Trilhas sonoras épicas na sua mesa de RPG

Que trilha você tocaria para cena acima?

Trilha sonoras são um recurso maravilhoso para ajudar na imersão de praticamente qualquer plataforma de lazer, seja filmes, series ou jogos, uma boa trilha sonora é um recurso valioso para fazer você se sentir dentro da obra! Como eu já disse e praticamente todo mundo já sabe, usar musica nas suas sessões de RPG pode ser um ótimo recurso para criar o clima desejado e envolver ainda mais seus jogadores.

Não sabe que tipo de musica tocar em suas cenas? Segue as dicas do Gabriel aqui!

Dessa vez vou falar um pouco sobre trilhas épicas, tipo aquelas que apresentei a vocês no artigo sobre Two Steps From Hell. Épicas são trilhas sonoras de filmes e trailers, composições originais.Em tese elas devem transmitir sentimentos inseridos no contexto da respectiva cena do filme/trailer. Geralmente tais composições são assinadas por um compositor famoso, sendo comum o uso de orquestras e coros musicais.

Outro fator bem legal é que a maioria dessas trilhas possuem versões estendidas que duram de 10min ate horas o que pode ser uma mão na roda quando sua cena dura bastante tempo. Basta digitar “extended version” após o nome da trilha no youtube que você com certeza encontrará uma versão longa.

Se eu for fazer uma lista com trilhas boas aqui esse post vai ser infinito então vou citar alguns dos compositores de trilhas mais famosos e nomear algumas das trilhas feitas por eles. Mas em todo caso basta procurar pelo nome do filme + a palavra “ost” ou “soundtrack” no youtube que você deve encontrar diversas trilhas maravilhosas.

  • Hans Zimmer – É responsável pelas trilhas de A Origem, Gladiador e também de vários filmes de heróis como Batman vs Superman, O Espetacular Homem-Aranha 2, O Homem de Aço, Batman(toda a trilogia).
  • John Williams – autor das famosas trilhas das séries cinematográficas Star Wars, Indiana Jones e os três primeiros Harry Potter. Tubarão, E.T., A Lista de Schindler, Um Violinista no Telhado e Jurassic Park.
  • Klaus Badelt – famoso principalmente pela trilha de Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra.
  • Nicholas Hooper – conhecido principalmente por seu trabalho em Harry Potter e a Ordem da Fênix e Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Trilhas épicas devem ser usadas com moderação e apenas quando a cena pedir! Caso contrario você pode causar um efeito negativo na sua narração, no começo os jogadores vão provavelmente ficar apreensivos e curiosos esperando algo acontecer e se nada acontecer isso vai gerar desapontamento, como eu tive em vários momentos assistindo Batman vs Superman, onde uma musica épica começava para passar uma cena de transição onde nada acontecia.

O intuito da musica na sua mesa é gerar imersão, e o uso de trilhas épicas serve exatamente para passar um determinado sentimento em uma determinada cena! Utilizar uma musica agitada em uma cena dramática pode passar a sensação errada. Uma musica com um piano relaxante em uma cena de combate vai tirar o tesão dos jogadores. Então sempre ouça as trilhas antes e anote as sensações, as cenas que veem em sua cabeça e as separa para cada momento do seu jogo.

Uma das minhas trilhas de filme favoritas!

Outro fator importante é não deixar suas trilhas tocando a sessão inteira, elas são uma ferramenta para lhe ajudar tanto a emergir os jogadores na cena tanto quanto para tirá-los de lá, ao fim das cenas tire as musicas para ajudar os jogadores a saírem da cena e focarem no que vem a seguir. Deixar a musica da guerra rolando nas cenas após o fim dela vai criar uma sensação de continuidade em seus jogadores que vão continuar esperando por combate.

Quais musicas você toca em suas campanhas? Compartilhe conosco sua playlist!

+400 de xp para os que chegarem ate aqui!

 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Ary Eyan

eu estava precisando muito de umas musicas epicas, vlw

Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters