Moinhos e Lagares, cidades cervejeiras e vinícolas

Olá roleplayers, vou ser o professor substituto na aula de hoje já que a Thay ta atolada em projetos arquitetônicos, época de prova(projetos) é assim mesmo. Como não sou expert no assunto a aula de hoje vai ser simples e rápida! Vou explicar pra vocês um pouco sobre umas construções bem famosas que são pouco exploradas nas mesas RPG, provavelmente com razão já que os jogadores não tem motivo algum parar entrar nelas mas que podem ser usadas para enriquecer o cenário.

Vamos falar de moinhos e lagares, construções de extrema importância na vida medieval e que devem ser encontrados com frequência nas andanças dos aventureiros!

Moinhos

anatomia-de-um-moinhoMoinhos são construções destinadas a fragmentação ou pulverização de materiais sólidos como trigo, cevada, centeio e outros cereais. Nele os cereais são triturados em meio a duas pedras duras, redondas e planas chamadas de mós.

Uma mó é formada por diversos sulcos criados por uma lâmina de corte e que ajudam a manter a farinha moída fora das pedras. A base ou mão de mó é estacionária, não se move. Acima da mão de mó, fica a pedra de moer, que é a peça que, na verdade, realiza a moenda quando se choca contra a mão de mó.

Os moinhos são classificados de acordo com o tipo de força usado para movê-los:

Moinhos de vento

moinho-de-vento

É um moinho que usa as hélices como elemento de captação e conversão da energia eólica. São mais comuns em grandes planícies e locais com vegetação baixa, que deixam o vento correr livremente.

Moinhos de vento também são utilizados como uma espécie de bomba de água, usado principalmente para regar plantações em níveis mais autos.

Moinhos de água

moinho-de-agua

Também chamados de azenha, são construídas nas beiras dos rios e corredeiras, geralmente nas partes mais rápidas do rio para ter força suficiente para mover a mó.

Moinhos de tração animal

moinho-tracao-animal

Quem não tem cão caça com gato certo? Em certas épocas do ano o vento pode estar fraco, os riachos que passam na vila não têm força suficiente. Tanto faz, se por algum motivo as forças naturais não sejam suficientes para mover um moinho a sempre um meio, e esse meio é a força animal!

São utilizados animais de grande porte: bois, búfalos e ate mesmo camelos (podem ser animais místicos e ou qualquer outra coisa que tiver no seu cenário), para mover uma pedra, diferente das outras essa é circular e gira dentro de um poço triturando os grãos.

Lagar

lagar

É o local onde se pisam frutos para separar sua parte líquida da massa sólida, como as azeitonas para fazer azeite ou as uvas para elaborar vinho.

Os lagares comuns consistiam geralmente em duas depressões rasas, semelhantes a um tanque, escavadas na pedra calcária natural, o do nível superior sendo ligado por um canalete (um pequeno canal) ao do nível inferior. As uvas ou as azeitonas eram pisadas ou esmagadas no reservatório superior, permitindo que os sumos fluíssem por gravidade para o tanque inferior.

moinhoEntão será comum você encontrar moinhos em cidades e vilas onde há plantação de cereais e também em terrenos mais altos para ajudar na irrigação. Por serem construções que precisam estar na beira de rios e ou em lugares abertos eles costumam ficar fora das vilas.

1046Outra coisa legal de se narrar quando os jogadores estiverem em vilas assim é a alimentação. Pães de todos os tipos serão comercializados em todo lugar e a cerveja também será de ótima qualidade.

3821c0ba5e71ef7820248c2da1559ce5Na idade média os mosteiros (sim os mosteiros dos monges mesmo) também eram usados como estalagem para viajantes e peregrinos e nelas os monges produziam e comercializam cervejas. Devido ao grande consumo de cerveja da época e da movimentação gerada nos mosteiros com a comercialização da mesma, ela passou a ser melhorada para ser mais nutritiva e saborosa, então mosteiros são bons lugares para se conseguir uma boa cerveja!

Quanto aos lagares usados para produzir vinho, serão encontrados frequentemente em regiões de clima temperado, onde as videiras podem ser cultivadas.  Onde será possível se encontrar vinho em abundância. Claro que os vinhos de mais qualidade são produzidos onde são cultivadas as melhores uvas.

Tendo isso em vista na hora de narrar é fácil saber como são os arredores de vilas e cidades famosas pela sua produção de vinho e cerveja.

Save

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters