Zone of the Enders – Time Devourer

Ano 2172. Marte é agora um planeta habitável e várias colônias perto de Júpiter já estão formadas, mas o progresso trouxe a opressão para quem está longe da Terra.

Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo!!

Zone of the Enders PS2
O primeiro jogo de Kojima para PS2

Zone of the Enders, ou Z.O.E, é um jogo de ação exclusivo do PlayStation 2 lançado pela Konami em 2001. A softhouse criada em 1969 sempre fez bons jogos no gênero e este não decepciona.

 

Game Design

Escrito e dirigido por Noriaki Okamura, produzido por Hideo Kojima e com design mecânico de Yoji Shinkawa, Z.O.E foi um projeto de jogo de ação focando na fluidez e imersão.

Zone of the Enders gameplay
A preocupação com os civis mantém a ação dentro do enredo

A ideia de Okamura foi fazer não um simulador de robôs, mas um simulador de animação de robôs (como Gundam e Macross). Assim, a experiência do jogador seria próxima da de um protagonista de anime, controlando uma máquina complexa com comandos simples e com desempenho fluido.

A história também é contada não só nas cutscenes, mas durante o gameplay. Cada prédio caindo, ataque inimigo ou diálogo dos personagens faz parte da história como tomadas de cenas de ação em um anime. 

Inimigos Zone of the Enders
Os inimigos são um show à parte

Os detalhes técnicos são bem cuidados: movimentos característicos em certos ataques, modo de voo e terrestre, radar em realidade aumentada, etc. Eles podem ser vistos a todo instante pelo jogador e aumentam a imersão e dinâmica do jogo.

A variedade de missões faz com que a história não se prenda a objetivos padronizados das fases e deixa o jogo muito mais difícil de enjoar.

Várias armas são adquiridas ao longo do jogo. Elas têm utilidades diferentes e o modo de o jogador usar cada uma também varia.

 

Enredo

 Leo e Calvice Zone of the Enders
Leo e sua amiga Calvice são pegos em meio à violência cruel da guerra

Com a opressão do governo da Terra sobre as colônias, como altos tributos e xenofobia (algumas diferenças nas capacidades físicas diferencia os terráqueos dos enders, nascidos fora da Terra), grupos de resistência nasceram. O maoir deles, BAHRAM, guerreia conta as Forças Espaciais das Nações Unidas (UNSF) há anos.

Algumas colônias mineram Metatron, uma fonte de energia poderosa e valiosa.

Uma carga para Antilia, uma colônia orbitando Júpiter, esconde dois orbital frames, super robôs humanoides com capacidades militares inigualáveis, movidos a Metatron. Forças de BAHRAM atacam a colônia inescrupolosamente em busca das duas armas.

Leo Stenbuck é um garoto que mora em Antilia e se vê fugindo por sua vida durante o ataque brutal. Entrando em um hangar, Leo resolve se esconder no que se provou ser um dos  frames, chamado Jehuty. A interface do robô, A.D.A, auxilia Leo a fugir.

Jehuty
Jehuty é um dos mais avançados orbital frames, junto com Anubis

A oficial Elena Weinberg percebe que Jehuty está tripulada e pede que Leo a leve para Marte no lugar de seu piloto oficial, desaparecido em ação.

Leo então começa a defender seus entes queridos e demais civis em Antilia até conseguir transporte para Marte. No caminho, uma soldado de BAHRAM, Viola, o persegue inúmeras vezes e o próprio chefe da organização se põe diante de Jehuty e seu piloto.

O chefe de BAHRAM, Nohman, pilota o segundo orbital frame escondido em Antilia, Anubis. É revelada uma fortaleza da organização em Marte que deve ser destruída antes de entrar em pleno funcionamento. A situação pede medidas desesperadas…

 

A Música de Zone of th Enders

Zone of the Enders OST
O CD contém 29 faixas.

Maki Kirioka, Norihiko Hibino, Akihiro Honda, Shuichi Kobori, Toshiyuki Kakuta, Masumi Ito, Daisaku Kume, e Hikaru Nanase criaram músicas variando do clássico em momentos emotivos a techno nas partes de ação. Os temas foram executados pelo grupo Heart of Air.

A trilha foi lançada no mesmo ano do jogo, 2001 pela Konami Music Entertainment.

 

 

 

Legado

Zone of the Enders OST blueray idolo
Capa do Blu-Ray de IDOLO

Um OVA produzido pela Sunrise, criadora de Gundam, acompanhava uma edição especial do primeiro jogo. Zone of the Enders: 2167 IDOLO foi depois vendido separadamente e até dublado em inglês. A história se passa 5 anos antes do incidente em Antilia e mostra os testes do primeiro orbital frame.

Uma série de anime, Zone of the Enders: Dolores,i iniciou em 2001 e contém 26 episódios. Conta a história de Dolores, um orbital frame com personalidade infantil que é encontrada por um transportador marciano, James Links. Os dois tentam atenuar o conflito entre Terra e Marte enquanto Links tenta restaurar sua família.

Zone of the Enders GBA
O título de GBA é do gênero estratégia em turnos

Depois do primeiro jogo, uma side-story foi lançada ainda em 2001 para GBA.
Z.O.E Fist of Mars
(ou 2173 testament no Japão) conta a história de Cage, um tripulante de um expresso interplanetário que sofre um acidente. Uma organnização anti-terrestre, a BIS o salva e o alista.

Em 2003 Z.O.E the 2nd Runner sai para PS2 e continua a saga de Jehuty, que encontra um novo piloto, Dingo Egret, ex-oficial de BAHRAM que deve lutar contra conhecidos de longa data.

Em 2012 os 2 jogos principais foram relançados para Xbox 360 e PS3 sob o nome Zone of the Enders HD Collection. Ela ainda contém um álbum com remixes da trilha e uma demo de Metal Gear Rising.

 

Do futuro para o presente

A ambição de imersão e jogabilidade de Zone of the Enders o destaca de outros jogos tanto de ação quanto com temática mecha. A variedade de missões e armas mantém a sensação de novidade do começo ao fim.

A campanha dura aproximadamente 5 horas, o que é pouco, mas como a história é contada durante o gameplay a riqueza de conteúdo é bem grande e mereceu suas sequências em várias mídias.

Seus controles são atuais até hoje e é definitivamente um jogo que ainda merece ser jogado.

 

Links

Zone of the Enders – ISO da versão americana.

Emulador de PS2  – em constante melhoria.

OST – baixa a faixa que quiser ou o álbum completo.

Zone of the Enders: 2167 IDOLO – dublado em inglês.

Zone of the Enders: Dolores, i – legendado em português.

 

É isso pra essa semana galera, espero que gostem. Comentários são sempre bem vindos. Até mais!!!

 

 

Save

Save

Save

Save

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters