Conheça André Vianco – Horror, Suspense, Fantasia e Vampiros

A_V-2_JWseVgk_r1_c2Oi eu sou Leandro, vocês já devem ter notado que a maior parte dos meus posts são só sobre mangás/animes, mas hoje vou falar um pouco de um dos meus autores favoritos do estilo Horror/Suspense/Fantasia, o senhor André Vianco.  Nascido em Osasco, São Paulo começou a escrever profissionalmente para a rádio Jovem Pan na seção de humor, tornou-se redator do departamento de jornalismo da rádio e por lá permaneceu por dois anos.

Em 1999 após ser despedido de seu emprego em uma empresa de cartões de credito, investiu, com dinheiro próprio, em 1000 copias de seu primeiro best-seller, Os Sete. Em 2001 a editora Novo Século republicou o livro, continuando a parceria desde então.

Já no cinema dirigiu três curta -metragens, o primeiro intitulado “A Flor”, baseado num conto de Carlos Drummond de Andrade, depois “A última partida”, baseado em um conto de sua autoria e mais tarde, em 2012, o curta “Saia do meu quarto”, com roteiro de Estevão Ribeiro. Também produziu e dirigiu o piloto do seriado “O turno da noite” para TV em 2010  e hoje o escritor escreve para a Rede Globo.

Neste primeiro post sobre André Vianco (haverá outros) vou falar de três de suas obras, “O Senhor da chuva”, ”Os Sete “ e ”Sétimo”.

osenhda__82893_zoom

O Senhor da Chuva

Tudo começa com Gregório que vive no submundo como traficante de drogas, ele vê sua vida mudar quando consegue uma oportunidade de uma grande venda de cocaína. No meio de muito tumulto, escondido da visão dos humanos, anjos e demônios lutam entre si sem poder interferir diretamente no destino dos homens. Durante à venda da mercadoria, o anjo Thal possui instintivamente o corpo de Gregório como forma de sobreviver a uma batalha perdida contra um demônio. Ao fazer isso, o anjo quebra as antigas regras, e começa então a Batalha Negra, um evento onde anjos devem se juntar para lutar contra demônios.

A diferença dessa batalha é que, por ter sido provocada por um anjo, os mesmos ao lutarem nela, se morrerem terão suas almas aprisionadas pelo inimigo e então passam a ser um dos Anjos Negros. E para piorar, se os demônios participantes da batalha ganharem dos anjos participantes, eles terão então 24hrs para poder roubar livremente almas dos humanos.

Assim, a história vai se desenrolando, com ambos os lados se preparando para a guerra, juntando generais para lutarem e juntando fieis (para ambos os lados) para reforçar suas energias, até que de fato ocorre a guerra. Essa foi a primeira trama que deu origem ao Fantástico Mundo de Vianco. Você sente a tensão do combate, tem um ritmo um pouco mais lento que seus futuros livros, mas é uma ótima pedida para conhecer esse mundo.

CAPA-Os-Sete

Os Sete

Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: sete cadáveres aprisionados, com os devidos nomes gravados no caixão: Inverno, Acordador, Tempestade, Espelho, Lobo, Gentil e Sétimo. Vianco trabalha bem a individualidade de cada personagem.

O primeiro a surgir é Inverno. Este acorda de seu sono forçado com a ajuda de incautos descobridores e pesquisadores e já se levanta com sede pela “amada”, a causadora de seu despertar com uma pequena gota de sangue, possuindo agora um “laço de sangue” com ele, mas antes, ele precisa esconder aquele que lhe causa mais horror (aquele que não pode nunca ser acordado) e ajudar seus irmãos imortais a retornarem do castigo eterno do qual foram subjugados.

A história é muito bem entrelaçada, o autor volta quando é preciso e constrói todo o entendimento de cada ação realizada. O enredo possui momentos que não parece fazer sentido, mas com o tempo vamos observando que isso ajuda na construção da personalidade de cada personagem mortal e até na dos vampiros. Envolvemo-nos também com aqueles que cruzam o caminho dos acontecimentos, vítimas inocentes que vão virar refeição ou “tira gosto” dos vampiros. Tudo acontece em solo brasileiro, Amarração parece ser a única cidade fictícia no Romance, e tudo se desenvolve por lá, em Porto Alegre e Osasco, com suas ruas e pontos reais.

As batalhas dos vampiros, são bem ao estilo terror mesmo. Os vampiros, mesmo sendo sanguinários, passam por momentos em que não estão com “sede” e isso salva alguns velhos imprudentes e bêbados ingênuos (nessas horas rolam pontuações cômicas). Os confrontos com as forças armadas do exército são bem marcantes, pois acentua a crueldade e animalidade dos sanguessugas, além do desespero irracional dos militares, que enfrentam os inimigos sem qualquer conhecimento do oponente, e mesmo depois, já com certas cognições do que confrontar, o impensável pode surpreender. Tem um momento que o exército brasileiro comenta de um tal evento com alguns seres em Belo Verde alguns anos antes, confirmando assim que de fato os livros “O Senhor da Chuva” e “Os Sete” se passam no mesmo universo.

O medo é o principal alimento das criaturas das trevas e em meio a batalha este se encontra em demasia. Só quando um humano decide enfrentar todo o horror e quando seu medo se torna menor do que seus motivos, temos um oponente capaz de fazer frente à 5 dos antigos lusitanos e deixar 2 deles abatidos temporariamente, mas ainda não é o suficiente. O campo de batalha volta para onde tinha começado e os vampiros enfrentam os humanos mais preparados e em meio ao caos, Sétimo, o mais aterrorizante vampiro acorda…

TUDO DE BOM EM AUDIOBOOK, EBOOK E MAIS!

Sétimo

Após despertar de seu sono de mais de 500 anos o vampiro português Sétimo decide criar seu próprio exercito, e marcar seu território no Brasil. Deparamo-nos com mais um vampiro que não está acostumado com nossa língua, com a tecnologia que evoluiu absurdamente no espaço de tempo que os vampiros estavam presos. Uma das passagens mais divertidas é quando Sétimo se refere a uma moto como “cavalo elétrico” e os momentos em que ele tenta falar com as nossas gírias.

O que me atrai nos livros do Vianco é o fato dos vampiros serem vampiros de verdade no sentido terror da palavra, eles têm uma essência malévola e egoísta, que não medem esforços para tirar do caminho quem quer que esteja atrapalhando seus planos. Os vampiros são movidos pelo medo dos humanos e pela sede de vingança, por isso, se vocês já estão cansados de vampiros bichas dê uma chance a esses livros.

Existem histórias paralelas à história de Sétimo: encontramo-nos novamente com Dom Afonso – conhecido também como Lobo – que segue solitário e procura por seus irmãos, e nos são apresentados logo no início, dois novos personagens fundamentais ao enredo: Tobia, descendente do destemido caçador de vampiros português, que era o único humano temido pelos vampiros, D’Ouro e Dimitri, um assassino eficaz e silencioso que age por encomenda do chefe no submundo paulista. Então povo leiam esses livros e se divirtam com estes vampiros lusitanos.

 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters