Qual é o sistema certo para minha campanha?

No universo do RPG existem dezenas, provavelmente centenas de sistemas e infinitos cenários. Mas como eu sei qual sistema usar para determinado cenário?

13281749_1005185029564581_1825359137_n

Primeiramente devemos perceber que cada sistema é criado com um proposito diferente, geralmente se encaixar as necessidades de determinado cenário ou grupo de cenários. E apesar de vários sistemas servirem para se jogar fantasia medieval por exemplo, cada um tem sua peculiaridade.

Entenda da seguinte forma, o RPG é o jogo certo? O jogo de interpretação de personagens, e esses personagens estarão inseridos em um determinado cenário, um mundo que pode ser fantasioso, futurista, uma imitação do mundo real e por aí vai…. Mas para que você possa jogar esse jogo, precisa-se de um conjunto de regras, e aí que entra o sistema, ele será o conjunto de regras que mediara esse jogo.

Então basicamente você tem que ter um conjunto de regras que sirva para o seu jogo.

– Tá bom, tu falou, falou e não disse qual sistema que eu tenho q usar!!

Calma jovem, que começa bem ai seu erro primário! Para jogar rpg qualquer conjunto de regras serve, sim, não existe sistema certo para cenário, você pode usar o que quiser, porém como eu havia dito anteriormente os sistemas são criados para suprir as necessidades de determinados cenários, então caso você queira jogar uma campanha no mundo da Tormenta com Storyteller você pode, mas terá que fazer várias adaptações na ficha para suprir as necessidades do cenário e isso se tornaria uma tremenda dor de cabeça.

– Então eu posso usar qualquer sistema, mas não devo porque vai ficar uma bosta? E porque não fala logo que não pode, usa o certo e pronto?

Porque pode ué? O único jeito errado de se jogar RPG é quando todos não estão se divertindo…

Voltando ao assunto, vamos a uma breve apresentação de alguns dos sistemas mais famosos no brasil, e para quais tipos de cenários eles são mais indicados.

D20 system

d20system

Lançando em 2000 pela Wizards of the Coast é o sistema base do D&D. A Wizards teve a sacada genial de lançar o D20 System como Open Game License, ou seja, ela lançou o sistema com a licença livre para que qualquer um possa escrever e publicar suplementos para este sistema, o que alavancou o mercado de RPG mundial e as vendas dos livros básicos do D&D.

A mecânica do jogo é bem simples, sempre que o PJ tentar realizar uma ação que seja possível que ele falhe, ele deve rolar um d20 (por isso d20 system), adicionar ou subtrair seus modificadores (atributos/pericias relativos a determinada ação) e comprar a CD (classe de dificuldade) – definida pelo mestre ou pelas regras descritas no sistema de acordo com a dificuldade da tarefa.

Diria que o diferencial do sistema é a presença de classe e nível. Assim como nos MMORPGs você deve escolher uma classe, que ditara suas habilidades e a cada nível são ganhas habilidades pré-determinadas e se aprimoram as antigas. Todos os atributos da ficha são elevados seguindo o nível, então você não pode escolher melhorar apenas em um aspecto dela, deve sempre subir atributos, pericias, pontos de vida, bônus de resistência e habilidades de forma predeterminada pelo sistema. Assim alguém que passa todo seu tempo treinando sua corrida só poderá “correr melhor” assim que passar de nível e ganhar um talento (o que acontece 1vez a cada 3niveis geralmente) assim podendo comprar o talento corrida, e acabara subindo seus pontos de vida, pericias e atributos mesmo que não tenha feito nada referente a isso.

D&D 3E - Ficha de Personagem 3.0 Frente

Originalmente feito para o cenário de D&D, ou seja, fantasia medieval, é um sistema bem adaptativo podendo se jogar em diversos cenários sem muitos problemas, principalmente pelo fato de ser OGL (Open Game License) existem centenas de suplementos e livros de regras adaptados aos mais diversos cenários. Os atributos e habilidades do jogo são bem flexíveis então pode-se jogar de cenários realistas a algo mais extremos como DragonBall com poderes absurdos (apesar de que você terá que lidar com números e atributos muito altos).

Os principais sistemas derivados do d20 system são:

  • Conan: The Roleplaying Game (Mongoose Publishing);
  • Mutants & Masterminds (Green Ronin Publishing);
  • Pathfinder Roleplaying Game (Paizo Publishing);
  • Tormenta RPG (Jambô Editora)

O sistema Ação!!!, baseado em d20 para aventuras atuais, lançado pela editora talismã foi liberado gratuitamente, basta clicar aqui para baixar!

 

Storyteller

Storyteller Diversos livros

Sistema criado por Mark Rein*Hagen da White Wolf foi criado para ser extremamente interpretativo e gerar crônicas (histórias), não apenas enfrentar monstros e caçar XP. Seu cenário mais famoso é o Mundo das trevas.

No storyteller não há mestre mas sim narrador, para deixar bem claro que o importante é a história!!! É pedido um prelúdio aos seus jogadores, uma história previamente criada que conta o background do personagem.

Os testes no sistema Storyteller são feitos comparando pontos e dados. Cada ponto em uma característica equivale ao um d10 a ser jogado. Normalmente uma jogada envolve a soma de características. Essa soma é feita de um Atributo com uma Habilidade, a soma de dados de características distintas gera a chamada parada de dados. A parada de dados é jogada contra uma dificuldade pré-determinada pelo narrador ou pelo sistema. A dificuldade determina que apenas os resultados iguais ou maiores a dificuldade serão considerados efetivos na realização da ação, que em termos de jogo são chamados sucessos, quanto mais sucessos num teste, mais bem-sucedido o mesmo foi. A dificuldade é sempre um número entre 2 e 10 e um resultado 1 sempre subtrai um sucesso de maior número, mesmo que a quantidade de sucessos fique negativa.

 

Ficha_de_VampiroA forma como a ficha é construída, os pontos de atributos, pericias e vitalidade torna o jogo bem realista, todos os personagens possuem 7 níveis de vitalidade, recebendo penalidades em todas suas jogadas quanto mais severos forem seus ferimentos.

Outro fator importante são as vantagens:

  • Antecedentes: onde você determina poder aquisitivo, aliados, contatos do PJ, vários fatores determinantes a criação de histórias, não habilidades a serem utilizadas em batalhas.
  • Virtudes: determina fatores como coragem, autocontrole e consciência
  • Humanidade, força de vontade e energia (que varia em cada raça sobrenatural, pontos de sangue para vampiros, fúria e gnose para lobisomem, quintessência para magos e por aí vai)

O sistema é perfeito cenários realistas e sobrenaturais, com presença de vampiros, lobisomens, magos, espíritos. Jogos de mistério e terror são as melhores pedidas, mas aventuras de atuais, forças especiais (swat, policial, até mesmo um Tropa de Elite), e medievais, cruzadas, vikings também se adaptam bem ao sistema.

GURPS

GURPS

GURPS é acrônimo de Generic and Universal Role Playing System (Sistema Genérico e Universal de Interpretação de Papéis), criado por Steve Jackson e lançado aqui no brasil pela Devir em 1991. Como diz o nome é um sistema bem genérico e serve para todo e qualquer tipo de cenário e como prova disso você pode encontrar mais de 400 títulos desde idade da pedra a um futuro distante.

Os títulos mais presentes são os de ficção científica: Transhuman Space, Lensman, Hellboy, Traveller e os históricos: World War II, Greece, Japan, Imperial Rome. Há também cenários baseados na história do brasil (O desafio dos bandeirantes e Quilombo dos palmares) além da mundial, o que transforma o GURPS em uma maravilhosa ferramenta de ensino ;).

O sistema se utiliza unicamente de d6, um ponto forte por serem utilizados por basicamente todo jogo no mercado assim você não precisa comprar dados para jogar.

Para a realização de algum tipo de ação exige-se um teste no qual são lançados os dados (3d6) esperando obter um valor menor ou igual ao valor numérico de uma perícia ou atributo modificado por bônus e penalidades decorrentes de vantagens, desvantagens e condições do ambiente onde se desenvolve a ação em questão. Além disso o sistema GURPS oferece a opção de se utilizar um grande número de tabelas onde cada número representa um resultado específico, de uso opcional.

gurps-planilha

O sistema em si possui muitas regras e em minha experiência achei extremamente cansativo se criar um personagem e fazer a ficha, porem uma vez feita a ficha e dominando as regras principais o jogo flui bem naturalmente, nada de operações matemáticas complexas como é dito por aí…. Sem contar que existe o GURPS lite, ou Mini-GURPS como foi lançado no brasil com livros pequenos com regras simplificadas e de mais fácil acesso.

Dá para se jogar de tudo em GURPS, e apesar da maioria de seus títulos não terem sido traduzidos, pela forma como suas regras foram desenvolvidas com um pouco de trabalho é bem simples adaptar qualquer cenário a ele.

3D&T

 

3detDefensores de Tóquio 3°edição, criado por Marcelo Cassaro com objetivo de apresentar o RPG para jogadores iniciantes. Baseado em animes, mangas, Tokusatsus e jogos de luta é  simples, fácil e barato!

A mecânica do jogo é muito simples, a ficha funciona com compra de pontos, o mestre estipula a quantidade de pontos para se iniciar dependendo do nível da campanha, e esses pontos são distribuídos da forma que você quiser na ficha, comprando atributos, pericias, magias e vantagens, também podem ser adquiridos pontos extras comprando desvantagens.

Da mesma forma que o GURPS são utilizados apenas d6, pelo mesmo motivo, e os testes acontecem da seguinte forma: sempre que for realizar uma ação com chance de falha se rola um d6, que deve ser comparado com seu valor de atributo relativo a competência somado ou subtraído de seus modificadores, caso você tenha perícia ou as condições sejam favoráveis soma-se um valor ao seu atributo, caso as condições sejam adversas ou você não tenha a menor ideia do que está fazendo subtrai-se um valor de seu atributo.

Ficha 3D&T - Oficial

Como os atributos do 3D&T são um tanto absurdos é recomendado para cenários com superpoderes, mas mudando as escalas, é possível enfraquecer um pouco para campanhas menos extremas, é possível jogar de tudo em 3D&T, porem ele se sai melhor em cenários baseados em animes e mangas, para batalhas rápidas e violentas!

 

Isso é só uma passada bem rápido por esses sistemas, se você for iniciante pesquise um pouco mais a fundo os que lhe chamaram mais atenção antes de comprar livros e montar sua campanha. E caso já jogue, mas esteja procurando um sistema novo para aquele rpg de naruto que está louco para mestrar espero que já tenha uma ideia de quais sistemas pesquisar e ver qual se encaixa melhor para o seu grupo. Alguma dúvida deixa comentário aí embaixo que vamos tentar resolver!
500 de XP! Até a próxima \o

Save

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters