Evolução dos personagens: Treinamento e estudo

força

O que fazer quando seus jogadores resolvem ficar em casa e treinar? Entram em uma escola de magia e enfiam a cara nos livros? E se malham todo dia antes de dormir? Como lidar com essas situações em jogo?

one-punch-trainHá uns 12 anos atrás me peguei lendo uma dragão brasil e me perguntando porque eles falavam tanto sobre animes e tão pouco sobre HQs, e a resposta veio bem naturalmente: Porque nos animes há uma evolução constante dos personagens, o que se conecta muito mais facilmente com cenários e aventuras de RPG do que super-heróis que praticamente nunca precisam se superar para derrotar os vilões que eram sempre mais fracos.

E se assim como eu, você adora animes e jogar em cenários de animes, e pegar seus elementos para sua mesa, com toda certeza seu grupo em algum momento já parou de se aventurar para se aprimorar, estudando e treinando, ou teve alguém na mesa que dizia todas as noites antes de dormir que iria treinar suas técnicas com a espada, mesmo se o mestre não recompensasse esse esforço com XP.

Bom se um dos elementos principais do RPG é a capacidade de evolução dos personagens por que não ter evolução por treino e estudo?

Para começar a duas formas de dar XP para os PJs por treino, sendo elas:

Treino especifico: Treina apenas uma capacidade.

Treino abrangente: Treina um conjunto de capacidades.

Aqui também dividirei os sistemas em dois tipos, os de compra de pontos e os de níveis. No segundo caso a coisa complica um pouco mais nada que não possamos dar conta!

Treino especifico

O PJ foca seu treino com um objetivo apenas, aumentar um atributo, perícia, habilidade ou aprender alguma habilidade nova.

Em sistemas de compra de ponto é simples, você dá uma quantidade de XP por hora treinada, como em sistemas de pontos geralmente você deve acumular 10, 20, 30 pontos de experiência para subir ou comprar um atributo considere dar uma fração de XP por hora ou até mesmo 0,1 de XP a cada 2, 3, 5, 8 horas de treinamento. Esse ponto de experiência deve ser anotado separado do resto e reservado para ser usado apenas naquela característica. Caso o PJ precise de 10 de XP para elevar sua força, tenha acumulado 3 pontos com treinamento e recebeu 7pontos na última sessão ele pode somar ambos para subir sua força, mas não pode tirar os pontos de experiência da força para subir outro atributo.

Em sistemas de nível treinamentos específicos vão de encontro ao mesmo, pois ao subir um nível se eleva todas as partes da ficha, e pelo sistema não há possibilidade de subir elementos isolados. Uma maneira de fazer isso é hackear um pouco o sistema, divida a quantidade de XP necessária para o próximo nível por 5 (dividi a ficha em 5 áreas, Atributos, Perícias, Talentos e habilidades de classe, Bônus base de ataque e PVs, apesar dos PVs não poderem ser elevados nesse método), esse será o valor de XP necessário para subir determinada sessão da ficha.

Quando se trata de atributos em sistemas d20 a evolução é muito lenta então é melhor deixar isso de lado, ou exigir uma quantidade de XP 4x (ou 2x para TRPG) maior para se subir um atributo.

sailor-moon-academiaDiferente do esquema usado acima, em sistemas de nível os PJs não podem elevar suas habilidades apenas acumulando XP porque isso faria os níveis entrarem em colapso, então eles podem apenas receber uma parte da evolução do nível adiantado. Exemplificando:

O PJ é de 2°nivel e está treinando para adquirir o talento acuidade com arma. O XP necessário até o próximo nível é 2000, divido por 5 da 400 de XP necessários para ele aprender o talento. Então após treinar o suficiente para acumular o XP necessário ele recebe o talento e esses pontos de experiência são somados a sua experiência atual. Quando acumular os 2mil necessários para subir ao 3°nivel ele passa de nível normalmente e recebe todos os benefícios do nível exceto o talento que ele já possui na ficha desde o nível anterior.

Caso esteja usando esse método para subir pontos em pericia, divida o valor necessário para a sessão pela quantidade de pontos de perícia que ele recebe por nível e esse será o valor para subir 1 de graduação em uma perícia.

Treino abrangente

Blue Exorcist Episode 5 Title CardOnde os PJs treinam diversas capacidades, algo mais como uma escola de magia, academia militar, treinamento com um mestre. Um treino sistemático com várias capacidades, normalmente exige mais tempo para receber pontos de experiência, e esses pontos servem para subir qualquer capacidade em sistemas de compra de pontos e avançar níveis.

A não ser que o PJ seja de nível ou capacidades avançadas não deve ser capaz de fazer um treinamento abrangente sem a ajuda de um tutor ou instrutor. O XP só deve ser dado após concluir as etapas do treinamento, mensal/bimestral/semestral.

O mestre também pode exigir testes de físicos e mentais ao fim de cada etapa para ver como o PJ se saiu no treinamento e assim julgar a quantidade de XP recebido, quanto mais forte for o PJ maior a dificuldade.

harry-potter-snape.jpgLeve em consideração que são anos para se ganhar seu primeiro nível em uma classe, mas depois disso passa a ser mais simples a evolução, e então a dificuldade vai subindo gradativamente.

A quantidade de XP depende da severidade do treinamento e capacidades do PJ (igual ao treinamento especifico). Treinamento ajuda, mas não é igual a situações onde se arrisca a vida para o crescimento do personagem. Um bom método para medir a quantidade de XP recebida pelo PJ é a cada etapa do treinamento lhe dar a quantidade de XP igual a enfrentar um desafio de nível igual ao do PJ.

Outro fator relevante é a presença de parceiros de treino, dando um pequeno bônus em XP.

kakashi-e-obito

250 de XP e agora volte aos estudos! No próximo encontro falaremos sobre longas passagens de tempo e o impacto deles nos personagens.

 

 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters