Acelerando o jogo: Dever de casa!

Como foi falado anteriormente em Acelerando o jogo: Batalhas um dos maiores problemas dos RPGistas é a dificuldade de reunir o grupo para jogar, e é claro que ninguém quer ficar perdendo tempo nos raros eventos que são conseguir reunir todo mundo para jogar, então vamos falar sobre algumas dicas valiosas para se fazer em casa antes dos jogos para valorizar o tempo na mesa.

A ideia aqui é organizar grande parte do material que vai ser usado na mesa previamente em casa, economizando tempo na mesa com coisas menos importantes como pesquisar como uma magia funciona, ou procurar um monstro no livro. Maximizando o raro tempo em que conseguimos reunir o grupo para jogar, focando na história e no desenrolar das tramas.

Então para não passar metade da sessão passando fichas de nível e a outra metade procurando magias e monstros vamos passar uns deveres de casa para na hora do jogo estar com tudo em mãos!

Vale a pena lembrar que muito do que acontece na mesa é improviso e é impossível estar preparado para tudo que possa vir a acontecer, e isso é uma coisa boa, não tente controlar tudo e manter o jogo fechado naquilo que você programou! As dicas a seguir são para ajudar a estar preparado e a ganhar tempo em diversas situações na mesa, não para controlar tudo que vai acontecer e ser um maníaco! Fica esperto!

Planilhas e fichas

2610167-3835464461-behin

Bom essa daqui é o básico do básico e também o que eu creio que vai fazer você ganhar mais tempo na mesa. Prepare planilhas e as fichas de tudo que estiver programado para aparecer na sua sessão. Digamos que você está preparando a aventura e nessa sessão seu grupo entra em umas ruínas, você vai lá faz um mapa, põem armadilhas, itens e tudo que precisa, incluindo os monstros (e ou vilões) que estão programados para aparecer, mas geralmente você não põe as fichas dos monstros.

Vilões são algo que geralmente os mestres se dá ao trabalho de criar fichas e tudo mais, mas os monstros… você anota o que tem para aparecer e quando aparecer pega o livro do monstro, vai no índice e vê em que pagina está, daí acha a página, a ficha e desenrola o combate.

A dica é, faça uma planilha (na mão, no pc, impresso, tanto faz) com as informações importantes para o combate dos monstros que vão aparecer. O mesmo vale para qualquer personagem que o grupo chegue a enfrentar. Por exemplo, seu grupo está indo de encontro a uma guilda de ladrões para confrontá-los, crie a ficha dos chefes e 2 ou 3 “tipos” de bandidos e então utilize os modelos.

Não precisa perder tempo criando uma ficha completa para criaturas que serão mortas em 5 ou 10 minutos, anote apenas as informações principais para o combate:

Em D20: Iniciativa, ataques, danos, pontos de vida, C.A., testes de resistência (caso não haja magos ou outros com habilidades que necessitem testes de resistência não há necessidade). Igual aquelas tabelas dos livros do mestre.

Em Storyteller: Anote apenas as paradas de dados para as habilidades referentes ao combate e ou testes que possam vir a ser necessários como uso de algumas disciplinas e outras habilidades.

Em 3D&T: Faz a ficha toda mesmo… não demora metade do tempo que precisa para fazer o dos outros sistemas….

Outros sistemas: Use os exemplos acima, anote apenas as informações que você realmente vai usar nos combates e o resto deixa para lá!

Encontros aleatórios

Se você gostar de usar encontros aleatórios sua vida seria um inferno se tivesse que fazer planilha com estatísticas de combate para todas as criaturas que podem vir a aparecer (e provavelmente nunca aparecerão).

Então a dica para ganhar tempo é: Anote o número das páginas onde são encontrados os monstros na sua tabela de encontros aleatórios. Assim logo que rolar os encontros e ver quais monstros vão aparecer a página onde encontrar o monstro já estará ao lado, facilitando na hora de encontrar os monstros…

– Ahhh mas eu não vou riscar meu livro! Tu tá ficando é doido!!!!

Não precisa riscar o livro jovem, anote ou imprima a tabela, ou se preferir, você pode usar a “Fita Mágica”, é uma fita adesiva transparente, ela não rasga o papel ao ser removida, não amarela e o mais legal, dá para escrever de lápis e caneta nela! Então basta passar um pedaço de fita ao lado da sua tabela e anotar o número das páginas! Sei que não é uma grande economia de tempo, mas já ajuda, afinal nos 2 ou 3 minutos que você perde procurando no glossário os jogadores ficam dispersos e ali pode começar um bate papo que vai durar uns 5 a 10min.

Dica bônus: Você também pode usar a fita mágica como marcados para marcar páginas importantes nos livros, para facilitar a leitura basta por um pedacinho de papel dentro da fita. E quando não precisar mais basta remover sem o risco de rasgar as páginas do seu livro.

Organize suas sessões

Bom essa dica vai lhe dar bastante tempo, mas de todas é a mais chatinha de conseguir pôr em pratica devido as variáveis que podem surgir. Mas quando surgir a chance não a deixe passar!

Existem centenas de situações na mesa que não são necessárias serem narradas ao pé da letra e que gastam bastante tempo: como compra de equipamentos, divisão de espólios, organização de estratégia, entre outras coisas. E se você puder organizar essas coisas entre as sessões você vai ganhar bastante tempo!

brandon-moore-before-the-battle-finshed-signed-resized

Por exemplo: Uma guerra vai acontecer e seus PJs vão comandar as tropas, antes da sessão da guerra em si passe as informações que os jogadores precisam, número de soldados, cavalos, arqueiros, mecanismos de defesa do castelo, terreno e deixe que eles organizem as estratégias fora da mesa, conversando online por exemplo.

Ao fim da aventura os jogadores chegam a uma sala do tesouro, é uma boa hora para encerrar a sessão, você pode até narrar a volta dos jogadores a cidade e o fim de tudo mas deixe para lhes passar os prêmios depois, com tempo em casa crie a lista de itens encontrados e mande aos jogadores e peça que façam a divisão. Caso aja conflitos de interesse eles podem ser narrados na próxima sessão, para que os jogadores resolvam no braço…

Equipment

Outra situação seria a dos jogadores chegarem por exemplo a uma grande feira ou mercado, os jogadores ficam loucos e passam horas e mais horas escolhendo itens e narrar isso vai tomar um tempo precioso caso vocês não tenham de sobra. Adie a chegada dos jogadores ao máximo que você puder para o fim da sessão e após a sessão envie uma lista dos itens que podem ser encontrados no mercado. Caso os jogadores tenham alguma habilidade de barganha os dados podem ser jogados ao fim da sessão e você dá uma porcentagem de desconto dependendo dos resultados. Então quando voltar na próxima sessão os jogadores já terão seus itens em mãos para começar uma grande bagunça pelo mercado.

Passe dever de casa a seus jogadores!

Eu tenho a grande mania de não passar os níveis dos meus personagens até chegar o meu turno na mesa…. Não deixe que seus jogadores façam isso. Caso seja necessário seu auxilio mantenha contato a distância, envie listas e o que for necessário aos jogadores para atualizarem suas fichas fora da mesa.

Finn estudando sua classe

Exija que os jogadores conheçam as habilidades de seus personagens e cultive bons laços de confiança. Exigir que você decore a descrição de todas as magias, talentos, habilidades, disciplinas é um pouco demais, mas a quantidade de habilidades de cada personagem não é algo tão grande para que os jogadores não possam decorar.

Evite ficar puxando o livro na mesa para tirar dúvidas, peça que seus jogadores saibam exatamente como funcionam suas habilidades e confie neles, isso vai poupar muito tempo na mesa.

Ver essa foto no Instagram

Quantas vezes você para durante a sessão pra consultar o livro?

Uma publicação compartilhada por R2PG (@erredoispg) em 31 de Jul, 2018 às 1:53 PDT

Usa alguma dessas técnicas na sua mesa? Tem uma ideia melhor de como ganhar tempo na mesa? Conta pra gente ai nos comentários!

Espero que isso ajude vocês a ganhar mais tempo de jogo durante suas sessões, até próxima e 500 de XP!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters