuem um tipo de power-up ilimitado

Para provar seu valor, o piloto terá de obter 16 troféus e 4 chaves de chefes antes de enfrentar Oxide. 5 áreas com diversas corridas, campeonatos e desafios podem ser desbloqueados e explorados. Exceto a primeira área, as outras possuem um chefe que guarda a chave da próxima área e deve ser derrotado em uma corrida 1 contra 1.

 

Música

Mancell
Mancell também trabalhou em Interstate ’82 e Johnny Mnemonic, entre outros

A trilha composta por Josh Mancell é extensa e divertida. Continuando com o estilo e os sons da série até ali, um cuidado muito maior foi dado à música de CTR, com melodias mais complexas e mais longas.

Cada pista tem uma música, além do tema das áreas da campanha, que muda de instrumentos ao passar de uma área para outra, como por exemplo, sinos ao entrar na área de gelo.

Infelizmente não há um álbum do jogo.

 

Com Chave de Ouro

A Naughty Dog deixou a série Crash com do melhor jeito possível. Um jogo no estilo Mario Kart que provavelmente superava os próprios títulos da Nintendo da época e por muito tempo depois.

Outros jogos de kart foram lançados na franquia Crash, mas nenhum é tão divertido quanto o primeiro, mesmo com com a vantagem tecnológica.

É isso aí galera, espero que tenham gostado e corram atrás deste jogo de até 4 jogadores, mas que não deixa a desejar mesmo para 1 só.

 

Links

Crash Team Racing – Iso do jogo

Trilha sonora – Duas horas de música

Emuladores de PSX – até para Linux

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters