Chrono Trigger – Time Devourer

A vida como conhecemos está ameaçada, mas o mesmo que a destrói foi o responsável por criá-la.

Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo!

download
O RPG definitivo no fim da vida de uma fértil plataforma para o gênero

 

Chrono Trigger é um RPG lançado originalmente em 1995 pela Square, mas tem sido relançado para inúmeras plataformas, incluindo celulares. A empresa era inicialmente uma divisão de jogos para uma companhia de cabos elétricos em 1983, mas rapidamente evoluiu e desenvolveu inúmeros sucessos. Em 2001 se uniu com a rival Enix e desde então se tornou Square Enix.

 

O Jogo, a Lenda

chronotrigger1920-1443129307911
O traço dos personagens e design de cenários lembra bastante Dragon Ball

Chrono Trigger é um nome que exalta os ânimos de muita gente até hoje. Considerado como um dos melhores jogos da história, senão o melhor, é referência em todos os aspectos, desde narrativa a uso de tecnologia.

Lançado no mesmo ano que Final Fantasy VI, sua ideia foi concebida em 1992. A equipe de desenvolvedores, chamada Dream Team, foi o primeiro sinal de que um jogo fora do comum seria feito, o que era exatamente a ambição do projeto. Hironobu Sakaguchi, responsável pela série Final Fantasy, Yuji Horii, de Dragon Quest e Akira Toriyama, criador de Dragon Ball se reuniram nos

chrono202
O trio responsável pelo projeto

EUA para estudar novas técnicas de gráficos e fazer o brainstorming do conceito. A partir daí, a equipe da Square foi designando mais pessoas para o projeto e não só dividindo, mas compartilhando tarefas. Cada aspecto era cuidado por mais de uma pessoa.

Concebido originalmente para o leitor de CD do SNES antes do mesmo ser cancelado, em 1995 o jogo saia em um cartucho de 32 megabit para Super Nintendo.

A partir daí o jogo foi relançado para PSX, DS, Android, iOs, Virtual Console e PSN sem muitas mudanças.

 

Game Design

RPGs japoneses transbordavam na época, principalmente no SNES. Mesmo com a quantidade de títulos, o jeito de jogar era quase sempre igual. A Square já tinha suas séries de peso, como Final Fantasy, Dragon Quest e Mana, mas conseguiu vencer barreiras técnicas e inovar em Chrono Trigger.

20110807-211533
A posição dos inimigos varia e exige diferentes estratégias

A maior mudança é a batalha, que pela primeira vez acontece no cenário de exploração ao invés de chamar uma tela específica. A sensação de dinamismo dessa técnica dá uma experiência não encontrada em outros RPGs da época.

Chrono Trigger foi o primeiro jogo a utilizar o New Game +, modo que mantém os itens e níveis de uma campanha já completa ao iniciar uma nova. Com os vários finais, o jogo permite explorar muito bem essa característica.

 

deltastorm
Grupo usando técnica tripla

O básico mantém as fórmulas dos outros sucessos da empresa, como os itens, sistema de níveis, desbloqueio de magias, elementos, etc.

Os personagens são maiores que na tela que os de FFVI por exemplo, e possuem mais animações. O cenário é detalhado, vivo e em vários momentos interativo.

O menu é ligeiramente customizável e o HUD da batalha pode ser posicionado em cima ou embaixo da tela para não atrapalhar a visualização do jogador.

Diferente de Final Fantasy VI, o jogo trás a ideia de um personagem central, um deus ex machina. Chrono não tem diálogos durante todo o jogo, mas é crucial para a resolução do enredo.

O grupo é de no máximo 3 personagens e até certo ponto do jogo Chrono é obrigatório. Conforme os personagens upam juntos, eles criam magias, ou techs combinadas entre si, em duplas ou trio. Os 7 personagens jogáveis resultam em incontáveis combinações, desenvolvidas ainda mais usando o New Game +.

Os 14 finais (mais foram adicionados na versão de DS), o modo New Game + e outras características destacam este jogo tanto em seu gênero quanto no geral.

 

Enredo

Ano 1000 Anno Domini. O reino de Guardia celebra sua primeira feira do milênio e todos estão em festa. Chrono é um dos cidadãos dessa terra que goza um tempo de paz e alegria. Na feira ele conhece uma garota chamada Marle e juntos eles visitam a apresentação de outra amiga do rapaz, Lucca.

36-lp_ct_7-1-07_-_082
A Era das Trevas é marcada pela desigualdade social e o clima precário na terra firme

Lucca e seu pai são cientistas e resolveram mostrar na feira sua maior invenção: uma máquina de teletransporte. Marle se prontifica a testar o invento, mas seu pingente acaba interferindo no funcionamento, causando uma fenda no ar que traga a moça. Chrono vai atrás dela e se vê em uma Guardia diferente. Mais tarde descobre ter voltado 400 anos no tempo.

A busca por Marle se mostra a oportunidade de uma série de viagens no tempo. No insólito futuro de 2300 o grupo descobre que o mundo foi devastado por um poderoso ser que dormia na crosta da Terra chamado Lavos. A capacidade de voltar ao passado dá a esperança de evitar a catástrofe.

Muitas side stories, pouco lerolero

g
O Fim dos Tempos é um ponto de grande utilidade na jornada

Durante a jornada muitos aliados e inimigos de diversas eras cruzarão com Chrono. Da pré-história ao futuro pós-apocalíptico, o grupo tenta impedir Lavos enquanto descobre que ele é o responsável pela evolução das espécies e de outros aspectos do planeta. Como derrotar a própria fonte de vida quando ela se vira contra sua criação?

A viagem no tempo proporciona estratégias únicas para resolver os problemas que surgem e entender toda a trama

Há várias maneiras de se chegar a Lavos para tentar derrotá-lo. É possível deixar grande parte da campanha inacabada e lutar contra ele, mas vencê-lo requer personagens bem evoluídos. De acordo com a era ou ponto na trama em que se escolhe derrotar Lavos os finais podem variar em 13 possibilidades, além do final do caso de Lavos vencer.

 

A Música de Chrono Trigger

1
Album triplo original

Yasunori Mitsuda era um descontente programador de som na Square, prestes a pedir demissão se não pudesse trabaçhar como compositor. Sakaguchi propôs que ele compusesse a trilha de Chrono Trigger. Mitsuda compôs a maioria das faixas até contrair uma úlcera e deixar o resto por conta do veterano Nobuo Uematsu.

Os timbres possuem a melhor qualidade que o console da Nintendo podia oferecer e os instrumentos, quase sempre clássicos, são bem claros. Mitsuda tentou criar algo que não pertencesse a nenhum gênero, deixando a ideia de um mundo imaginário. As 63 faixas cobrem toda a gama de cenários e sentimentos apresentados ao longo do jogo com clareza, originalidade e independência.

Albuns lançados

download-1
A capa do remix é uma alusão ao Ovo do Tempo, um importante item no jogo

O álbum Chrono Trigger Original Sound Version foi lançado em 3 discos em 1995 e relançado em 2004.

Chrono Trigger Arranged Version: The Brink of Time é uma releitura de 10 faixas do jogo gravada com instrumentos reais e influenciada pelo gênero acid jazz. Tocada pela dupla GUIDO, formada por Hiroshi Hata e Hidenobu Ootsuki, também saiu em 1995 e 2004.

Chrono Trigger Original Soundtrack contém 21 faixas originais mais 9 novas, presentes nas cutscenes da versão de PSX. Foi lançada em 1999 e 2005

Chrono Trigger Orchestra Extra Soundtrack contém duas faixas orquestradas: o tema do jogo em um medley. Saiu em 2008 somente com o pre-order do port para DS.

54006-1437980859
A comemoração dos 20 anos recebeu uma grande contribuição sonora

To Far Away Times: Chrono Trigger & Chrono Cross Arrangement Album é o trabalho definitivo de Mitsuda para a série e comemorou os 20 anos do primeiro jogo em 2015. É a única vez em que músicas do jogo original recebem versões cantadas. Foi lançada a versão em vinil.

 

 

 

 

 

Legado

radical-dreamers_04
A visual novel possuía som e imagens muito onteressantes

Depois de Chrono Trigger a Square desenvolveu uma visual novel para Satellaview (um serviço online para SNES só disponível no Japão) chamada Radical Dreamers. Ela conta a história de Serge, Kid e Magil tentando roubar um item chamado frozen flame do castelo do poderoso Lynx.

A narrativa consegue recriar as ações das batalhas na mente no jogador sem ajuda de muitas imagens, como um bom mestre de RPG.

O jogo é considerado não-canônico e possui vários finais alternativos que pouco ou nada mantém do universo de Chrono Trigger depois de se terminar a campanha normal.

image
O jogo possui 45 personagens jogáveis e aproximadamente 80 horas de campanha

Em 2001 Chrono Cross saiu para PSX. Apesar de ser um projeto totalmente novo, várias músicas e elementos da história foram herdados de Radical Dreamers. O enredo complexo, gráficos excelentes e músicas melhores ainda estão presentes nos 2 CDs do jogo. A mecânica das batalhas é praticamente a mesma de Final Fantasy VII. 

Além das sequências

 

A Square lançou mais conteúdo jogável baseado no primeiro jogo. Minigames e galerias saíram para Satellaview.

cronosroom0
O projeto Ressurection estava dando bons resultados

Fãs tentaram várias vezes criar novos conteúdos, mas sempre foram barrados pela softhouse japonesa.

Chrono Ressurection foi uma tentativa de recriar partes do jogo em 3D.

Chrono Trigger: Crimson Echoes foi um hack da ROM original que apresentava uma história entre Trigger e Cross.

Um OVA foi lançado em 1996 pelo estúdio Production I.G.

 

 

Além do Tempo

Chrono Trigger é sem dúvida um marco na história dos games e sua qualidade mantém o prazer de jogar até aos acostumados com as obras mais avançadas.

As situações presentes na jornada podem enriquecer muito sua mesa, se não mudar completamente seu jeito de ver o RPG!

 

Links

 

Snes 9x – Emulador de Super Nintendo.

ROM de Snes – Em português.

Crimson Echoes – O fanmade estava praticamente pronto antes de ser cancelado. A versão completa vazou em 2011.

Radical DreamersRadical Dreamers traduzido para inglês. Jogos de Satellaview funcionam em emuladores de Snes.

Chrono Trigger DS – versão de DS em português, a que mais tem conteúdo adicional.

Desmume – Emulador de DS.

Chrono Trigger Original Sound Version – Trilha original.

Chrono Trigger Arranged Version: The Brink of Time – O remix lançado no mesmo ano do jogo.

To Far Away Times: Chrono Trigger & Chrono Cross Arrangement Album – Álbum de comemoração de 20 anos (torrent).

 

 

 

 

Save

Salvar

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Eder Leal de Lima

Wooooooooooooowwwww
Que dahora mano….
Quando chegou no Yasunori até quase escorreu uma lágrima aqui
Dahora cara!
Não sabia que Chrono Trigger foi o primeiro a usar o New Game +
Valeu a curiosidade!

Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters