Geo ambientação: Climas na mesa de rpg

O clima é nada mais que o padrão do comportamento do tempo de uma região, levando em consideração mais de uma década. As ações da natureza, ação antrópica, orkpica, elfipica, draconipica, etc, podem alterar o clima da região a longo prazo. No geral, a menos que aja um motivo mágico, divino ou que o narrador queira criar, num medieval clássico não tem com o que se preocupar, apenas ter em mente as características básicas do clima da região que os personagens estão inseridos.

Mais uma vez, explorando o básico do assunto, para que o narrador não sinta que é muito cansativo pesquisar, caso contrário narrar se tornaria quase um preparatório pra vestibular, e o objetivo aqui é a diversão, ou não, poderíamos transformar a função de narrador em um curso superior e cobrar por hora, ficar rico e fazer uma pós em “ Psicologia da narração”.gokhan-karadayi-store-photor-landscapes-p2-screenshot-2

Ignorando o segundo parágrafo lúdico que tenta justificar a falta de conteúdo, os tipos de climas mais comuns são o equatorial, tropical, temperado e polar. Existem ainda outros tipos de clima como subtropical, subpolar, desértico, semiárido, tormenta e por aí vai. Antes de comentar os principais climas, vou tentar fazer uma fórmula para que o narrador possa olhar o mapa e saber por alto o que narrar do clima da região.

Existem os seguintes fatores que moldam o clima:  São eles a temperatura, pressão atmosférica, maritimidade ou continentalidade, umidade do ar e radiação solar. Quanto maior a altitude, mais frio. Se estiver próximo ao mar, amplitude térmica menor, longe do mar é o contrário, isso pode significar narração que a noite é tão quente quanto o dia, sendo oposto do deserto onde as noites são frias. Quanto menor a altitude do local, maior a pressão atmosférica e onde isso ocorre há mais calor. Quanto menos umidade, mais frio, ar seco, quanto maior a umidade, pode significar calor e chuva frequente.

A radiação solar dá para se basear pela centralidade das linhas horizontais do mapa ou mundo, no nosso real planeta terra temos a linha do Equador para se basear, mas em um mundo imaginado ele pode ter outra coisa como referência, na dúvida veja os polos e calcule mais ou menos o centro entre eles, ali será a zona de maior incidência solar e mais calor, sendo assim, quanto mais perto dos polos mais frios.

Clima equatorial

john-muller-tumblr-n7bvmi3teo1teh38wo1-1280Esse clima é muito bom para aquele mestre ruim de coração, aqui, geralmente é um sol para cada habitante e a coisa piora de figura se for longe do mar (fator continentalidade). As estações do ano são resumidas basicamente no período que chove e no período que o céu desaba, frio é sinônimo de sonho nessas regiões que só existe na mente dos moradores. O dia e a noite são iguais em horas e a temperatura quase não varia.

Clima tropical

jorge-gonzalez-mixed-brush-day-6Esse clima pode variar bastante, sendo mais longe da linha do Equador, ele é mais frio. Durante o ano vai ser metade de chuva quente e a outra metade de frio seco. Mas nessas regiões há potencial para desertos tanto como para florestas tropicais, pois uma floresta próxima ao mar (sofrendo efeito de maritimidade) poderia ser extremamente úmida, já o deserto em sua depressão sofrendo sua continentalidade, sem um mato para evapotraspirar de forma descente sofre na secura até rachar o solo. O dia pode ter 1 horas a mais ou menos dependendo da época do ano, no período frio seco (posso chamar de inverno, haha) a noite é mais longa, no outro período o dia é mais longo. Num plano como Ravenloft essa informação deve ser importante.

Clima temperado

jorge-gonzalez-mixed-brush-day-5Não tem nada a ver com tempero essa porra, caso você tenha 9 anos de idade. É o clima clássico que as literaturas e filmes abordam, nele você tem as famosas 4 estações. Verão e inverno são opostos como quente e frio e primavera e outono são os opostos do meio termo dos dois. Primavera vai esquentando até chegar o verão e o outono vai esfriando até chegar o inverno. Tem também a questão legal de se narrar que é o florido da primavera e o oposto no outono onde as plantas vão secando. Neve deve surgir no inverno e o Verão só é quente mesmo, não é regra, mas geralmente chove.

Clima polar

sophia-dankova-sadsadEsse clima também é legal de se narrar, tudo branco, frio, precipitação de gelo (favor não usar o termo chuva). O clima é seco, o tempo durante o ano se divide em gelo e mais gelo. As regras gerais continuam a de aplicar aqui como em qualquer outro clima, regiões que sofrem continentalidade são ainda mais secas e frias, com pouca precipitação. Já as de maritimidade podem várias mais com precipitações. O vento é brutal nessas regiões devido a pressão dos ventos polares e se quiser transformar seu jogador num verdadeiro picolé é só colocar uma montanha ou região elevada nesse clima. Outro fator que é prato cheio para vampiros e criaturas noturnas é o encurtamento dos dias, um solstício de inverno pode deixar algumas noites permanentes, sim, um dia ou dois total no escuro! Claro que no verão as pobres criaturas malignas teriam que se mudar pois é 24 horas de sol. Isso dura pouco tempo, com o decorrer do ano os dias vão se regulando lentamente na proporção da relação verão/inferno… digo inverno.

Esses citados é o que chamo de ponta pé inicial, os outros climas são variações desses 4, ou climas de transição de uma zona a outra, como o subpolar e o subtropical, o primeiro se acha entre o polar e o temperado e o segundo entre temperado e tropical. Não vou mencionar sobre eles porque isso aqui não é seminário e se você estiver lendo isso no intuito de fazer um trabalho para escola, vá caçar artigos no Google acadêmico seu safado. Se o mestre aplicar as regras dos climas gerais aos fatores citados no começo, talvez ele nem precise estudar sobre um clima tropical úmido por exemplo, que é nada mais que o clima tropical só que perto do mar (sofrendo a velha maritimidade).

Encerro esse segundo artigo sobre como facilitar a narrativa e espero que sirva pelo menos para instigar o leitor a procurar mais pelo assunto. Obrigado pela leitura e faço das palavras do mestre Miura as minhas, só que em inglês, Till next time.

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters