Dica de leitura Mangá: Vinland Saga

Vinland saga

Vinland Saga é uma serie de mangá seinen escrita e ilustrada pelo premiado mangaká Makoto Yukimura, é publicado no brasil pela Panini, e no japão pela Kodansha. A obra de ficção histórica (drama, ação e aventura) teve início em 2005 e atualmente está na 15ª edição (17ª no japão).

A obra retrata o mundo dos vikings, os lendários guerreiros nórdicos, de uma forma bem realista, violenta e sangrenta. Ambientado em Danelaw no início do século XI, mostra a invasão dinamarquesa na Inglaterra. Os personagens principais são de descendência dinamarquês – Vikings que vieram para a Inglaterra para ajudar na invasão do país organizada pelo rei Sweyn.

Thorfinn

thorfinn

O protagonista do mangá, inspirado pelo personagem histórico Thorfinn Karlsefni, que seguiu Leif Eriksson(também presente na obra) em sua expedição para a América do Norte (ou Vinland, como chamavam).

Thorfinn nasceu na Islândia, e se tornou um hábil combatente devido a sua infância violenta. Ele luta com duas adagas, em um estilo selvagem, pondo medo até mesmo nos maiores guerreiros. Sua personalidade é muito bem trabalhada no mangá, Thorfinn é calado, maltrapilho e violento, com o tempo podemos ver também um outro lado dele, bondoso e piedoso.

Askeladd

Askeladd

Sua criação foi inspirada pelo personagem de fábulas nórdicas Askeladden. Segundo esses contos, trata-se de um indivíduo que sempre ganha no fim, superando os outros em razão de seu intelecto. E por esse motivo tem um grande destaque em Vinland Saga.

Provavelmente o personagem mais inteligente da história, é líder de um bando Viking e se esconde sobre uma personalidade relaxada, mostrando sua verdadeira natureza somente em situações extremas.

Canute

Canute

O jovem príncipe dos escandinavos é exibido de forma frágil, com fortes traços femininos levanta dúvidas em seus súditos sobre sua masculinidade, ainda mais por ser cristão! Inspirado em Canute, o Grande, tido como o maior governante escandinavo da Inglaterra (mais hein?).

Possui uma relação interessante com Askeladd e Thorfinn que geram grandes reviravoltas na narrativa.

vinlandpersonagens

Vinland saga adota uma narrativa contínua, com poucas interrupções, que geralmente se resumem a alguns flashbacks ou algumas mudanças de perspectiva. A narrativa é realista, cruel e violenta, o que chegou a gerar inúmeras comparações com Berserk (Kentaro Miura), e apesar de ser uma obra de ficção é bem fiel a história, podendo ser considerado uma ótima fonte para referencias histórias.

vinland saga hdq image

O traço por si só já é uma obra prima, detalhada e dinâmica retrata com perfeição a história. Yukimura é bem competente e consegue equilibrar as cenas de contextualização daquele mundo, com belas cenas de batalhas e alguns alívios cômicos.

Então vamos recapitular: Historia? Excelente. Desenhos? Excelentes. Personagens? Carismáticos e bem desenvolvidos. Batalhas? Sangrentas. Vikings? VIKINGS!!!! Aqui estão os motivos para ler essa obra magnifica. Aos interessados basta clicar aqui para comprar direto do site da Panini pela bagatela de 13,90!

Para os RPGistas de plantão é uma ótima obra para ajudar na ambientação de jogos nórdicos!

Save

Save

Save

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters