Usando Música na Sessão

Todo mundo tem noção do poder emocional e imersivo da música em uma narrativa, seja ela na mídia que for. Até alguns manwhas, que seriam só para leitura, possuem trilha sonora original que inicia e acaba conforme o leitor passa pelas partes emocionantes.

Na mesa isso não precisa ser diferente. A música certa pode garantir uma sessão memorável para todos os participantes. Mas isso pode levar certo tempo experimentando. Veremos isso um pouco mais à frente. Por enquanto vamos a algumas dicas que podem te inspirar a soltar o som enquanto os dados rolarem.

Inspirações

É preferível usar músicas instrumentais e tocá-las em um volume baixo para não atrapalhar o tom de voz do mestre. Não é preciso ouvir cada detalhe das músicas, elas estão lá como fundo e não como plano principal (a não ser em casos específicos).

A seguir algumas referências para vários tipos de aventuras:

Medieval

medieval - trilhas sonoras para a mesa

Para mundos medievais, a orquestra e as músicas de raiz europeia são a pedida. Para descrições de florestas
ou paisagens músicas lentas e calmas como a Tree Spirit Jurak encaixam perfeitamente.

Em cidades ou lugares com muita população músicas um pouco
mais alegres servem. A Millenial Fair cai como luva.

Batalhas pedem algo mais épico, como Serpent Eating the Horizon.

Cyberpunk

cyberpunk - trilhas sonoras para a mesa

As cenas de exploração futurísticas pedem um som ambiente com batidas acentuadas, como Undivided.

Conversas em bares ou outros lugares podem ser embaladas por algo mais ‘ébrio’ como Happy Underworld

Batalhas serão sempre batalhas em qualquer época. Uma orquestra pode cair bem, mas Firestarter também cabe.

Outros

trilhas sonoras para a mesa

Sua mente é o limite para seus cenários, mas sempre haverá música para eles.

Em um cenário tropical a coletânea Brazilectro vai ajudar bastante em várias situações.

Se você se interessa pela rica cultura e folclore dos nômades, sons como a Deserto podem ser a solução.

Algo mais perto da realidade contemporânea chama músicas como Red.

O céu é o limite para suas aventuras e certamente você já tem várias músicas que praticamente pedem para ser tocadas durante elas. Não tenha medo de usá-las!

Configurando a Jukebox

Playlist - trilhas sonoras para a mesa

Uma das dificuldades de pôr música durante a sessão é manter o clima. Em uma campanha medieval os jogadores chegam a uma região de elfos e alguém põe Celtic Wind para tocar no celular. O mestre termina de descrever o cenário e os jogadores começam a explorar a área e de repente começa Cemetery Gatesque era a próxima na playlist. Lá se vai o clima.

Para garantir que o clima musical seja o que o mestre deseja em cada momento da narrativa deve ser ele o responsável pela trilha.

Você pode criar uma playlist para a sessão, mas para não ficar preso ao tempo das músicas na hora de narrar, deixe o repeat ativado. Quando você decidir mudar de cena, pule a faixa. Para a troca não ficar muito brusca e tirar os jogadores do transe, programe o fade out entre as músicas.

Mesmo com o repeat, é legal ter mais de uma música para cada situação, mesmo que seja para usá-las em momentos diferentes da sessão.

Programe o celular para que exija o mínimo de trabalho durante a sessão. Não é legal parar a narrativa no meio para desbloquear o aparelho, procurar a música pelo nome e repetir o processo ao mudar de cena. Deixe um widget que pode ser operado mesmo com a tela bloqueada.

Trilha se constrói aos poucos

Bardo - trilhas sonoras para a mesa

Os jogadores podem reagir de maneiras diferentes às músicas, para bem ou mal.

Se você toca The Decisive Battle do FFVI durante a batalha e alguém se empolga demais com o baixo e esquece o jogo você tem um problema. É melhor trocar a música, que na mesa é um elemento secundário.

Há também como usar a música como elemento primário na narrativa. Um bardo toca The Song of the Golden Dragon e os jogadores precisam detê-lo antes que a música acabe, o que seria o sinal para sua besta domada atacar.

A última consideração é o feedback. Como todo elemento do RPG, a trilha evolui quando os jogadores a discutem depois de uma sessão. Eles podem recomendar músicas e dizer como se sentiram com as que você escolheu.

Isso é tudo pessoal. Espero que seja útil para você que mestra ou quer mestrar. Se você não tem essa vontade, mostre este artigo para o seu mestre e se divirta ainda mais!!

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