Evolução dos personagens: Time skip – Passando longos períodos de tempo

Guren Lagan

Olá aventureiros, trago-lhes a 3°parte do nosso artigo sobre Evolução dos personagens, se ainda não viu basta clicar aqui: Gastando pontos de Experiência e Treinamento e Estudo.

Como dito no artigo anterior as vezes por necessidade ou por vontade própria os jogadores podem parar de se aventurar para se aprimorar, estudar e treinar. Mas e se isso durar um longo período de tempo como um ou dois anos?

Existem alguns pontos importantes a serem levados em consideração em situações como essa:

Evolução Significativa:

TophDiferente do que falado nos artigos anteriores essa evolução DEVE ser significativa, os jogadores devem subir níveis, quem sabe adquirir uma classe de prestigio nova, habilidades novas, melhora nos atributos.
Essa também pode ser uma boa hora para dar uma nivelada na força do grupo caso alguns jogadores estejam se tornando bem mais fortes que os outros, seja por receber mais XP ou pela forma como construíram suas fichas. Ajude os jogadores nas modificações que surgirão, para que seus personagens se saiam melhor nas futuras aventuras.

Caso seja necessário escolha algumas das habilidades que os jogadores irão aprender (talentos, magias, vantagens) mas nunca todas, os jogadores ainda devem ter o controle da evolução de seus personagens.
Não vou falar quantos níveis devem ser dados ou quantos pontos em ficha. Apenas tenha em mente o seguinte: Se você está passando anos, os antigos inimigos de seus jogadores são praticamente insignificantes para eles agora. Eles devem sentir a diferença de poder, mas nada de torná-los épicos, níveis e habilidades épicas não são alcançadas por treinamento.

Nem só de Atributos se faz um homem:

Com essa passagem de tempo deve se exigir um amadurecimento dos personagens, afinal eles passaram um longo período de tempo passando por um treino rigoroso, além de subir pontos na ficha espera-se que se comportem com um pouco mais de sabedoria.
Como o tempo foi passado e não há muito o que os PJs possam ter aprendido nesse tempo, dependendo do que estudaram e com quem estudaram o mestre pode fazer uso de flashbacks para passar lições quando se faça necessário.

Quando o jogador for fazer alguma burrada, quando ele se deparar com algo que seu mestre conheceu muito bem. Vamos a alguns exemplos:

Ethan é um nobre do reino de Lunários, saiu para se aventurar desde jovem para fazer nome. Alguns anos depois voltou para casa e passou 2anos treinando com Joshua, um lorde do reino. Após seu treinamento Ethan foi enviado para o reino vizinho para umas negociações importantes entre os reinos. Ao chegar no reino vizinho ficou hospedado no castelo, durante a noite ouviu um grito de socorro abafado, correu para ver o que era, o som o levou a porta do quarto do príncipe desse reino, e da porta podia ouvir o barulho das pancadas e os gritos abafados de dor de uma garota.

Ethan sacou sua espada e meteu o pé na porta para ver a cena. Uma jovem amarrada e amordaçada a cama, seu corpo coberto de hematomas e o príncipe com um bastão levantado preparado para dar o próximo golpe. Não podia acreditar no que estava vendo, um príncipe torturando uma pobre garota, a raiva toma conta de Ethan, seu senso de justiça diz que ele deve agir agora, cortar a cabeça desse desgraçado antes que ele possa acerta-la novamente.

Tudo escurece e Ethan ouve uma voz, “Calma, você deve pensar antes de agir! Não se esqueça da sua posição, uma ação precipitada e você pode começar uma guerra levando a morte de milhares de pessoas! ” enquanto a imagem de Joshua fica clara em suas lembranças, uma conversa que tiveram a um ano atrás. “Se o seu pai tivesse agido como você diz as consequências seriam terríveis. ” continua Joshua “Mas algo assim não pode ser perdoado! Meu pai devia ter agido! ” brava Ethan, “Mas quem disse que foi perdoado? Quem disse que seu pai não fez nada? ”….

De volta ao quarto Ethan abaixa sua espada, “Oh é você Príncipe, desculpe a interrupção, ouvi um barulho…”. O príncipe abaixa o bastão sem saber ao certo como reagir… e Ethan continua a falar enquanto se aproxima da cama e começa a soltar a garota “Alguém mais pode ter ouvido, não queremos um escândalo a uma hora dessas, vou levava-la para fora antes que alguém chegue” não dando chance para que o príncipe fale nada, carrega a garota para fora do quarto rapidamente enquanto sussurra para a garota “Ele não será perdoado… Algo será feito! ”

Assim Ethan pode encontrar outra forma de fazer o príncipe pagar pelos seus crimes. Se o tivesse matado ali, matado o príncipe enquanto era seu hospede por espancar uma camponesa? As consequências de tal ato seriam sem dúvida terríveis, não apenas para Ethan como para o seu reino.

Akagami no Shirayuki-hime

Theon e seu grupo seguiam para o templo de Vultar para escoltar uma criança, ao chegar lá encontraram um massacre, todos os sacerdotes estavam mortos e a criança havia sumido. Havia também corpos de alguns dos invasores, ao checar os corpos por buscas de pistas de para onde poderiam ter levado a criança Theon se depara com uma tatuagem de uma caveira rodeada de chamas negra e nesse momento ele se lembra:

black-beauty-skull-tattoosSeu mestre Lúcios sentado com a manga do robe dobrada lhe mostrando a mesma tatuagem em seu antebraço “Eu fazia parte da seita dos devoradores de almas, sequestrei e sacrifiquei dezenas de pessoas para me tornar mais forte…” contava Lúcios quando foi interrompido por Theon “Mas você não é mais assim mestre, você devia se livrar dessa marca terrível. ” “Isso é algo que não posso fazer Theon, não há como apagar o meu passado, nada que eu faça vai reparar os erros que cometi no passado e essa tatuagem é um lembrete disso! ”

“Os devoradores de almas” diz Theon “Não temos muito tempo! Devemos salvar a criança!”

 

Como mestre você pode usar flashbacks assim para ajudar os jogadores e lhes dar informações que poderia ter graças ao tempo que passaram com seus mestres mesmo que não tenha sido narrado.

O tempo não espera ninguém:

Anos se passaram enquanto os jogadores estão treinando em algum lugar no mundo. Mas o mundo não para e as coisas mudam com o tempo. Após uma longa passagem de tempo o mestre deve levar em conta tudo que pode ter acontecido enquanto os aventureiros estavam parados.

Quanto mais tempo, mais mudanças: vilas e cidades podem mudar, podem ter sido destruídas, reis podem ter morrido, novos vilões podem ter surgido, novos heróis. Muita coisa pode acontecer em um ano, e quando voltarem a suas aventuras os jogadores devem notar isso!

Leve em consideração também a força de seus heróis, se heróis fortes passam um ano sumido que males podem ter acontecidos por eles não estarem lá? E em 5 anos? A consequência de sua ausência deve ser notada.

Sempre foque nas coisas que estão diferentes do que os jogadores lembram da última vez que foram a tal lugar. Lhes conte o que aconteceu no mundo enquanto eles estavam “fora” e isso pode ser um bom gancho para novas aventuras.

E outros detalhes:

one_piece__the_straw_hat_pirates_by_theorderofnightmare-d8d0yz6

Aparência: peça um upgrade da aparência dos jogadores, mudaram as roupas? O cabelo e barba estão maiores?Cortou o cabelo? Agora passou a usar algum símbolo em suas roupas, alguma tatuagem, armas novas…

NPC: Assim como os jogadores os NPCs estão mais velhos e viveram muita coisa nesse tempo, eles podem mudar a aparência, podem mudar de pensamento, afinal as pessoas são influenciadas pelo ambiente, e como essas mudanças afetaram os NPCs conhecidos dos PJs.

500XP e até a próxima aventureiros!

Save

Save

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters